Publicações
14 a 27 de março de 2016• Ano XIX • Nº 737
Faculdade de Geologia promove seminário sobre poluição e descontaminação da Baía de Guanabara
Nos dias 16 e 17 de março, será realizado o Seminário “Baía de Guanabara: Poluição e Descontaminação”, no auditório 111 (11º Andar, Bloco F) do Pavilhão João Lyra Filho, no campus Maracanã. Organizado pelo Departamento de Estratigrafia e Paleontologia (DEPA) da Faculdade de Geologia da UERJ, o evento trata da discussão científica dos aspectos de poluição e descontaminação da Baía de Guanabara, tema em constante discussão nas últimas décadas por diferentes setores da sociedade. Estarão presentes pesquisadores de distintas instituições do Sudeste do Brasil, bem como membros de órgãos públicos estaduais e municipais, e a programação do seminário inclui uma homenagem aos professores que se destacaram pela sua dedicação à graduação e à pesquisa no DEPA e o lançamento oficial da revista científica do departamento, denominada “Journal of Sedimentary Environments”. Um periódico de acesso aberto que permite a publicação online de artigos de impacto nas áreas de Sedimentologia, Estratigrafia, Paleontologia, Arqueologia, Biologia (associada ao ambiente sedimentar), Espeleologia, Biogeografia, Oceanografia, Ciências Ambientais, Geofísica, Geoquímica, Recursos Energéticos e áreas afins, o Journal of Sedimentary Environments está disponível no portal de publicações eletrônicas da UERJ (www.e-publicacoes.uerj.br).
“O Brasil tem um trabalho extraordinário no campo da Sedimentologia, mas não havia nenhum jornal dessa
área, até agora. Mesmo a nível internacional, jornais específicos de
Sedimentologia só existem dois ou três. Então, achamos que seria uma boa ideia
lançarmos um jornal de Sedimentologia, que se chama Journal of Sedimentary
Environments. É um jornal trimestral, em língua inglesa, para que possam lê-lo
em qualquer parte do mundo e porque é a língua científica oficial, e é open
access, isto é, o jornal é um serviço gratuito prestado à comunidade
científica, ninguém precisa pagar nada para submeter seu trabalho ao jornal,
da mesma maneira que a consulta dos trabalhos também é gratuita”, explica
Virgínia Martins, professora adjunta do Departamento de Estratigrafia e
Paleontologia e uma das organizadoras do seminário.
O Seminário “Baía de
Guanabara: Poluição e Descontaminação” é aberto a todos os interessados e não
é necessário se inscrever para participar. Serão emitidos certificados de
participação àqueles que tiverem 75% de presença no evento. A programação
completa do seminário está disponível em www.uerj.br/lendo_anote.php?id=975.
Mais informações pelo e-mail maria.martins@uerj.br.
CETREINA reformula site com a proposta de atender melhor ao público
O site do Departamento de Estágios e Bolsas (CETREINA) está de cara nova, mais moderno, interativo e fácil de navegar. A reformulação do site, que foi iniciada pela antiga Diretora do Departamento, professora Tania Carvalho Netto, foi concluída recentemente, sob supervisão da professora Maria Isabel de Castro de Souza, nova Diretora do CETREINA. O aprimoramento da página foi planejado de forma a melhorar a vida dos professores e, principalmente, dos alunos, público- alvo do Departamento. “Inicialmente, a direção pediu que mudássemos a parte visual para que ficasse mais agradável, mas acho que essas alterações foram muito mais fundo do que isso. Nós buscamos fazer um site que ficasse mais intuitivo para o visitante e para que fosse mais fácil localizar as informações. No site antigo, existia um grande problema que fazia com que os alunos e também as empresas ligassem para cá para localizar documentos e informações, e agora, no site novo, tem uma página que o usuário acessa e pode ver o resumo de todos os documentos do site”, explica Fernando Alkmin, programador visual da UERJ que atuou na reformulação do site.
Mas as mudanças não param por aí. Em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o CETREINA disponibiliza, no novo site, a lista dos grupos de oferta de estágio de cada centro setorial da UERJ, criados no Facebook pelo DCE com o intuito de otimizar as demandas dos estudantes pela oferta de estágio. Além disso, a direção do CETREINA também estuda a criação de um canal de solicitações de documentação online.
