Publicações
27 de junho a 3 de julho de 2016 Ano XIX • Nº 752
Conselhos Superiores da UERJ aprovam mudanças na carreira docente
O Conselho Universitário (CONSUN) aprovou, por unanimidade, a proposta de alteração do Plano de Carreira Docente (PCD) da UERJ. A discussão ocorreu durante sessão extraordinária do órgão colegiado, realizada em 17 de junho. No mesmo dia, o Reitor Ruy Garcia Marques promulgou a resolução 08/2016 com o esboço do projeto de lei a ser encaminhado para análise dos deputados estaduais. Na véspera, todos os membros do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CSEPE) também votaram pela atualização do documento.
Na prática, os conselheiros aprovaram alguns ajustes nas leis estaduais 5.343/2008 (Plano de Cargos e Salários) e 6.328/2012 (Dedicação Exclusiva - DE), que irão beneficiar diretamente cinco diferentes categorias docentes, desde o nível auxiliar até o cargo de professor titular, com adequações nos vencimentos, no cálculo dos adicionais de insalubridade e de periculosidade, na progressão de carreira, no enquadramento, na aposentadoria e em outros temas de interesse do magistério.
Uma das mudanças trata da forma de acesso à titularidade. A proposta prevê que o ingresso na categoria de professor titular passa a se dar por promoção a partir da categoria associado ou por aprovação e classificação em concurso público de provas e títulos realizado com esta finalidade específica. Em relação às outras categorias, o professor substituto passará a desenvolver atividades de ensino exclusivamente na educação básica e na graduação. A progressão nos níveis ocorrerá automaticamente a cada dois anos de docência. No entanto, o interessado poderá pleitear mudança de nível a qualquer tempo, desde que atenda aos pré-requisitos estabelecidos pelo CSEPE.
No que diz respeito aos adicionais de insalubridade e periculosidade, os mesmos passarão a ser incorporados definitivamente na aposentadoria, com reajustes paritários aos servidores da ativa, na hipótese de aposentadoria integral. Sobre o regime de trabalho de tempo integral com dedicação exclusiva, os docentes que aderirem terão garantido um vencimento básico com um percentual de 65% a mais em comparação ao regime de 40 horas semanais. Para inclusão do adicional de dedicação exclusiva na aposentadoria, um dos artigos do projeto prevê a revisão de proventos pagos pela UERJ e pelo Rio Previdência para inativos que solicitaram o benefício entre 1º de fevereiro de 2013 e a data de entrada em vigor da lei.
O novo texto é resultado de um amplo processo de discussão coletiva capitaneado pela Associação dos Docentes da UERJ (ASDUERJ) junto à comunidade universitária. Para entrar efetivamente em vigor, a mudança ainda precisa passar pelo crivo do plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) e, posteriormente, caso aprovada, pelo Governo do Estado. Ainda não há data para votação na ALERJ.
Avaliação Socioambiental Global da Baía de Sepetiba é tema de seminário organizado pela UERJ e pelo MPF
Em parceria com o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF), a UERJ promove, nos dias 29 e 30 de junho, o “I Seminário de Avaliação Socioambiental Global da Baía de Sepetiba: Diagnósticos e Desafios para Pensar a Gestão Regional”. O evento é organizado pela Sub-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (SR-2) e pela Sub-reitoria de Extensão e Cultura (SR-3), por meio do Departamento de Extensão (DEPEXT).
O objetivo é aprofundar a compreensão do território, dos problemas, mas também pensar os limites e as possibilidades das formas de gestão e de como apontar o futuro. Esse também é um pouco do papel da Universidade, avaliar o passado, o presente e a projeção para o futuro, principalmente uma Universidade pública, gratuita e que é financiada pela sociedade”, explica Catia Antonia da Silva, Diretora do DEPEXT e uma das organizadoras do evento.
O evento multidisciplinar, que será realizado no auditório 11 do campus Maracanã, terá a participação de pesquisadores da UERJ, envolvendo a Faculdade de Geologia, a Faculdade de Oceanografia, a Faculdade de Formação de Professores, a Faculdade de Engenharia, o Instituto de Geografia, a Faculdade de Tecnologia, o Centro de Estudo Ambientais e Desenvolvimento Sustentável, o Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, do Procurador da República Sergio Suiama e de técnicos de órgãos ambientais.
Ao longo dos dois dias de seminário, serão realizadas mesas temáticas com o objetivo de trazer ao público debates e análises de dados que contribuam para o entendimento do processo e do estado da arte da questão ambiental e social na região da Baía de Sepetiba. No dia 29 de junho, os debates terão como eixo as temáticas “Ambientes e ocupação da região da Baía de Sepetiba” e “Compreendendo os impactos ambientais na Baía de Sepetiba”; no dia seguinte, serão discutidos os “Impactos, modelos de diagnósticos e monitoramento” e os “Desafios, propostas e experiências de gestão regional do território: limites e possibilidades para a governança da região da Baía de Sepetiba”.
