Publicações
04 a 10 de julho de 2016 Ano XIX • Nº 753
UERJ assina cooperação técnica com Ministério Público Federal
A UERJ e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram, nesta quarta-feira (29/06), um convênio de cooperação técnica mútua para a promoção de estudos, avaliações e diagnósticos na área de políticas públicas e a execução de projetos que visam o aperfeiçoamento, a extensão, a integração e o intercâmbio entre as duas instituições. Realizada no auditório da Reitoria, a solenidade contou com a presença do Reitor Ruy Garcia Marques; do Procurador-chefe da Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro, José Gomes Riberto Schettino; da Sub-reitora de Extensão e Cultura, Elaine Torres; da Diretora da Faculdade de Geologia (FGEL), Lelia Maria Kalil Thiago; do Chefe de Gabinete da Reitoria, Roberto Dória; além de docentes e estudantes.
O professor Enrico Campos Pedroso, do Departamento de Geologia Aplicada (DGAP), apresentou a produção acadêmica da FGEL e explicou as razões que motivaram a busca por uma parceria com o MPF na área ambiental. Segundo o docente, a Universidade, atualmente, trabalha, dentre outras frentes, no desenvolvimento de um projeto de criação de um centro de recepção de imagens de satélite de alta resolução, a ser instalado futuramente no campus de Resende, na Região do Médio Paraíba. “É importante ter um monitoramento preventivo utilizando imagens de satélite para desastres naturais, emergências ambientais e muitas outras aplicações. A UERJ tem plenas condições de receber um projeto como esse para capacitarmos ainda mais o nosso Estado, para evitar problemas ambientais e para crescer em termos de conhecimento e tecnologia”, disse.
O Procurador-chefe da Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro, José Gomes Riberto Schettino, fez uma breve apresentação sobre a organização e as atribuições do Ministério Público Federal e destacou o papel da instituição no cumprimento da legislação: “Sabendo que o meio ambiente é muito sensível à intervenção humana é que se exige que, para qualquer ação, haja uma série de estudos e análises para que eventualmente alguém possa intervir. Por isso, que há em todas as esferas da administração pública, seja da União, dos estados e dos municípios, a exigência de licenças para intervenção”.
A Procuradora da Tutela de Meio Ambiente, Zani Cajueiro Tobias de Souza, destacou a atuação do MPF junto à indústria da mineração e em desastres naturais nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de mencionar trabalhos já executados em parceria com universidades públicas. “A gente aqui não está falando apenas de atuação ambiental. O chefe da Procuradoria está assinando, aqui na UERJ, um convênio para cooperação também em outras áreas de atuação como na saúde e em vários outros casos”, lembrou. Já o presidente do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), Wilson Ferreira Giozza, explicou o funcionamento da autarquia, as principais áreas de atuação (mineração, geologia básica e aplicada, meio ambiente, hidrogeologia, petróleo e gás e risco geológico) e fez uma síntese das principais pesquisas e diagnósticos desenvolvidos no território fluminense.
Projeto Roteiros Geográficos do Rio promove caminhada cultural em comemoração ao Ano do Samba na UERJ
A história do samba carioca é tema da nova edição do projeto “Roteiros Geográficos do Rio”, no mês de julho. Em homenagem ao centenário do gênero musical, no próximo domingo, dia 10, será realizado o roteiro “Dos Lamentos do Cais do Valongo aos Simbólicos Batuques da Pedra do Sal e Emissões da Rádio Nacional”, apresentando a relação do samba com a geografia, arquitetura, religiosidade e cultura de diversos locais do centro da cidade.
“A iniciativa tem como principal objetivo contribuir para a autoestima da população em relação ao seu próprio universo e enaltecer o mundo do samba”, explica João Baptista F. de Mello, coordenador do projeto e professor do Instituto de Geografia (IGEO).
O evento multidisciplinar, que será realizado no auditório 11 do campus Maracanã, terá a participação de pesquisadores da UERJ, envolvendo a Faculdade de Geologia, a Faculdade de Oceanografia, a Faculdade de Formação de Professores, a Faculdade de Engenharia, o Instituto de Geografia, a Faculdade de Tecnologia, o Centro de Estudo Ambientais e Desenvolvimento Sustentável, o Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, do Procurador da República Sergio Suiama e de técnicos de órgãos ambientais.
Guiada por João Baptista, a aula-passeio começará às 10 horas, na esquina das ruas Sacadura Cabral e Camerino. A caminhada seguirá em direção ao Cais do Valongo, tombado pela Unesco por ser o ancoradouro que recebeu o maior número de escravos no mundo. Ainda estão incluídos lugares como Trapiche Gamboa, Pedra do Sal, Nova Praça Mauá, entre outros.
O roteiro pode ser cancelado em virtude de mau tempo, por isso, é importante a confirmação de sua realização pelo telefone (21) 98871-7238. A aula é gratuita e todo o roteiro é realizado a pé. Mais informações: www.roteirosdorio.com.
FAPERJ lança Programa “Apoio à manutenção de equipamentos multiusuários”
Lançado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), o edital 2016 do Programa “Apoio à manutenção de equipamentos multiusuários” tem como objetivo manter em bom funcionamento equipamentos multiusuários de médio e grande porte – em que o uso coletivo seja regulamentado por um comitê de usuários e administrado por um coordenador –, provendo recursos para sua manutenção corretiva ou preventiva, evitando, dessa forma, interrupções nas atividades de pesquisa em áreas relevantes e estratégicas para o desenvolvimento fluminense.
