Publicações
02 a 08 de maio de 2016 Ano XIX • Nº 744
Cooperação Internacional da UERJ amplia horizontes
Com a importante missão de inserir a Universidade no espaço acadêmico internacional, acompanhando o processo de con¬solidação da qualidade na formação discente e nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Cooperação Internacional, departamento anteriormente vinculado à Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (SR-2), agora integra o quadro de Diretorias da UERJ. A mudança foi formalizada pelo Ato Exe¬cutivo de Decisão Administrativa (AEDA) nº 017/ Reitoria/2016, instituído pelo Reitor Ruy Garcia Marques e em vigor desde 1º de março. Com a nova organização, a Diretoria de Cooperação Internacio¬nal (DCI) está subordinada diretamente à Reitoria.
À frente da Diretoria está a professora Cristina Russi. Formada em Engenharia Química, Cristina Russi é Professora Associada do Departamento de Processos Químicos do Instituto de Química, onde atua no curso de Graduação em Engenharia Química e nos cursos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-graduação em Química e em Engenharia Química da UERJ. “A DCI é importante na instituição de parcerias, já que recebe e coloca os professores e pesquisadores em contato. São eles que vão manter essa cooperação e, dentro dessa cooperação, permitir que os alunos também façam intercâmbio. Nós trabalhamos, atualmente, com 14 pessoas. Temos a parte de convênios, de recebimento de delegações e a parte de intercâmbio, que envia e recebe estudantes”, explica Cristina, que desde 2008 é a responsável pelas questões referentes à coope¬ração internacional na UERJ.
Atualmente, a Diretoria de Cooperação Internacional possui 187 acordos de cooperação ati¬vos com cerca de 40 países, como Moçambique, Canadá, Uruguai, Rússia, Japão, Grécia e Austrália. Dentre os projetos da Diretoria para o ano de 2016, destaca-se a criação de cursos de verão para estrangeiros, como relata Cristina Russi: “Por conta da língua portuguesa, nós somos muito demandados de cursos em outros idiomas, princi-palmente em inglês, e estamos agora trabalhando em cima da abertura de cursos de verão, de curta duração, para que os estrangeiros venham fazer cursos aqui na UERJ”.
Delegação de universidade chinesa visita a UERJ
Na manhã da última terça-feira, 26 de abril, a UERJ recebeu a visita da Nanjing Xiaozhuang University, representada pelo Reitor Wang Guopin e pelos professores Wang Jingping, Li Shengfeng, Jiang Yu e Teng Ju. Além dos membros da universidade chinesa, a reunião teve também a participação do Reitor Ruy Garcia Marques; do Sub-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Egberto Gaspar de Moura; da Diretora de Cooperação Internacional, Cristina Russi; da assessora da DCI, Márcia Amorim; do Diretor do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD), Carlos Elias Pimentel; dos professores do IEFD, Paulo Farinatti e Fabrício Vasconcellos e de Beatriz Puga, representando a professora do Cefet-RJ e vice-presidente da Rede de Assessorias de Relações Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Reari-RJ), Ângela Norte. Além de discutir sobre a cooperação entre as duas instituições, os membros da comitiva chinesa aproveitaram a ocasião para conhecer as instalações do Instituto de Educação Física, como o Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde (LABSAU), Laboratório de Fisiologia Aplicada à Educação Física e o ginásio poliesportivo da UERJ.
“Em novembro do ano passado, a Casa Civil do Governo do Estado organizou uma missão para a China com representantes de universidades da Rede de Assessorias de Relações Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Reari-RJ), da qual eu sou a presidente. Nessa delegação foi a professora e vice-presidente da Rede, Ângela Norte, representando o Cefet-RJ; eu, representando a Reari, e eles abriram mais uma vaga para ir um representante da UERJ, o professor Fernando Altino, do Instituto de Química. Nós fomos com tudo pago pelo governo chinês. Quem organizou a missão pelo lado chinês foi a Província de Jiangsu e nós passamos uma semana lá visitando as universidades. Nós participamos também de um fórum das universidades de língua portuguesa, do qual participaram Macau, Portugal e Brasil. Durante esse fórum, a universidade que veio hoje relatou que o grande interesse deles era a Educação Física, eu falei sobre o curso de Educação Física da UERJ e esse ano eles vieram nos visitar”, explica Cristina Russi, Diretora de Cooperação Internacional.
Segundo Cristina, a visita deve resultar em um acordo internacional entre as duas universidades, no qual está previsto o intercâmbio de alunos, pesquisadores e professores: “De início, eles vão receber professores da UERJ para ensinar não só aos alunos, mas também treinar os professores deles. Posteriormente, eles também têm interesse em mandar alunos para cá e os próprios professores, já que eles não possuem doutorado nessa área."
Programa de Mobilidade Internacional oferece bolsas de estudo na Espanha para alunos de graduação da UERJ
Dois alunos de graduação da UERJ terão a oportunidade de cursar disciplinas na Universidade de Jaén, por meio de convênio firmado entre a universidade espanhola e a Diretoria de Cooperação Internacional (DCI) da UERJ. Podem participar do processo seletivo alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Química, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia Cartográfica, Estatística, Engenharia Elétrica, Informática, Engenharia da Computação, Biologia, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, História, Serviço Social, Psicologia, Letras-Inglês, Letras-Espanhol e História da Arte.
As inscrições para concorrer às bolsas de estudos estarão abertas até o dia 9 de maio e os inte¬ressados em participar da seleção devem preencher os seguintes requisitos: estar regularmente matriculado e inscrito em disciplinas; quando de sua inscrição, ter integralizado, no mínimo, 40% dos créditos obrigatórios previstos em seu curso; não ter ultrapassado o máximo de 90% dos créditos obrigatórios previsto em seu curso; ter CR igual ou superior a 7,0 ou CR igual ou superior ao CR médio do curso; não ter participado de programa de intercâmbio da UERJ com mais de 6 meses de duração; e ter nível de Espanhol correspondente a no mínimo DELE – B1 com comprovação.
