Publicações
25 de abril a 01 de maio de 2016 Ano XIX • Nº 743
UERJ recebe comitiva da Universidade Estadual de Goiás
A UERJ recebeu, nos dias 11 e 12 de abril, a visita de membros da administração central da Universidade Estadual de Goiás (UEG), cuja sede fica no município de Anápolis. O objetivo foi conhecer de perto as experiências fluminenses em inovação tecnológica, registro de patentes e contrato de royalties, por meio do Departamento de Inovação (InovUERJ), vinculado à Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (SR2).
Na ocasião, a comitiva do reitor da UEG, Haroldo Reimer, foi recepcionada pelo reitor Ruy Garcia Marques, pela vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington, pela procuradora geral Rose Melo Vencelau Meireles e pela diretora do InovUERJ, Marinilza Bruno de Carvalho. A visita foi motivada pelo interesse próprio da instituição goiana em avançar nas ações da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AITT), no programa de incubadoras (ambos da própria universidade) e também em ampliar a atuação junto ao Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás (Inova Goiás).
“Visitamos a UERJ para pegar mais informações, ter mais subsídios sobre como esse trabalho aqui do InovUERJ foi estruturado ao longo dos anos e em que momento houve o seu desabrochar. Queremos ouvir com muita atenção, fazer os diálogos necessários e, no retorno, ver o que podemos traduzir em termos de práticas para o nosso cotidiano”, afirmou Reimer.
Já a professora Marinilza Bruno de Carvalho está na expectativa da assinatura de um acordo de cooperação técnica entre as duas universidades públicas. “Fizemos uma apresentação geral da UERJ, uma exposição das metodologias desenvolvidas e utilizadas no InovUERJ, dos modelos e dos projetos que realizamos do ponto de vista de gestão, de inovação e do empreendedorismo, ou seja, tudo que fizemos ao longo dos 16 anos de resultados, além da parte de legislação”, explicou a diretora.
Criada em 1999, a UEG possui uma estrutura multicampi, abrigando cerca de 20 mil estudantes de graduação e de pós-graduação em diferentes áreas do conhecimento, sendo considerada referência no ensino de licenciaturas e nas ciências agrárias.
Também participaram da capacitação o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, Ivano Alessandro Devilla; o assessor de Pesquisa e Inovação, Eduardo Braz Pereira Gomes; o gerente jurídico, Karlos Matias Oliveira; e a assessora jurídica, Fernanda Maria Barroso Freitas.
Membros do Conselho de Curadores da UERJ tomam posse
Em reunião realizada no dia 20 de abril, os membros do Conselho de Curadores foram empossados para o quadriênio 2016-2016. O Conselho de Curadores é o órgão de controle interno que exerce a fiscalização financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da UERJ, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, eficácia, aplicação de subvenções e renúncia de receitas. Presidido pelo reitor, o Conselho é composto por um representante da Universidade eleito pelo Conselho Universitário (CONSUN), por três membros indicados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e por seus respectivos suplentes.
“Curador significa tutor, defensor e protetor. E é nesse sentido de protetor da Universidade que nós vamos dar posse hoje ao Conselho de Curadores. Eu deposito nesse Conselho de Curadores, que hoje inicia sua gestão 2016-2019, uma função primordial, que é verificar se nós estamos fazendo as coisas corretamente. Eles vão ser os orientadores de como nós devemos nos portar, se nós estamos fazendo algum procedimento errado, se tem alguma coisa que nós podemos melhorar ou inovar, então é nesse sentido. É um grupo muito seleto e muito bom de curadores, três membros titulares e três membros suplentes que foram nomeados pelo Governador e, nós aqui da UERJ, por meio do Conselho Universitário, indicamos um membro titular e um suplente. Estou muito esperançoso que seja muito bom para nós”, declarou o Reitor Ruy Garcia Marques.
São curadores titulares: Maria Eugênia de Las Mosconi de Gouvêa; Jorge Luiz de Carvalho Lauria; Maria Carolina Pinto Ribeiro e Alfredo de Souza Coutinho Neto. São membros suplentes: João Eduardo de Alves Pereira; Alexandre Reis Githay da Silva; Consuelo Borges Raposo da Câmara e Roberto Rodriguez Dória. Além da posse, também foram realizadas no dia 20 de abril as primeiras sessões ordinária e extraordinária do Conselho, com a presença da Vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington, do Auditor Geral da UERJ (AGUERJ), Wanderley da Cruz Amaral, e de Lauriceia Gomes, da Auditoria Geral da UERJ.
Seminário Internacional de Direitos Humanos, Violência e Pobreza está com prazo aberto para submissão de trabalhos
Tema sensível e importante, a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje, será o assunto central do VI Seminário Internacional de Direitos Humanos, Violência e Pobreza. Organizado pelo Programa de Estudos de América Latina e Caribe (PROEALC), vinculado ao Centro de Ciências Sociais da UERJ, o Seminário será realizado entre os dias 19 e 21 de outubro de 2016, no Pavilhão João Lyra Filho, campus Maracanã.
