Publicações
21 a 27 de março de 2016 Ano XIX • Nº 738
Laboratório de Tecnologias
de Informação e Comunicação da UERJ cria
galeria virtual de fotos do Rio de Janeiro
Da Central do Brasil ao Cristo Redentor, dos Arcos da Lapa à Cidade Olímpica, o aplicativo Rio Virtual promove um passeio pelos lugares que fazem do Rio de Janeiro a Cidade Maravilhosa. Composta por fotografi as que representam aspectos artísticos e culturais, a galeria Rio Virtual é organizada em 5 seções que trazem imagens que marcaram a história do município, de forma a demonstrar de maneira futurista, aspectos que marcaram e ainda hoje são fundamentais no município do Rio de Janeiro.
Um museu em realidade virtual do Rio de Janeiro, o Rio Virtual foi criado pela Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT) do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (LaTIC), da Coordenadoria de Avaliação, Projetos Especiais e Inovação pertencente à Sub-reitoria de Graduação da UERJ, e é uma forma de conhecer a história e as maravilhas do município do Rio de Janeiro através da imersão proporcionada pelo uso da tecnologia de realidade virtual, por meio da utilização de óculos específi cos para realidade virtual, a experiência se torna mais imersiva, tornando-se mais signifi cativa para o usuário. Entretanto, a galeria Rio Virtual está disponível para ser visitada com uso de qualquer smartphone android com giroscópio, ampliando assim o acesso aos que não possuem os óculos para realidade virtual.
Participaram do desenvolvimento do aplicativo a coordenadora do LaTIC Marcia Taborda; as pedagogas Alexsandra Barbosa e Rosana Carlos Vidal; o programador visual Rafael Costa; o programador PHP/Python Charles Annibal dos Santos; a bolsista Qualitec Renata Viana; o bolsista de Ciência da Computação Matheus Ruiz; as bolsistas de Pedagogia Beatriz dos Santos, Danielle Sobral, Isadora Salvador e Layane Felismino, e o bolsista de Áudio e Vídeo (PEBIT/FAETEC), Luiz Neto.
O trabalho desenvolvido pelo LaTIC já rendeu frutos. O aplicativo Rio Virtual conquistou o Prêmio Aluno na 3ª edição do "Concurso Rio Apps — Cidade Olímpica", organizado pela Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia, da Prefeitura do Rio de Janeiro. O concurso recebeu a inscrição de 70 projetos, dos quais 14 foram selecionados para a premiação, que foi dividida em 7 categorias: Melhor Aplicativo, Aluno, Investidor, Escolha Popular, Trabalho e Emprego, Rio Cidadania, além de menções honrosas. O aplicativo Rio Virtual pode ser baixado em https://play.google.com/ store/apps/details?id=com.RioRV.
Representantes de universidades estrangeiras visitam a UERJ
Na última semana, a UERJ recebeu a visita de duas delegações de universidades estrangeiras, com o objetivo de aprofundar acordos bilaterais de extensão, educação e pesquisa. No dia 10 de março, Paola Sinibaldi e Francesa Dominici, representantes da Università degli Studi di Roma "Tor Vergata", na Itália, conversaram com o reitor da UERJ, Ruy Garcia Marques, com a vice-reitora, Maria Georgina Muniz Washington, as sub-reitoras de Graduação e de Extensão e Cultura, Tania Maria de Castro Carvalho Netto e Elaine Ferreira Torres, os assessores do Departamento de Cooperação Internacional (DCI), Márcia Amorim e Oscar Rocha Barbosa e o coordenador do Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde do IEFD, Paulo Farinatti, sobre a assinatura de um termo aditivo ao acordo de cooperação existente entre a UERJ e a instituição italiana, que, atualmente, já abrange áreas de Medicina, Letras, Engenharias, entre outras.
