Publicações
09 a 15 de maio de 2016 Ano XIX • Nº 745
Imaginação, colaboração, solidariedade e debates culturais movimentam a Galeria Candido Portinari
Solidariedade e arte se misturam no “Escritório de imaginação e emergência", espaço de diálogo com o objetivo de desenvolver ações que discutam a atual situação da Universidade, principalmente no que diz respeito à ausência de pagamento dos trabalhadores terceirizados. "Estamos propondo uma ativação de galeria, aberta às diversas ações e estratégias de escuta, troca e cooperação", afirma a coordenadora de exposições do Departamento Cultural da UERJ (Decult), Fernanda Pequeno.
Dentre as ações que serão desenvolvidas até o dia 30 de maio, na Galeria Candido Portinari, estão rodas de conversa, performances, vídeos, coletas de depoimentos e a arrecadação de itens da cesta básica, assim como produtos de higiene pessoal para doar aos funcionários que permanecem mais de cinco meses sem o recebimento dos salários. "Já contamos com a adesão de vários professores e
estamos ansiosos pela participação de muitos mais docentes, alunos e servidores", explica o diretor do Decult, Ricardo Lima, que, junto com o Instituto de Artes da UERJ, vem provocar o estado de reflexão, assim como demonstrar o sentido de urgência de colaboração, gerando um movimento de solidariedade.
O "Escritório de imaginação e emergência" estará aceitando contribuições durante todo o mês de maio, na própria Galeria, que fica aberta de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 18h30, com discussões coletivas e atividades artísticas diversas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2334-0114 ou através do e-mail coexpa.uerj@gmail.com.
SECTI e universidades estaduais discutem alternativas para crise
O Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, recebeu, na última quarta-feira (03/05), gestores das três universidades estaduais para uma reunião de trabalho, cujo objetivo foi construir estratégias conjuntas de enfrentamento da crise financeira que aflige o Estado do Rio de Janeiro.
No encontro, realizado na sede da Secretaria, o Reitor Ruy Garcia Marques, a Vice-reitora Maria Georgina Muniz
Washington, o Reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Luís César Passoni, e o Reitor em exercício da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), João Bosco de Salles, expuseram as dificuldades atuais e apresentaram algumas reivindicações no que se refere às necessidades mínimas para o funcionamento das três instituições.
O Reitor da UERJ, por sua vez, relatou preocupação quanto a carência de verba para a quitação de parcelas atrasadas relativas aos fornecedores e de contratos com firmas prestadoras de serviços nos campi; quanto ao fechamento do restaurante universitário do campus Maracanã provocado por rescisão unilateral de contrato; e quanto ao bloqueio dos recursos oriundos da arrecadação própria da Universidade.
Para garantir o planejamento de ações nas universidades, o Secretário Gustavo Tutuca solicitou aos reitores um estudo de custeio mínimo para operacionalização das atividades a serem executadas até o final de 2016. A proposta será apresentada ao Governador em exercício, Francisco Dornelles, durante reunião a ser realizada ainda em maio, com a participação da SECTI e dos gestores das instituições públicas de ensino superior vinculadas à pasta. “Precisamos estar agindo cada vez mais unidos, trocando as experiências, unificando as ações, economizando energia para que a gente possa ter um resultado positivo e sair com boas propostas nessa dificuldade. As universidades vêm fazendo seus esforços”, destacou o Secretário.
Também participaram da reunião o presidente da Fundação Centro de Ciências e de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), Carlos Eduardo Bielschowsky; os subsecretários Tande Vieira e Miguel Badenes; o chefe de Gabinete da Reitoria da UENF, Raul Ernesto Lopez Palácio; e o diretor de Administração e Finanças da SECTI, Gabriell Neves.
"É muito importante manter um canal estreito de comunicação entre as três universidades estaduais e a SECTI, sem qualquer dúvida, ainda mais neste grave momento que atravessamos. Desde o início de 2016, já vimos trabalhando pela possibilidade de otimização de recursos e de parcerias internas, como, por exemplo, a possibilidade de nossos alunos cursarem algumas disciplinas numa universidade diferente para
a qual se matriculou, isso já vem sendo discutido. Especificamente em relação à reunião, o ponto mais positivo foi a disposição do Secretário em propiciar uma reunião das três universidades com o Governador Dornelles, de modo a que vejamos uma possibilidade de retomar as nossas atividades, o quanto antes possível. Reafirmei para o Secretário a minha convicção de que, neste momento, mesmo cessando a paralisação dos três segmentos, a UERJ não tem como retomar suas atividades habituais", declarou o Reitor Ruy Garcia Marques.
UERJ oferece curso de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos
Estão abertas as inscrições para o curso de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA), oferecido pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em associação com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e conta com o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O curso, que é gratuito e obteve o nível 4 junto à CAPES, pretende proporcionar uma formação ampla aos alunos, aliando teoria e prática, de modo a aumentar a eficácia de sua atuação na área de recursos hídricos, com a compreensão e incorporação das dimensões relacionadas à gestão integrada dos recursos hídricos, tais como: qualidade e quantidade, aspectos legais, institucionais e ambientais, disponibilidades hídricas, de regulação, entre outros, objetivando que o aluno desenvolva habilidades, atitudes e valores que aprimorem suas competências pessoais e profissionais e o melhor qualifiquem para lidar com os problemas associados às questões complexas da gestão das águas.
