Publicações
13 a 19 de junho de 2016 Ano XIX • Nº 750
InovUERJ cria projeto para otimizar recursos na UERJ
Na história da humanidade, o escambo é a prática ancestral de realizar trocas diretas entre agentes interessados. Sem equivalência de valor na época, os objetos passavam de mão em mão de acordo com a necessidade e disponibilidade dos atores. A criação da moeda ocorreu com o processo de mediação, que permitiu a construção de valores. No mundo contemporâneo, o valor é mediado pelo dinheiro e representado nos países por suas moedas específicas.
Diante ddo cenário de crise financeira que aflige o Estado do Rio (e que consequentemente vem afetando diretamente a UERJ), o Departamento de Inovação da UERJ (InovUERJ) – vinculado à Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (SR-2) – constatou, em abril, a necessidade de uma ação colaborativa para superar a escassez de recursos humanos e financeiros, que pudesse, inclusive, gerar um processo inovador no âmbito interno. Batizado como Projeto Escambo, o objetivo é identificar demandas comuns das unidades da UERJ e, simultaneamente, também elencar as disponibilidades de atendimento. “No final do ano passado, um determinado setor estava sem tinta de impressora. Ele nos procurou pedindo ajuda e, como nós tínhamos, cedemos uma parte. Em outro momento, nós não tínhamos papel e um departamento nos apoiou. Uma situação simples, de momento, mas que pode gerar trocas internas”, explicou Marinilza Bruno de Carvalho, diretora do InovUERJ, ao lembrar dos primeiros fatos que motivaram a construção do projeto.
Segundo a professora, a proposta é criar uma malha de desenvolvimento colaborativo integrado, que se constituirá na medida em que houver necessidade de trocas: “A construção se dará através de reuniões e da identificação de saberes existentes que possam vir a gerar resultados inovadores. Feito isso, teremos a fase de consolidação, que estamos chamando de ‘praças do conhecimento’”. A “praça” será um agrupamento de expertises da UERJ que serão apresentadas à sociedade para a realização do escambo. Denominado Projeto Estrela, a ideia piloto das praças pretende integrar conhecimentos de tecnologia, informação e comunicação para o desenvolvimento de aplicativos tecnológicos. Ganhou esse nome em referência aos elementos que a compõe, semelhante ao formato de cinco pontas: desenvolvimento, design, transmissão, conteúdo e divulgação.
O primeiro desafio será a confecção de um aplicativo para a identificação de necessidades e ofertas de trocas entre as unidades da UERJ, auxiliando o InovUERJ na articulação e consolidação das novas parcerias. A execução será através de parceria entre as faculdades de Ciências Médicas (FCM), Comunicação Social (FCS), Odontologia (ODO); o Instituto de Matemática e Estatística (IME); a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI); as diretorias de Informática (DINFO) e de Comunicação (COMUNS); o Centro de Tecnologia Educacional (CTE); e o Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (LATIC).
Centro Cultural recebe seminário sobre carnaval
Em comemoração ao centenário do samba, o Centro Cultural da UERJ recebe o seminário “Que Carnaval é Este? O Processo Criativo na Intendente Magalhães” no dia 16 de junho, a partir das 17h. O evento reúne pesquisadores de diversas áreas, que buscam debater sobre os desfiles das escolas de samba que ocorrem no outro palco da folia carioca, em Madureira. A atividade integra o calendário do Ano do Samba na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Os primeiros contatos com os povos indígenas aconteceram na Aldeia Maracanã, no Rio de Janeiro, e, a partir dali, teve seu olhar guiado pelas risadas e brincadeiras infantis nas aldeias que visitou. Sobre a inspiração para o nome da exposição, o fotógrafo relembra uma reportagem
A programação do seminário inclui três mesas de conversa: “Entre o samba e o enredo: especificidades narrativas poético-musicais”, “Por um lugar ao sol: o processo de construção dos desfiles” e “Conflitos e dilemas: o carnavalesco e as adversidades na criação”. A abertura do simpósio será feita pelo carnavalesco Luiz Fernando Reis.