O período de intercâmbio será de setembro de 2016 a janeiro de 2017 e os alunos contemplados receberão uma bolsa no valor de € 2,000.00 (dois mil euros), pagos em parcela única, pela Universidade de Jaén, após o registro do aluno na universidade acolhedora. As candidaturas deverão ser apresentadas à Diretoria de Cooperação Internacional, no campus Maracanã, Pavilhão João Lyra Filho – R. São Francisco Xavier, 524 – sala T030/F. Os candidatos poderão observar todos os critérios e procedimentos de inscrição no edital de seleção 2016 disponível em www.sr2.uerj.br/dci. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2334-0797.
UERJ sedia evento internacional sobre comunicação e cultura
Corpo, arte, subjetividade, tecnologia, memória e midiativismo são alguns dos temas do ciclo interna¬cional de debates “Comunicação, Imaginário e Cultura no Rio de Janeiro”, organizado pelo Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Inovação e Cultura (LAMPE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ (PPGCom) e à Faculdade de Comunicação Social (FCS) da UERJ.
Com duas sedes simultâneas, o evento ocorrerá na UERJ nos dias 4, 10 e 18 de maio, na sala 10.121, no bloco F do Pavilhão Reitor João Lyra Filho. Já nos dias 9 e 19 de maio as atividades acontecerão na Região Serrana, no campus Petrópolis do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), que fica na Rua do Imperador, 971 (prédio do antigo Fórum), no Centro Histórico.
Entre os palestrantes, destacam-se convidados internacionais, oriundos da Université de Paris XIII e da École Nationale Supérieure d'Architecture; e nacionais, como professo¬res da PUC-RS, da PUC-Rio, do Cefet-RJ, da USP e das universidades federais de Viçosa (UFV), de Juiz de Fora (UFJF), Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). O ciclo tem apoio da Fun¬dação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Casa dos Saberes Empresariais, Artísticos e Culturais (CEAC) e do Petrópolis Conven¬tion & Visitors Bureau (PC&VB).
A programação completa do evento está dis¬ponível em www.ppgcom.uerj.br. Mais infor-mações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2334-0757, das 10h às 18h, ou pelo e-mail ppgcomdivulga@gmail.com. A entrada é gra¬tuita e não há necessidade de inscrição prévia.
AGENDA 02 a 08 de maio de 2016
ATÉ TERÇA, DIA 3
CÉLULAS E MOLÉCULAS NA RESPOSTA IMUNOLÓGICA:
as ins¬crições para o curso “Células e Moléculas na Resposta Imunológica” podem ser feitas até o dia 3 de maio, no site do CEPUERJ (www.cepuerj.uerj.br). O curso será realizado de forma on-line, através do site do TeleSSaúde (www.telessaude.uerj.br), entre os dias 10 de maio e 23 de julho e é voltado a graduandos, pós-graduandos, graduados em Ciências da Saúde e profissionais desta área.
QUINTA, DIA 5
MÍDIA EM MOVIMENTO:
no dia 5 de maio, o Laboratório de Comunicação Dialógica, da Faculdade de Comunicação Social (FCS), promove o lançamento do documentário “Mídia em Movimento”. Dirigido por Marcelo Ernandez, professor da FCS, o longa-metragem visa discutir a democratização da informação do Brasil. A exibição será feita às 19h, no Ponto Cine – Guadalupe Shopping (Estrada do Camboatá, 2300). Para mais informações sobre o filme e locais de exibição, acesse: www.facebook.com/midiamovimento.
QUARTA, DIA 4
MACHADO DE ASSIS E O CÂNONE OCIDENTAL:
a EdUERJ lança, no dia 4 de maio, às 17h, o livro “Machado de Assis e o cânone ocidental: itinerários de leitura", da professora Sonia Netto Salomão (Sapienza, Universidade de Roma). Durante o evento, haverá palestra com a autora, seguida da mesa-redonda "Machado de Assis e o cânone ocidental: modelos e antimodelos", com os debatedores José Luis Jobim (UFF) e José Cezar de Castro Rocha (UERJ) e a coordenação de Renato Lessa (presidente da BN). O lançamento será no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, que fica na Rua México s/nº, no Centro (acesso pelo jardim da BN).
SEXTA, DIA 6
COART ÀS SEXTAS:
música e dança se unem na segunda edição do evento “COART às sextas”, que acontece no dia 6 de maio. O aulão de dança de salão com Dani Nistra e acompanhamento do maestro Ernani Marone será das 18h30 às 21h30, no Centro Cultural da UERJ (em cima do restaurante universitário). Serão emitidos comprovantes de participação aos alunos presentes no evento. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2334-0625.
Expediente
Reitor: Ruy Garcia Marques
Vice-reitora: Georgina Muniz Washington
Diretoria de Comunicação Social
Direção: Luiza Cruz Mtb 15.651/96/23
UERJ em Dia
Redação: Priscila Domingues e Paulo Filgueiras
Estagiária: Camila Ferreira
Revisão: Dulcileide V. do Nascimento Braga
Projeto gráfico:
Paula Caetano
Diagramação: Michelle Saab Meireles
Versão Web: Rosani Teixeira da Silva
Fotos: Priscila Domingues
Tiragem: 600 exemplares
Impressão: Gráfica UERJ
Contatos para divulgação de cursos e eventos: comuns@uerj.br.
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.