No total, estão previstas 114 vagas para o segundo semestre de 2016, sendo distribuídas entre as instituições associadas. Na UERJ, que oferece 20 vagas, estão envolvidas as Faculdades de Oceanografia, Engenharia, Ciências Econômicas, Química, Geologia e Educação, além do Instituto de Geografia. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de maio, através do endereço eletrônico www.feis.unesp.br/#!/pos-graduacao/profagua.
Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística divulga Edital de Seleção para as vagas do curso de mestrado
Credenciado em 16 de dezembro de 2015 pela CAPES, o Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN) inicia em maio seu primeiro processo seletivo para o Mestrado Stricto Sensu. O Programa, ligado à Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ, campus São Gonçalo, está estruturado na forma de um centro de pesquisa de excelência, destinando-se à formação de pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa e de docência na área de Literatura e Linguística. O Programa é dividido entre duas áreas de concentração em que o curso está organizado, “Mestrado em Estudos Linguísticos” e “Mestrado em Estudos Literários”.
Serão ofertadas 25 vagas, divididas entre as duas áreas de concentração, e as inscrições podem ser feitas do dia 18 ao dia 25 de maio. O processo seletivo é dividido em 4 fases: prova de conhecimentos teóricos; prova de língua estrangeira (espanhol ou inglês); análise de projeto de pesquisa; e arguição do projeto de pesquisa. As aulas dos candidatos aprovados têm início previsto para o mês de agosto de 2016. Mais informações sobre o cronograma de seleção e critérios de avaliação podem ser encontradas no Edital disponível no site do PPLIN: www.pplin.uerj.br.
AGENDA 09 a 15 de maio de 2016
TERÇA, DIA 10
COMUNICAÇÃO, IMAGINÁRIO E CULTURA:
no dia 10 de maio, a partir das 9h30, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom / UERJ) promove a mesa redonda “Rio, Imaginário e Tecnologia”, com a participação de Gilles Brougère (Universidade de Paris XIII) e Marcelo Castañeda (PNPD – Capes – UERJ) e mediação de Euler Siqueira (UFRRJ). O evento faz parte do ciclo de debates internacional “Comunicação, Imaginário e Cultura no Rio de Janeiro”, que tem como objetivo refletir temas como corpo, arte, subjetividade e midiativismo. Para conhecer a programação completa do ciclo, acesse a página do PPGCom (www.ppgcom.uerj.br) ou entre em contato através do telefone 2334-0757.
QUINTA, DIA 12
ESTUDAR NA EUROPA:
a Diretoria de Cooperação Internacional (DCI) realiza no dia 12 de maio, às 10h, o evento “Estudar na Europa: oportunidades e bolsas de estudos para alunos brasileiros", destinado a estudantes brasileiros com interesse em realizar intercâmbio na Europa. O evento será realizado no auditório 11 (1º andar, Bloco F, do campus Maracanã). Os interessados em participar deverão realizar a inscrição através de formulário disponível na página da DCI no Facebook: pt-br.facebook.com/dciuerj.dciuerj. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail dci@sr2.uerj.br ou pelo telefone (21) 2334-0797.
SEXTA, DIA 13
CAMINHANDO NO CENTRO DO RIO:
o projeto Roteiros Geográficos do Rio promove, no dia 13 de maio, dois roteiros temáticos em comemoração à Abolição da Escravatura, um importante marco na história do Rio de Janeiro e do Brasil. O roteiro “Caminhando por negras geografias no Centro do Rio” terá dois turnos: o primeiro com início às 10h, na estação de metrô Praça Onze, e o segundo com início às 16h, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (Rua Uruguaiana). Mais tarde, às 20h, o projeto realiza o roteiro “Salve Zumbi: do cais e jardins do Valongo à Pedra do Sal”, com ponto de encontro na confluência das ruas Sacadura Cabral e Camerino Jardins do Valongo (subida aos Jardins). A aula-passeio pode ser cancelada em virtude de mal tempo, por isso, é importante a confirmação de sua realização pelo telefone (21) 98871-7238. A aula é gratuita e todo o roteiro é realizado a pé. Mais informações: www.roteirosdorio.com.
II SEMINÁRIO DE FEMINISMO DO IESP:
organizado anualmente por mestrandas e doutorandas do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP – UERJ), o “II Seminário de Feminismo do IESP: Produção e Circulação do Conhecimento” acontece no dia 13 de maio, a partir das 14 horas. A mesa de abertura “Mulheres em Posições de Poder” terá a participação de Nilcéa Freire, ex-Reitora da UERJ, e de Adalberto Cardoso, Diretor do IESP. O evento ocorrerá na Rua da Matriz, 82, em Botafogo. As inscrições serão realizadas no local e serão emitidos certificados de participação. Mais informações: 2266-8300.
Expediente
Reitor: Ruy Garcia Marques
Vice-reitora: Georgina Muniz Washington
Diretoria de Comunicação Social
Direção: Luiza Cruz Mtb 15.651/96/23
UERJ em Dia
Redação: Priscila Domingues e Paulo Filgueiras
Estagiária: Camila Ferreira
Revisão: Dulcileide V. do Nascimento Braga
Projeto gráfico:
Paula Caetano
Diagramação: Michelle Saab Meireles
Fotos: Priscila Domingues
Versão Web: Fernando da Costa Ribeiro
Tiragem: 600 exemplares
Impressão: Gráfica UERJ
Contatos para divulgação de cursos e eventos: comuns@uerj.br.
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.