Na programação, estão previstas apresentações de grupos de trabalho, mesas-redondas e um workshop com intercâmbio de experiências. A submissão de trabalhos para apresentação oral pode ser feita até o dia 31 de maio. A seleção será realizada com base na avaliação dos trabalhos completos, que deverão ser enviados para o e-mail específico de cada um dos sete grupos de trabalho (“Direitos Humanos e Criminalização da ‘Questão Social’ na América Latina”; “Políticas Públicas, Cidadania e Direito Humanos”; “Políticas Sociais de Proteção a Crianças e Adolescentes na América Latina”; “O Papel do Estado e da Sociedade Civil na Garantia de Direitos”; “Direitos Humanos e a Questão da Violência Contra Crianças e Adolescentes na América Latina”; “Direitos Humanos e Educação na América Latina” e “Direito à Cidade e Direitos Humanos”). O edital completo de submissão de trabalhos para apresentação de comunicação oral, assim como as informações sobre as modalidades de participação no “VI Seminário Internacional de Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje” estão disponíveis em www.proealc.uerj.br/seminariovi. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2334-0276 ou pelo e-mail proealc@gmail.com
AGENDA 25 de abril a 01 de maio de 2016
SEGUNDA, 25/04
OS CONFRONTOS DA COMUNICAÇÃO:
no segundo encontro do Ciclo de Palestras "Os confrontos da comunicação", que acontece no dia 25 de abril, Muniz Sodré, professor e pesquisador visitante da UERJ, aborda "A natureza magnética e sensível do bios virtual", numa interlocução com o campo da Psicologia. A palestra, realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social, começa às 14h, no Auditório do PPGCom-UERJ, localizado na sala 10.121, bloco F. Mais informações: ppgcomdivulga@gmail.com
1500: ENCONTROS E DESENCONTROS:
No dia 25 de abril, segunda-feira, às 20h, acontecerá o segundo debate do ciclo “Literatura entre discursos: pensando o Brasil”, no Teatro Casa Grande, com o tema “1500: Encontros e desencontros”. Participarão do debate a cineasta Ana Carolina, o ex-reitor da UERJ, Ivo Barbieri, e o antropólogo Otávio Velho, com a mediação de Marcelo Barbosa, diretor-executivo do Instituto Casa Grande (ICG). A abertura do evento será feita por Saturnino Braga, presidente do ICG. O Teatro Casa Grande fica na Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – Shopping Leblon. Mais informações: 2334-8227.
ATÉ SEXTA, DIA 29
EXPOSIÇÃO “O RIO DE JANEIRO CONTINUA ÍNDIO”:
a exposição tem como objetivo apresentar ao público a influência ancestral dos índios no modo de ser carioca, desde o início da colonização do Brasil até os dias atuais. De curadoria de José Ribamar Bessa Freire e Carlos Augusto da Rocha Freire, a exposição ficará em cartaz até o dia 29 de abril, das 9h às 20h, no Salão 1 do Centro Cultural da UERJ. Mais informações pelo telefone (21) 2334-0114 ou através do e-mail: coexpa.uerj@gmail.com.
QUARTA, 27/04
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE PRECISÃO (AMP):
palestras e minicursos sobre administração municipal com geotecnologias serão realizados nos dias 27 e 28 de abril, em evento promovido pelo Núcleo de Geotecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Sistema Labgis). Com temas como “O desafio olímpico do Rio de Janeiro” e “Qual o valor da informação geográfica para uma melhor gestão pública?”, o evento será realizado nas modalidades presencial e à distância, sendo voltado a técnicos e gestores públicos, profissionais e estudantes que se interessem pelas ações públicas municipais que podem ser aprimoradas com Geotecnologias. A inscrição pode ser realizada através do site www.amp.uerj.br/2016/. Mais informações: (21) 2334-1036 ou amp@labgis.uerj.br.
Expediente
Reitor: Ruy Garcia Marques
Vice-reitora: Georgina Muniz Washington
Diretoria de Comunicação Social
Direção: Luiza Cruz Mtb 15.651/96/23
UERJ em Dia
Redação: Priscila Domingues e Paulo Filgueiras
Estagiária: Camila Ferreira
Revisão: Dulcileide V. do Nascimento Braga
Projeto gráfico:
Paula Caetano / Diagramação: Michelle Saab Meireles / Versão Web: Rosani Teixeira da Silva
Fotos: Priscila Domingues, Paulo Filgueiras e Nádia Mathias
Tiragem: 600 exemplares
Impressão: Gráfica UERJ
Contatos para divulgação de cursos e eventos: comuns@uerj.br.
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.