De acordo com o organizador do evento, Felipe Ferreira, coordenador do Centro de Referência do Carnaval, trata-se de discussões muito importantes: “Nesse encontro, serão abordados temas como as dificuldades e particularidades de se fazer e brincar carnaval em um lugar alternativo”.
O seminário “Que Carnaval é Este? O Processo Criativo na Intendente Magalhães” será realizado no Auditório Cartola do Centro Cultural da UERJ.
Prêmio da Fundação Carlos Chagas valoriza projetos inovadores de aulas de Licenciatura
Em sua sexta edição, o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, que premia boas práticas de professores de Licenciatura aplicadas em sala de aula, está com inscrições abertas até o dia 15 de agosto. Promovido pela Fundação Carlos Chagas (FCC), o Prêmio tem como objetivo valorizar e divulgar experiências educativas inovadoras, propostas e realizadas por docentes de Licenciatura, formadores de professores que irão atuar na Educação Básica.
A iniciativa premiará com R$ 20 mil, publicação na coleção Textos da FCC e troféu, os dois projetos mais criativos e inovadores,
voltados para a formação de docentes que atuarão na Educação Básica. Além disso, poderá conceder menções honrosas aos trabalhos
inovadores que não forem premiados, mas que também se destacarem.
Para concorrer ao Prêmio, o conteúdo dos projetos deve abordar experiências realizadas e concluídas de 2015 até junho de 2016,
e comprovadas por documentos, como relatórios de obtenção de créditos na disciplina em questão, avaliações e provas aplicadas
durante a execução do projeto, depoimentos em vídeo dos participantes ou trabalhos e atividades realizadas pelos alunos.
O regulamento completo do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques está disponível no site da FCC: www.fcc.org.br.
AGENDA 13 a 19 de junho de 2016
SEGUNDA, DIA 13
"CRIME E DINHEIRO, CRISE E VIOLÊNCIA:A POLÍTICA DO MERCADO LEGAL-ILEGAL DE CARRO EM SÃO PAULO":
ministrada por Gabriel Feltran como parte do Ciclo de Palestras 2016, a palestra “Crime e Dinheiro, Crise e Violência: a Política do Mercado Legal–Ilegal de Carro em São Paulo” será realizada no dia 13 de junho, às 14h, no 2ª andar do IESP (Rua da Matriz 82, Botafogo). O evento é aberto ao público e não requer inscrição prévia. Dúvidas poderão ser sanadas através do telefone (21) 2266-8300 ou e-mail: iesp@iesp.uerj.br.
TERÇA, DIA 14
UNIVERSIDADE EM TEMPOS DE CRISE:
o Programa de Pós-graduação em Educação promove, no dia 14 de junho, a palestra “Universidade em Tempos de Crise”, que será ministrada pelo Professor Doutor António Nóvoa. Escritor e pesquisador na área de Ciências da Educação, António Nóvoa é ex-reitor da Universidade de Lisboa e, recentemente, foi candidato independente à Presidência de Portugal. O evento terá início às 10 horas, na Capela Ecumênica da UERJ.
CÂNTICOS DA ÁFRICA:
o Centro de Produção da UERJ (CEPUERJ) oferece entre os dias 21 de junho e 28 de julho o curso de extensão “Cânticos da África”. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 14 de junho através do site do CEPUERJ: www.cepuerj.uerj.br. O curso visa levantar novas interpretações a respeito da música e das vozes como contribuidoras da comunidade religiosa e demais associações, além de sensibilizar os participantes para a sintonização dos cânticos constituídos em sua totalidade, buscando, assim, uma afirmação do saber utilizado no Candomblé. Dúvidas e mais informações através do telefone (21) 2334-0639 ou e-mail cepuerj@uerj.br.
MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA MECÂNICA:
o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPG-EM) da UERJ realiza entre os dias 14 e 24 de junho as inscrições para a seleção do programa de mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica 2016.2, na área de concentração “Fenômenos de Transporte e Mecânica dos Sólidos”. O edital completo pode ser visualizado na página da Faculdade de Engenharia: www.ppg-em.eng.uerj.br. Dúvidas sobre o processo seletivo poderão ser sanadas através do telefone (21) 2332-4736 (Ramal: 225) ou do e-mail mecan.uerj@yahoo.com.br.
QUARTA, DIA 15
A ARTE DA NOVELA:
no dia 15 de junho, entre 18h e 21h, acontece mais um encontro do grupo de leitura “A Arte da Novela: Exercícios de Leitura”, organizado pelo ex-reitor e professor da UERJ Ivo Barbieri. Desta vez, a obra a ser discutida é “O Homem que vendeu a sombra”, de Adelbert Von Chamisso. Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato através do e-mail casadirce.inscricoes@gmail.com e informar nome completo, e-mail, formação e instituição. O encontro será realizado na Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel (Rua das Palmeiras, 82, Botafogo. Mais informações: (21) 2334-8227.
ANÁLISE ESPACIAL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (INTENSIVO):
O Centro de Produção da UERJ (CEPUERJ) está com inscrições abertas até o dia 15 de junho para o “Curso Intensivo de Análise Espacial de Bacias Hidrográficas”, voltado a profissionais e estudantes de nível superior, técnico ou ensino médio que atuem em áreas que utilizem dados geográficos sobre bacias hidrográficas. A carga horária do curso será de 24h, sendo realizado entre os dias 22 e 24 de junho. As inscrições podem ser feitas pelo site do CEPUERJ ou através da aba cursos de extensão no site do Labgis (www.labgis.uerj.br). Mais informações através do telefone (21) 2334-1036 ou do e-mail: cepuerj@uerj.br.
QUINTA, DIA 16
FEMINISMOS: DEBATES LATINOAMERICANOS Y PERSPECTIVAS CRÍTICAS:
terminam no dia 16 de junho as inscrições para o curso gratuito “Feminismos: debates latinoamericanos y perspectivas críticas”, que será ministrado por Alejandra Ciriza, professora da Universidad Nacional de Cuyo, na Argentina. Organizado pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ), o curso terá início no dia 20 de junho. As inscrições devem ser realizadas na secretaria do IESP (Rua da Matriz 82, Botafogo). Para mais informações, acesse o site www.iesp.uerj.br ou entre em contato com Cristiana Avelar, pelo telefone (21) 2266-8304 ou pelo e-mail: cavelar@iesp.uerj.br
SEXTA, DIA 17
DOUTORADO EM MEIO AMBIENTE:
o Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes da UERJ realiza as inscrições para o curso de doutorado em Meio Ambiente até o dia 17 de junho. O programa se estrutura em duas linhas de pesquisa: “Construção Social do Meio Ambiente” e “Conservação do Meio Ambiente”. Para mais informações, os interessados devem acessar o edital complementar disponível no site www.ppgmeioambiente.uerj.br. Mais informações: (21) 2334-0825 ou e-mail: ppgmeioambiente@gmail.com.
Expediente
Reitor: Ruy Garcia Marques
Vice-reitora: Georgina Muniz Washington
Diretoria de Comunicação Social
Direção: Luiza Cruz Mtb 15.651/96/23
UERJ em Dia
Redação: Priscila Domingues e Paulo Filgueiras
Estagiária: Camila Ferreira
Revisão: Dulcileide V. do Nascimento Braga
Fotos: Paulo Filgueiras
Projeto gráfico: Paula Caetano
Diagramação: Michelle Saab Meireles
Versão Web: Rosani Teixeira da Silva
Tiragem: 600 exemplares
Impressão: Gráfica UERJ
Contatos para divulgação de cursos e eventos: comuns@uerj.br.
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.