Mais tarde, no mesmo dia, foi recebida a delegação boliviana, com o objetivo de promover mais um acordo bilateral com a Bolívia, envolvendo ações e projetos de ensino e pesquisa em diferentes áreas do conhecimento. Participaram do encontro a reitora da Universidad Franz Tamayo (Unifranz), Verónica Agreda de Pazos; o vice-reitor da Unifranz e ex-ministro da Saúde Carlos Dabdoub Arrien; o reitor da UERJ, Ruy Garcia Marques; a vice-reitora, Maria Georgina Muniz Washington; a diretora do Departamento de Cooperação Internacional (DCI), Cristina Russi; os assessores do DCI, Márcia Amorim e Oscar Rocha Barbosa, e o professor da Faculdade de Engenharia e assessor da SR2, Luiz Mundim. Atualmente, na Bolívia, a UERJ já possui acordo de cooperação com a Universidad San Francisco Xavier de Chuquisaca.
Funarte inscreve para Prêmio Arte Monumento Brasil2016
Estão abertas, até 7 de abril, as inscrições para o Prêmio Arte Monumento Brasil2016. A seleção irá contemplar 70 projetos de obras e monumentos permanentes de artes visuais que visem promover, comemorar e homenagear os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil. Com investimento de mais de R$ 2,1 milhões, a iniciativa é da Fundação Nacional de Artes (Funarte), através de uma parceria com o Ministério da Cultura e com a Secretaria de Governo da Presidência da República.
Os projetos deverão ser inspirados na Chama Olímpica, nos Valores Olímpicos e nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O objetivo é valorizar a diversidade e regionalidade das artes visuais brasileiras, de forma a estabelecer também um diálogo entre o esporte, o meio ambiente, as expressões artísticas e culturais brasileiras e o público geral. A proposta é também criar um legado de monumentos permanentes em locais públicos de grande circulação e visitação nas diversas cidades por onde passará a Tocha Olímpica.
Podem participar pessoas físicas e jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, atuantes na área das artes visuais. Não há limite para quantidade de projetos a serem inscritos. No entanto, o interessado poderá ser contemplado em apenas um projeto, com exceção de cooperativas de produtores ou de artistas, bem como associações que abriguem diversos artistas.
O edital, a ficha de inscrição, a carta de anuência e outras informações relacionadas ao prêmio estão disponíveis em http://www.funarte.gov.br/edital/ premio-arte-monumento-brasil2016/
AGENDA 21 a 27 de março de 2016
Segunda, 21/03
Enrique VILA-MATAS E A INTERTEXTUALIDADE:
no dia 21 de março, o curso “Enrique Vila-Matas e a intertextualidade” dá continuidade à discussão poética a partir de análises sobre a obra do escritor espanhol, tendo como ênfase a questão da intertextualidade. O curso começará às 18 horas, na Casa de Leitura Dirce Cortês Riedel (Rua das Palmeiras, 82 – Botafogo). Para participar é necessário se inscrever através do e-mail: casadirce.inscricoes@gmail.com. Mais informações pelo e-mail: casadircelivro@gmail.com.
TERÇA, 22/03
PENSANDO O BRASIL:
o Instituto Casa Grande e a Casa de Leitura Dirce Cortês Riedel convidam a todos para o primeiro encontro da série de palestras “Literatura entre discursos”, que discutirá o tema: “Pensando o Brasil”, refletindo sobre o país e os inúmeros projetos de nação articulados ao longo de dois séculos. O evento acontecerá no dia 22 de março, às 20 horas, no Teatro Oi Casa Grande (Av. Afrânio de Melo Franco, 290, loja A – Leblon). Mais informações pelo e-mail: casadircelivro@gmail.com.
Durante o período de greve, o UERJ em Dia será publicado quinzenalmente.
Expediente
Reitor: Ruy Garcia Marques
Vice-reitora: Georgina Muniz Washington
Diretoria de Comunicação Social
Direção: Luiza Cruz
UERJ em Dia
Redação: Priscila Domingues
Estagiária: Camila Luz
Revisão: Dulcileide V. do Nascimento Braga
Projeto gráfico e diagramação:
Paula Caetano / Versão web: Carlos Eduardo C. Mendes
Tiragem: 600 exemplares
Impressão: Gráfica UERJ
Contatos para divulgação de cursos e eventos: comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.