Publicações
30 de maio a 05 de junho de 2016 Ano XIX • Nº 748
UERJ – um ciclo virtuoso colocado em risco
Ruy Garcia Marques Os fundamentos básicos da universidade incluem autonomia, liberdade para a produção de conhecimento inovador e sustentável, capacitação de recursos humanos e formação da cidadania. Para isso, investimentos públicos permanentes são necessários, cabendo à universidade executá-los com autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial (artigo 207 – Constituição Federal de 1988).
Entendemos que a grave crise por que passam o País e o Estado não deva sacrificar a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e prejudicar o ciclo virtuoso de crescimento alcançado. Ao contrário, momentos de crise exigem universidades fortes e capazes de promover reflexões, que busquem soluções para os inúmeros desafios da sociedade.
O compromisso com a população, com a formação de sua juventude e com a inclusão social, assegura nossa condição de vanguarda: somos pioneiros, por exemplo, na instituição do sistema de cotas e do ensino superior público noturno. Estamos presentes em diversas regiões do estado e, além do campus Maracanã, contamos com 13 unidades externas. A graduação contempla 64 cursos, com 27 mil estudantes, dos quais cerca de 10 mil são cotistas. Há, ainda, mais sete mil estudantes na modalidade ensino a distância. O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp) tem 1.100 alunos, destacando-se pela excelente formação e desempenho, que o colocam como a primeira escola pública do estado e uma das 20 melhores do Brasil.
A pós-graduação stricto sensu oferece 62 programas, compreendendo 60 cursos de mestrado e 43 cursos de doutorado, atendendo a seis mil estudantes. Somos a oitava universidade do País em pesquisa, a quarta em internacionalização de atividades e a 12ª na inserção de nossos graduados no mercado de trabalho (RUF, 2015). Na extensão, são mais de 800 projetos, em cerca de 30 municípios do Rio de Janeiro. O complexo de saúde da UERJ, responsável pelo atendimento mensal de quase 50 mil pacientes, ainda funciona, graças ao compromisso, ao esforço e à dedicação do corpo clínico e dos servidores técnico-administrativos. O quadro atual coloca todo este ciclo virtuoso em risco. Esta é, certamente, a maior crise de financiamento por que passamos em toda a nossa história.
Desde antes do início desta gestão, já não vinham sendo pagas pelo governo do estado as faturas de fornecedores e de empresas terceirizadas, algumas desde o mês de agosto de 2015, e assim permanecem até hoje, atingindo um valor aproximado de R$ 150 milhões. Isto inviabiliza os serviços de manutenção, limpeza, restaurante universitário, segurança e fornecimento de insumos, e impossibilitam a retomada da normalidade das atividades acadêmicas.
Igualmente grave e inaceitável, a incerteza e o não cumprimento dos prazos legais para pagamento de salários, bolsas e proventos dos membros da comunidade acadêmica.
Aqui, ninguém tem dúvidas: a UERJ é educação, é saúde, é inclusão social!
A UERJ exige ser prioridade! Não por mero capricho ou autodefesa, mas pelo que ela representa para a sociedade fluminense e do nosso País!
O brilho da chama da UERJ será mantido vivo por toda nossa comunidade!
UERJ recebe Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa nos dias 1º, 2 e 3 de junho
Com palestras, mesas-redondas, sessões temáticas, minicursos, sessões de apresentações culturais e musicais, exposições de painéis e diálogos entre leitores e escritores, o Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa (CONELP) será realizado entre os dias 1º e 3 de junho, no campus Maracanã. Em sua primeira edição, o evento objetiva ser um espaço de discussões relacionadas ao ensino da língua portuguesa nos mais variados segmentos de ensino da educação brasileira, oportunizando o conhecimento contínuo sobre as variadas formas de aplicação e aprendizagem dos recursos linguísticos presentes no nosso idioma.
Discutindo o ensino de língua portuguesa nos seus diferentes matizes, considerando as particularidades de cada modalidade de ensino, o CONELP é voltado aos alunos das graduações e pós-graduações em Letras da UERJ e de outras universidades, aos pesquisadores da área, aos professores da educação básica e superior, aos professores de português como língua não-materna e à comunidade em geral.
No primeiro dia do evento, as professoras Magali Moura e Márcia Faria, respectivamente Diretora e Vice-diretora do Instituto de Letras da UERJ, e o professor Fábio Coelho, Coordenador Geral do CONELP-UERJ, farão a abertura do Congresso. Em seguida, a primeira mesa-redonda debaterá o tema “Semântica e Ensino”. “O Ensino de Produção Textual à Luz do Impacto dos Concursos Públicos”, “Humor e Ensino de Língua Portuguesa” e “O Uso do Texto Jornalístico no Ensino de Língua Portuguesa” são alguns dos minicursos que serão realizados ao longo do CONELP.
As inscrições para participação no Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa na modalidade ouvinte ou para participação nos minicursos podem ser feitas até o dia 1º de junho, na página www.conelpuerj.wordpress.com. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do e-mail conelp.uerj@gmail.com.
AGENDA 30 de maio a 05 de junho de 2016
SEGUNDA, DIA 30
MIGUEL DE CERVANTES:
o Núcleo de Estudos das Américas (NUCLEAS / UERJ) realiza, no dia 30 de maio, o workshop “A Contribuição de Miguel de Cervantes para a historiografia Latinoamericana”, que visa apresentar o Século de Ouro Espanhol e as influências no Novo Mundo para alunos da UERJ através da obra de Cervantes. O evento, que tem apoio do Consulado da Espanha – Casa de Cervantes e do Consulado Geral do Peru, será realizado na sala Celso Melo, da Faculdade de Direito, das 11h às 13h30. Mais informações: (21) 2334-0157 ou nucleas@gmail.com.