“Às vezes, você tem muitas informações que seriam facilitadoras e disponibilizadas no site, por exemplo, a solicitação de uma declaração de um aluno que vem da FFP para preencher um formulário aqui. Então, já é proposta nossa que, com essa nova dimensão de um site mais clean, mais arrojado e mais fácil de ser transitado, o aluno possa fazer essa solicitação online. Você cria uma situação presencial das exceções, daquilo que realmente for necessário. Uma outra questão que nós estamos pensando são as perguntas mais frequentes, quais são as dúvidas que geralmente surgem e que podem ser colocadas no site. Então, num site com um visual diferente a gente tem condição de colocar essas novas frentes de trabalho”, afirma a Diretora do CETREINA, Maria Isabel de Castro de Souza. Outra novidade do CETREINA é a criação de um blog com o objetivo de ser mais um canal de comunicação com os alunos da UERJ, no qual serão inseridas informações sobre bolsas e estágios disponíveis, além de notícias do mercado de trabalho e dicas valiosas que visam auxiliar os graduandos da Universidade. Para conferir todas as novidades do CETREINA, acesse: www.cetreina.uerj.br
Multiversos em exposição na UERJ
A Galeria Gustavo Schnoor inaugura, no dia 17 de março, às 18h30, a exposição "Multiversos: revisto e ampliado", do artista plástico Raimundo Rodriguez. Na mostra, objetos múltiplos são resgatados e ressignificados. Trevos da sorte, latas, caixas de leite, fórmicas e tecidos compõem o universo poético de Raimundo Rodriguez, que desenvolve inúmeras linguagens como pinturas, desenhos, “não-objetos”, assemblages/colagens, esculturas, entre outros.
"Nas incontáveis dimensões categóricas que a obra de Rodriguez parece transitar, elementos lúdicos justapostos dialogam com mais um universo invisível, dos jogos jogados e gastos, das cartas usadas, dos trevos de cédulas e de perdas e ganhos indecifráveis cujo resultado revela uma sofisticação estética", afirma a curadora Renata Gesomino. A exposição "Multiversos: revisto e ampliado" fica aberta à visitação das 9h às 20h, de segunda a sexta-feira, na Galeria Gustavo Schnoor, localizada no Centro Cultural da UERJ, até dia 29 de abril.
AGENDA
SEGUNDA, 14/03
ORGULHO SUS: no dia 14 de março, às 9 horas, a UERJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, apresenta o “Seminário Orgulho SUS”. O evento, que acontece na Capela Ecumênica da UERJ, tem como público-alvo alunos de graduação dos cursos de saúde, professores, preceptores e residentes da área. A programação completa do seminário está disponível na seção “Anote”, no site www.uerj.br.
CICLO DE PALESTRAS: o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ) iniciou neste mês o Ciclo 2016 de Palestras. Todas as palestras estão abertas ao público e à imprensa, sem a necessidade de inscrição prévia. As palestras se iniciam às 14 horas e ocorrerão na sala de aula do 2° andar do IESP, que se localiza à Rua da Matriz, 82 – Botafogo. Mais informações pelo site www.iesp.uerj.br
PÓS-GRADUANDOS EM HISTÓRIA: estão abertas as inscrições para o “IV Seminário Fluminense de Pós-graduandos em História”, que está sendo organizado pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Podem se inscrever alunos de pós-graduação e de graduação em História de qualquer universidade do Estado do Rio. O evento acontecerá de 19 a 22 de julho, das 9h às 20 horas, na FFP/UERJ, que fica na Rua Dr. Francisco Portela, 1470 – Patronato – São Gonçalo. As inscrições podem ser feitas no site www.cepuerj.uerj.br. Mais informações pelo e-mail ivseminariofluminense@gmail.com
A PARTIR DE QUINTA, 17/03
PSICANÁLISE, POLÍTICA E CLÍNICA: estão abertas as inscrições para o “IV Colóquio do GT Psicanálise, Política e Clínica – Dispositivos de saúde mental: suas políticas na articulação com a psicanálise e a clínica”, que está sendo organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ. Podem se inscrever estudantes universitários, pesquisadores, professores e demais trabalhadores das áreas de saúde, educação, justiça e saúde mental. O evento será realizado nos dias 17 e 18 de março, de 8h30min às 19h30min, na Capela Ecumênica da UERJ, que se localiza à Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã. As inscrições podem ser feitas pelo site www.cepuerj.uerj.br. Mais informações no site do Cepuerj ou pelo telefone 2334-0639.
SEXTA, 18/03
GLOBAL JAPAN OFFICE:no dia 18 de março, acontece a inauguração do Global Japan Office, escritório da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS) que tem como objetivo promover a difusão da língua e cultura japonesa pelo mundo, assim como a internacionalização de estudos acadêmicos. Fruto de uma parceria que existe há 16 anos entre a TUFS e a UERJ, o escritório será coordenado em conjunto com o Setor de Japonês do Departamento de Letras Clássicas e Orientais (LECO), do Instituto de Letras (ILE), do Centro de Educação e Humanidades (CEH) e ficará na sala 3030 (3º andar - Bloco E), do Pavilhão João Lyra Filho, no campus Maracanã. A cerimônia de inauguração será realizada às 11 horas, no auditório 11, (1° andar - Bloco F) da UERJ (Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã). Mais informações pelos sites: www.tufs-sgu.com/gjo e www.tufs.ac.jp/english.
Durante o período de greve, o UERJ em Dia será publicado quinzenalmente.
Expediente
Reitor: Ruy Garcia Marques Vice-reitora: Georgina Muniz Washington
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Luiza Cruz
UERJ em Dia — Redação: Priscila Domingues Estagiária: Camila Luz Revisão: Dulcileide V. do Nascimento Braga Projeto gráfico e diagramação: Paula Caetano Tiragem: 600 exemplares Impressão:Gráfica UERJ Contatos para divulgação de cursos e eventos: comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.