Publicações
28 de março a 03 de abril de 2016 Ano XIX • Nº 739
UERJ renova convênio com universidade japonesa e ganha escritório técnico
A UERJ e a Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS) inauguraram, em 18 de março, um escritório para prestação de serviços nas áreas de estudos japoneses e de ensino de língua japonesa. O ato é um dos desdobramentos da assinatura do acordo de cooperação e intercâmbio entre as duas universidades, realizada no mesmo dia, no Teatro Odylo Costa, Filho, com a participação de diversas autoridades, estudantes e pesquisadores.
Sediada na UERJ, a base do Global Japan Offices no Brasil é a nona a ser inaugurada pela TUFS em parceria com o governo japonês,
tendo outras já em funcionamento em Myanmar, na China, em Taiwan, na Coreia do Sul, na Espanha e na Inglaterra.
O objetivo do espaço é promover a difusão da língua e da cultura japonesa pelo mundo, assim como a internacionalização
de estudos acadêmicos, através de aulas, seminários, programas educacionais, ofertas de estágios, atividades voluntárias,
serviços de consultorias, dentre outros.
A meta dos japoneses é atingir 38 bases ao redor do planeta nos próximos dez anos.
A inauguração celebra o centenário do curso de língua portuguesa da TUFS, renomada universidade pública federal japonesa voltada para estudos de línguas estrangeiras e assuntos internacionais, com 140 anos de tradição. Paralelamente, marca também os 16 anos de convênio firmado entre a UERJ e a TUFS, o qual já foi renovado três vezes e, agora, entra em seu quarto período. A parceria já resultou na concessão de bolsas de estudos integrais para 10 alunos de graduação da UERJ estudarem no Japão. Em contrapartida, a UERJ já recebeu mais de 30 alunos japoneses de graduação e pós-graduação da TUFS. Além disso, desde 2015, estudantes do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) têm a possibilidade de prestar vestibular para a TUFS, onde quatro alunos do CAp irão cursar a graduação a partir de abril.
Na cerimônia de assinatura do termo, o reitor da TUFS, Hirotaka Tateishi, destacou que a relação de pesquisa entre as duas universidades tem se ampliado. “Somos a primeira universidade japonesa no estudo da língua portuguesa. Espero que nossa universidade continue a trabalhar em cooperação com o Brasil, especialmente, com o Rio de Janeiro, para promover o ensino da língua japonesa”, defendeu. Já o cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Tsuyoshi Yamamoto, acredita na intensificação do intercâmbio acadêmico entre os dois países. “Considero esse processo muito positivo para o futuro nas relações dos dois países”, afirmou.
Para o reitor da UERJ, Ruy Garcia Marques, o relacionamento entre as duas universidades se fortalece com a inauguração do primeiro escritório do projeto japonês na América do Sul. Já para a vice-reitora, Maria Georgina Muniz Washington, trata-se de mais um passo na inserção da UERJ no cenário internacional, contemplando atividades de ensino, pesquisa e extensão: "A UERJ criou o curso de japonês há 16 anos na gestão do reitor Nival Nunes de Almeida. Essa integração para nós é extremamente importante. Vamos trabalhar para manter unidos os laços entre essas duas culturas".
O Global Japan Office funcionará na sala 3030, bloco E, do Pavilhão Reitor João Lyra Filho. O escritório será coordenado conjuntamente pela TUFS, pelo setor de Japonês do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras e pelo Centro de Educação e Humanidades da UERJ.
Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel promove debate sobre Sérgio Buarque de Holanda
Com a proposta de promover o livro, a leitura e uma aproximação cada vez maior com o público, a Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel — posto avançado da UERJ em Botafogo — iniciou, no dia 17 de março, uma nova modalidade de encontro às comunidades interna e externa da UERJ. Através de uma parceria com a Universidade de Princeton (Estados Unidos) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi lançado o evento “Jornadas Casa Dirce”, cuja proposta é discutir periodicamente, durante todo um dia, uma obra relevante e recentemente lançada no mercado editorial, sempre com a participação de intelectuais, estudantes e demais interessados.
No encontro inaugural, mais de 30 pessoas debateram o livro “Signo e Desterro — Sérgio Buarque de Holanda e a imaginação do Brasil”, de autoria do professor titular do Programa de Estudos Latino-americanos de Princeton, Pedro Meira Monteiro, que também é autor de outros estudos sobre Holanda. Lançada no ano passado pela Hucitec Editora, a obra aborda o pensamento político-social brasileiro, desenvolvido nas ciências sociais, na história e nos estudos literários, a partir de uma análise ampliada do livro “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda.