O “I Seminário de Avaliação Socioambiental Global da Baía de Sepetiba: Diagnósticos e Desafios para Pensar a Gestão Regional” terá início às 8 horas, é gratuito e aberto ao público geral, não sendo necessária a inscrição prévia.
Empresa Júnior do Instituto de Química vence desafio da L’Oréal
“Simular a renovação de uma linha de produtos da L’Oréal levando em consideração toda a cadeia produtiva, fabricação e logística”, esta foi a proposta do L'Oreal Operation Challenge, jogo de operações para empresas juniores do Rio de Janeiro do qual a CONPLEQ Consultoria saiu vitoriosa.
O desafio foi disputado por cinco empresas juniores, com seis pessoas em cada time. Na proposta, cinco produtos teriam suas matérias-primas substituídas e, portanto, seriam alterados no mercado. Assim, os participantes precisavam calcular as combinações dos lotes para compra de matéria prima e dos lotes para escoamento do produto final, além de toda logística que envolve a distribuição, como os cálculos de frete, margem de lucro sobre o produto e para onde distribuir tais produtos. Além disso, era preciso decidir as formas de escoamento dos produtos obsoletos.
O time da CONPLEQ Consultoria, formado pelos estudantes Aline Borges Coelho, Gabriel Lessa Lisboa Marques, Natali de Fátima Silva, Rômulo Pires Grasso, Stephane Rodrigues de Menezes e Thayane Victorio Costa Cavalcanti, teve duas semanas para resolver o case e elaborar um relatório, que foi apresentado para o Comitê Executivo da L´Oréal e para os gestores diretos de cada área, no dia 10 de junho, data na qual foram anunciados os vencedores.
Além do reconhecimento, os vencedores foram premiados com produtos de várias linhas da marca, um dia de experiência L'Oréal, no qual poderão conhecer de perto como funciona a empresa, e ultrapassaram todas as etapas do processo seletivo de estágio, indo direto para a fase final de entrevista com o gestor.
Fundada em 2014, a CONPLEQ Consultoria (Consultoria e Planejamento em Engenharia Química) é a Empresa Júnior de Engenharia Química da UERJ, que conta com o apoio do Instituto de Química e do Departamento de Inovação da UERJ. Dentre os serviços prestados pela empresa estão a análise de corrosão, a análise de eficiência energética, o estudo de viabilidade técnico-econômica, o inventário de carbono e o tratamento de efluentes.
AGENDA 27 de junho a 3 de julho de 2016
SEGUNDA, DIA 27
Entradas e Retiradas: Coligações e fragmentação partidária no Brasil (1986-2014)
o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESPUERJ) promove, no dia 27 de junho, a palestra “Entradas e Retiradas: Coligações e fragmentação partidária no Brasil (1986-2014)”, com Fernando Limongi (USP). O encontro será realizado no 2º andar do IESP (Rua da Matriz 82, Botafogo), às 14h. Não é necessário realizar inscrição prévia, basta apenas comparecer ao local. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (21) 2266-8300 ou pelo e-mail iesp@iesp.uerj.br.
ÉTICA, A QUESTÃO DO VALOR FRENTE AO DOMÍNIO DO MERCADO
acontece no dia 27 de junho mais um encontro do Ciclo de Palestras “Confrontos da Comunicação”, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UERJ). Com o tema "Ética, a questão do valor frente ao domínio do mercado" e ministrada por Muniz Sodré, professor visitante da UERJ e referência no campo da Comunicação, a palestra terá início às 14h, no auditório do PPGCOM/UERJ (sala 10.121, bloco F). A série de encontros “Confrontos da Comunicação” visa confrontar a perspectiva da Comunicação, enquanto ciência do comum, com as abordagens de disciplinas tradicionais do pensamento social, relativas a tópicos essenciais da sociabilidade contemporânea. Dúvidas: ppgcomdivulga@gmail.com ou telefone (21) 2334-0757.
QUARTA, DIA 29
CINEMA COM DEBATE:
realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UERJ), a primeira sessão do “Cinema com Debate” será realizada no dia 29 de junho, às 14h, no auditório do PPGCOM/UERJ (sala 10.121, bloco F). A partir do filme “The Edukators”, de Hans Weingartner, o evento tem como objetivo refletir sobre as novas formas de ações coletivas. O debate será mediado pelos professores Cíntia Sanmartin Fernandes e Marcelo Castañeda.
Expediente
Reitor: Ruy Garcia Marques
Vice-reitora: Maria Georgina Muniz Washington
Diretoria de Comunicação Social
Direção: Luiza Cruz Mtb 15.651/96/23
UERJ em Dia
Redação: Priscila Domingues e Paulo Filgueiras
Estagiária: Camila Ferreira
Revisão: Dulcileide V. do Nascimento Braga
Projeto gráfico: Paula Caetano
Diagramação: Michelle Saab Meireles e Paula Caetano
Versão web: Carlos Eduardo C. Mendes
Tiragem: 600 exemplares
Impressão: Gráfica UERJ
Contatos para divulgação de cursos e eventos: comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.