Segundo o cronograma do edital, a submissão de propostas deverá ser feita on-line até o dia 28 de julho. As equipes proponentes serão formadas por um conjunto de pesquisadores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro, dentre os quais deverá ser definido o coordenador do equipamento, que será o responsável pelo encaminhamento das propostas orçamentárias para a manutenção dos equipamentos, com anuência de sua instituição de origem, sendo os demais participantes considerados como pesquisadores associados. Todos os pesquisadores da equipe, tanto o coordenador quanto os pesquisadores associados, devem ter o grau de doutor ou equivalente, devem estar ativa e produtivamente envolvidos em pesquisa relevante para a proposta e somente poderão participar de uma equipe.
Os recursos alocados para o financiamento do Programa “Apoio à manutenção de equipamentos multiusuários” são da ordem de doze milhões de reais, definidos na Programação Orçamentária da FAPERJ, e as propostas deverão ser classificadas em uma das três faixas determinadas no edital, de acordo com o montante solicitado e o número de componentes da equipe. São financiáveis itens de custeio indispensáveis à manutenção corretiva ou preventiva dos equipamentos multiusuários, podendo compreender: material de consumo indispensável à operação do aparelho; acessórios para o funcionamento e melhoria
do equipamento; contratos para a manutenção corretiva ou preventiva de equipamentos durante o período de execução do projeto contemplado (máximo de 24 meses); e despesas relacionadas com importação de peças de reposição.
Os projetos serão avaliados por um Comitê Especial de Julgamento, designado pela diretoria da FAPERJ, levando-se em conta a característica da proposta (manutenção corretiva e/ou preventiva de equipamento multiusuário; a urgência, relevância e gravidade do problema; a lista das instituições atendidas pelo equipamento; a abrangência do equipamento atestada pelos pesquisadores atendidos; os programas de pós-graduação stricto sensu atendidos pelo equipamento, atestados pela coordenação dos programas; os Curriculum Vitae resumidos do coordenador e de todos os pesquisadores associados entre os anos 2010 e 2015, além da importância, contribuição e resultados esperados para o desenvolvimento científico e tecnológico fluminense.
Os procedimentos de inscrição e todos os critérios de análise e julgamento das propostas podem ser vistos no edital completo do Programa “Apoio à manutenção de equipamentos multiusuários”, que está disponível em www.faperj.br.
AGENDA 04 a 10 de julho de 2016
SEGUNDA, DIA 4
DOUTORADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS:
estão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos a uma das cinco vagas do curso de doutorado em Relações Internacionais, na área de concentração em Política Internacional. O Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI) estrutura-se em 3 linhas de pesquisas: “Política, Cultura e Instituições”; “Estudos de Política Externa” e “Economia Política Internacional e Integração Regional”. As inscrições devem ser realizadas de terça a quinta-feira, das 14h às 16h, na secretaria do PPGRI (9º andar, Bloco F, sala 9037).
O edital completo está disponível no site do Programa: www.ppgri.uerj.br.
Mais informações: ppgri.secretaria@gmail.com.
TERÇA, DIA 5
2° SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN:
o 2º Simpósio de Pós-graduação em Design, promovido pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), está com inscrições abertas. O evento tem como objetivo o registro e a divulgação das pesquisas realizadas no programa e a integração com a comunidade acadêmica. Para ouvintes interessados, o credenciamento é gratuito.
Mais informações sobre o simpósio podem ser obtidas pelo site ppd.esdi.uerj.br ou pelo e-mail: esdi.spgd2016@gmail.com.
QUARTA, DIA 6
MESTRADO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA:
estão abertas as inscrições para o Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Engenharia Eletrônica. Com a oferta de 36 vagas para as linhas de pesquisa “Sinais e Sistemas de Comunicações”, “Controle e Automação” e “Sistemas Inteligentes”, o curso é destinado a portadores de diploma de graduação plena (bacharelado) em Engenharia, Ciências Exatas ou áreas afins, outorgado por Instituição de Ensino Superior oficial ou reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
Os prazos e procedimentos para inscrição estão no edital disponível em www.pel.uerj.br.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2334-0976.
SEXTA, DIA 8
CURSO DE ATUALIZAÇÃO ON-LINE EM SAÚDE MENTAL:
o Laboratório de TeleSSaúde da UERJ realiza no início de cada mês, do dia 1° a 8, inscrições para cursos de atualização à distância gratuitos e certificados pela UERJ. Um deles é o curso na área de saúde mental “Abordagem interdisciplinar ao usuário de crack e seus familiares”, que tem como objetivo realizar uma introdução aos principais aspectos deste grupo de pacientes, e apresentar os fundamentos teórico-clínicos para análise dos frequentes impasses na abordagem aos mesmos, possibilitando a eles o resgate da cidadania, projetos de vida e dignidade, e é direcionado a profissionais e estudantes de nível superior.
Para fazer a inscrição, os interessados deverão realizar cadastro e inscrição na página www.telessaude.uerj.br/teleeducacao.
Expediente
Reitor: Ruy Garcia Marques
Vice-reitora: Maria Georgina Muniz Washington
Diretoria de Comunicação Social
Direção: Luiza Cruz Mtb 15.651/96/23
UERJ em Dia
Redação: Priscila Domingues e Paulo Filgueiras
Estagiária: Camila Ferreira
Revisão: Dulcileide V. do Nascimento Braga
Projeto gráfico: Paula Caetano
Diagramação: Michelle Saab Meireles e Paula Caetano
Versão web: Fernando da Costa Ribeiro
Impressão: Gráfica UERJ
Contatos para divulgação de cursos e eventos: comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.