LITERATURA ENTRE DISCURSOS:
em parceria com o Instituto Casa Grande, a Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel (UERJ), promove no dia 30 de maio, às 20h, o terceiro debate do ciclo “Literatura entre Discursos: Pensando o Brasil”, com o tema “1822 — Projetos de Nação”. A entrada é franca e o debate ocorrerá no Teatro Casa Grande (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – Shopping Leblon – RJ). Mais informações: casadircelivro@gmail.com.
TERÇA, DIA 31
LANÇAMENTO DE LIVROS:
a Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel convida a todos para o lançamento das obras “O diálogo Europa-Brasil na obra de Machado de Assis”, organizado por José Luís Jobim, Maria Elizabeth Chaves de Mello e Olinda Kleiman; “Mímesis e Invisibilização Social”, organizado por Carlos Mendonza-Álvarez, José Luís Jobim e Mariana Mendéz-Gallardo, e “Homenagem a José Luís Jobim: Trocas Culturais, Estatuto da Autoria e Textualidades Contemporâneas”, organizado por João Cezar de Castro Rocha. O evento ocorrerá no dia 31 de maio, às 18:30h, na Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel (Rua das Palmeiras, 82 – Botafogo). Mais informações: casadircelivro@gmail.com ou (21) 2334-8227.
VACINAÇÃO CONTRA GRIPE:
entre os dias 31 de maio e 2 de junho, o Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador (DESSAUDE) aplicará vacinas contra a gripe no salão vip do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), próximo ao estacionamento. A imunização é voltada a profissionais da UERJ e do HUPE. A campanha de vacinação ocorrerá das 7h às 11h.
QUINTA, DIA 02
FÓRUM DE SEGURANÇA DO PACIENTE:
o Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) promove, no dia 2 de junho, o I Fórum de Segurança do Paciente do HUPE. O evento é gratuito e terá início às 8h30h, no Anfiteatro Ney Palmeiro (Boulevard 28 de setembro, 77 – Vila Isabel). Serão emitidos certificados aos participantes.
SEXTA, DIA 03
FÓRUM DE SEGURANÇA DO PACIENTE:
FESTIVAL DE BANDAS:
no primeiro "COART às sextas" de junho, o Centro Cultural da UERJ recebe as bandas "O Grito", "A Última Sessão" e "Traqitana" em um festival de rock, a partir das 18h30. No dia do evento também serão arrecadados alimentos para os funcionários terceirizados da UERJ.
GESTÃO E REGULAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
foram prorrogadas até o dia 12 de junho as inscrições para o Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA). O curso é realizado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em parceria com diversas instituições de ensino superior, entre elas a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que conta com o professor da Faculdade de Oceanografia, Friedrich Wilhelm Herms (como coordenador do mestrado). As inscrições deverão ser realizadas na página do PROFÁGUA: www.feis.unesp.br/#!/pos-graduacao/profagua/.
QUARTA, DIA 1º
A ARTE DA NOVELA:
no dia 1º de junho acontece mais um encontro do grupo “A Arte da Novela: Exercícios de Leitura”, organizado pelo professor e ex-Reitor da UERJ, Ivo Barbieri. Desta vez, a obra a ser discutida é “Hotel Atlântico”, de João Gilberto Noll. Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato através do e-mail casadirce.inscricoes@gmail.com e informar nome completo, e-mail, formação e instituição. Mais informações: (21) 2334-8227.
"ESCRITAS DE SI: LEITURA DE MUNDO":
uma nova roda de conversa acontece no dia 1º de junho, às 14h, na Galeria Candido Portinari, durante a programação do Escritório de Imaginação e Emergência. Participarão do evento Fernanda Pequeno e Maria Moreira, além dos convidados Ana Chiara, Livia Flores, Marcelo Wasem, Paloma Carvalho e Renato Bezerra de Mello. No dia do evento também serão arrecadados alimentos para os funcionários terceirizados da UERJ.
JORNADA ACADÊMICA DA FOUERJ:
o Núcleo de Teleodontologia da Faculdade de Odontologia (FOUERJ) disponibilizará 5 cursos online durante a 32ª Jornada Acadêmica da FOUERJ, que ocorrerá entre os dias 1º e 3 de junho. Cada curso terá duração de duas horas e os interessados poderão realizar mais de um curso ao mesmo tempo. Os cursos oferecidos são: “Tomografia Computadorizada Cone Beam de face: interpretação e soluções de mercado para uma boa qualidade da imagem”; “Sorriso gengival: aspectos biológicos e prática clínica”; “Reconstruindo sorrisos com os Implantes Dentais”; “Planejamento e execução de Lentes de Contato Dentais” e “O Tratamento Endodôntico ao núcleo de preenchimento em sessão única. WaveOne Gold e sistema Surefill SDR”. Inscrições: www.teleodonto.uerj.br.
Expediente
Reitor: Ruy Garcia Marques
Vice-reitora: Georgina Muniz Washington
Diretoria de Comunicação Social
Direção: Luiza Cruz Mtb 15.651/96/23
UERJ em Dia
Redação: Priscila Domingues e Paulo Filgueiras
Estagiária: Camila Ferreira
Revisão: Dulcileide V. do Nascimento Braga
Projeto gráfico:
Paula Caetano
Diagramação: Michelle Saab Meireles
Versão Web: Rosani Teixeira da Silva
Tiragem: 600 exemplares
Impressão: Gráfica UERJ
Contatos para divulgação de cursos e eventos: comuns@uerj.br.
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.