José Lúcio Nascimento Júnior cursa mestrado em Histórica na UERJ. Ao visitar pela primeira vez a Casa de Leitura, acredita que o local tem uma importância fundamental para divulgação da produção científica. “É muito bom saber que existem espaços como esse à disposição dos autores. Em relação à jornada, foi uma oportunidade de reunir pessoas de diversas áreas, com diferentes olhares sobre Sérgio Buarque. Do ponto de vista acadêmico, isso é extremamente proveitoso”, explicou.
Além do professor Pedro Monteiro, participaram do debate o ex-reitor da UERJ e fundador do espaço, professor Ivo Barbieri; a presidente da Casa Dirce, Maria Aparecida Salgueiro; o coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Casa, João Cezar de Castro Rocha; além de pesquisadores e estudantes da UERJ, da UFRJ e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A programação completa dos eventos organizados pela Casa Dirce pode ser obtida através do telefone (21) 2334-8227 ou pelo site www.casadirce.com.br O endereço é Rua das Palmeiras, 82, Botafogo.
AGENDA 28 de março a 03 de abril de 2016
Até Segunda, 28/03
DOUTORADO EM MICROBIOLOGIA MÉDICA HUMANA:
hoje é o último dia para realizar a inscrição para o doutorado em Microbiologia Médica e Humana, oferecido pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM/UERJ). A abertura da turma está prevista para o primeiro semestre deste ano e serão oferecidas 10 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo site do Centro de Produção da UERJ (Cepuerj): www.cepuerj.uerj.br.
BIOLOGIA MOLECULAR HUMANA:
estão abertas, até o dia 30 de março, as inscrições para o Curso de Especialização em Biologia Molecular Humana. Podem se inscrever aqueles que possuem o diploma de graduação em qualquer área das Ciências da Saúde, emitido por Instituições de Ensino Superior (IES) oficiais ou reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação. O curso será realizado na Policlínica Piquet Carneiro (Avenida Marechal Rondon, 381, São Francisco Xavier). As inscrições podem ser realizadas pelo site do Cepuerj: www.cepuerj.uerj.br. Mais informações pelo telefone 2334-0639
QUARTA, 30/03
MESTRES DA POESIA MODERNA:
estão abertas as inscrições para o curso “Mestres da poesia moderna”. Organizado pela Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel, o curso tem como principais objetivos promover a leitura e a análise de poemas e depoimentos de poetas que construíram os alicerces e os parâmetros do Modernismo euro-americano. O curso começará no dia 30 de março, das 18 às 21 horas, na Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel (Rua das Palmeiras, 82 – Botafogo). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: inscrições@gmail.com. Mais informações através do e-mail: casadircelivro@gmail.com.
GERIATRIA E GERONTOLOGIA:
foram prorrogadas até o dia 30 de março as inscrições para a primeira turma de 2016 do Curso de Especialização em Geriatria e Gerontologia da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/UERJ). As inscrições podem ser feitas, de 9 às 18 horas, no Cepuerj (Centro de Produção da UERJ), que se localiza à Rua São Francisco Xavier, 524, sala 1006, bloco A, 1° andar – Maracanã. Mais informações pelo telefone 2334-0639, pelo e-mail cepuerj@uerj.br ou pelo site www.unati.uerj.br
ATÉ QUINTA, 31/03
ANO DO SAMBA NA UERJ:
o Departamento Cultural da UERJ (Decult/UERJ) convida a todos para contribuir na construção do calendário de atividades do “Ano do Samba na UERJ”. Dessa forma, o Decult está reunindo diversas sugestões, tais como peças, apresentações musicais, performances, textos para publicações, seminários, entre outros. As propostas podem ser enviadas, até o dia 31 de março, para o e-mail decult@gmail.com ou podem ser entregues diretamente na secretaria do Departamento, na sala 56, no térreo do Bloco F do Pavilhão João Lyra Filho. Mais informações pelo telefone 2334-0938.
Expediente
Reitor: Ruy Garcia Marques
Vice-reitora: Georgina Muniz Washington
Diretoria de Comunicação Social
Direção: Luiza Cruz Mtb 15.651/96/23
UERJ em Dia
Redação: Priscila Domingues e Paulo Filgueiras
Estagiária: Camila Luz
Revisão: Dulcileide V. do Nascimento Braga
Projeto gráfico:
Paula Caetano / Diagramação: Michelle Saab Meireles / Versão Web: Rosani Teixeira da Silva
Fotos: Nádia Mathias e Paulo Filgueiras
Tiragem: 600 exemplares
Impressão: Gráfica UERJ
Contatos para divulgação de cursos e eventos: comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.