Publicações
07 a 13 de março de 2016• Ano XIX • Nº 736
Desigualdade na América Latina é tema de evento internacional na UERJ
UERJ sediou, na última quinta-feira (03/03), a primeira etapa do Colóquio Internacional “Os dilemas da desigualdade na América Latina”. Promovido conjuntamente pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da UERJ, pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLASCO) e, com apoio da Fundação Ford, o evento promoveu um debate sobre políticas públicas e desigualdade na América Latina, junto a estudantes e docentes. Antes da abertura ofi cial, a comitiva de quase 20 pesquisadores, oriundos de sete países da América Latina e também da Espanha, foi recepcionada pela Vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington, pela Sub-Reitora de Graduação Tania Carvalho Netto, pela Sub-Reitora de Extensão e Cultura Elaine Ferreira Torres e por demais professores da UERJ.
Criado em 1967, o CLACSO é uma instituição internacional não-governamental associada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Atualmente, reúne 481 centros de pesquisa e pós-graduação na área de Ciências Sociais e Humanas em 37 países da América Latina, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, França e Portugal.
A próxima etapa do colóquio será realizada no dia 6 de abril, quando será discutida a desigualdade e a justiça social na América Latina. Com entrada gratuita, o evento acontecerá no auditório 71 do Pavilhão João Lyra Filho, das 17h30 às 20h30. Os participantes receberão, posteriormente, certifi cado emitido pelas instituições organizadoras. Inscrições podem ser feitas em http://www.clacso.org.ar/clacso/coloquio_clacso_fl acso_ppfh/inscripcion.php
Parceria entre unidades promove ampliação da rede de dados da UERJ
Uma parceria entre a Diretoria de Informática (DINFO), o Instituto de Física Armando Dias Tavares e o Instituto de Matemática e Estatística (IME) vem possibilitando melhorias contínuas de infraestrutura nas redes de computadores da UERJ.
No final de fevereiro, foi concluída a ampliação da rede de dados de 1Gbps (gigabit por segundo) para 10 Gbps, cuja migração começou em novembro do ano passado. Os recursos financeiros para o upgrade vieram da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da coordenação do projeto T2-HEPGrid, vinculado ao Departamento de Física Nuclear e Altas Energias (DFNAE) do Instituto de Física.
Segundo a analista de suporte em rede da DINFO, Ana Beatriz Franco, esse aumento de banda vai beneficiar diretamente todos os sistemas internos da universidade, inclusive proporcionando internet de melhor qualidade: “O benefício será gradual. O tráfego e o processamento de dados, por exemplo, ficará cada vez mais rápido. Essa ampliação vai beneficiar também a comunidade externa”.
O professor Alberto Santoro, coordenador do T2-HEPGrid, pesquisa a grande capacidade de computação e de armazenamento de rede através de convênio com o European Organization for Nuclear Research (CERN), cuja sede fica na Suíça. “Quando ingressei na UERJ, alcançávamos apenas 2Mbps (Megabits por segundo). Hoje temos qualidade de processamento de um modo geral. Qualquer movimento que se faça para integrar uma rede com capacidade maior da que habitualmente temos é importante”, defendeu.
A elaboração e supervisão do projeto de captação de recursos junto à Faperj foi feita por Alexandre Sztajnberg, analista de redes da DINFO e professor do IME. Com essa verba e a doação do T2-HEPGrid, foi possível adquirir licença de um roteador, transceptores e cabos óticos, utilizados para a ampliação da rede de dados.
Desde 2013, a UERJ integra o projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e custeada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Um dos objetivos é implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas por uma infraestrutura de fibras ópticas própria. Com a formação da Rede Metropolitana do Rio de Janeiro, a UERJ passou a contribuir, inclusive, com a passagem de dados de diferentes instituições localizadas na zona norte da capital.
Galeria Cândido Portinari inaugura a exposição "(In)Corporações"
Com base no imaginário católico, o artista Antônio Obá promove reflexões sobre o feminino e a religiosidade, através de desenhos, gravuras, objetos, fotografias, instalações e vídeos na mostra "(In)Corporações", que será inaugurada no dia 10 de março, às 18h30, na Galeria Cândido Portinari. No dia da abertura da exposição, o artista fará uma performance, apresentando o trabalho de experimentação poético-artística que vem desenvolvendo há mais de dez anos, em Brasília.
Lidando com materiais considerados tradicionais, artefatos usados no cotidiano doméstico e objetos próprios a liturgias religiosas, ele ativa a corporeidade das coisas em relação aos seres, fazendo pensar em sexo, sacralidade, racismo, entre outros", explica Roberto Conduru, curador da exposição.
"(In)Corporações" fica aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, na Galeria Cândido Portinari, localizada à Rua São Francisco Xavier, 524, no bairro do Maracanã, Rio de Janeiro, até dia 19 de abril.
AGENDA
ATÉ SEGUNDA, 07/03
PRÊMIO MERCOSUL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: estão abertas, até o dia 7 de março, as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, que tem como tema deste ano “Inovação e Empreendedorismo”. Podem concorrer estudantes e pesquisadores nacionais ou residentes nos países membros ou associados ao MERCOSUL. As categorias do Prêmio se dividem em iniciação científica, estudante universitário, jovem pesquisador, pesquisador sênior e integração. As inscrições podem ser feitas pelo site www.premiomercosul.cnpq.br
QUARTA, 09/03
O PAPEL DA ACADEMIA: no dia 9 de março, às 10h30min, o Doutorado em Meio Ambiente fará a aula inaugural de 2016.1, que terá como tema “A Emergência de um Novo Paradigma e da Forma de Agir: O Papel da Academia”. O evento será na Rav 122 (12º andar – Bloco F) e terá como palestrante o Prof. Dr. Josué Setta. Mais informações pelo telefone 2334-0825.
A NOVELA, UMA PROPOSTA DE LEITURA:o grupo permanente de estudos “A Novela, Uma Proposta de Leitura”, coordenado pelo ex-Reitor da UERJ Ivo Barbieri, fará seu primeiro encontro deste ano no dia 9 de março, às 18 horas, e o foco da discussão será a novela de Modesto Carone, “Resumo de Ana”. Os encontros acontecem na Casa de Leitura Dirce Cortês Riedel, que se localiza à Rua das Palmeiras, 82 – Botafogo. As inscrições podem ser feitas pelo site www.casadirce.com.br Mais informações pelo e-mail casadircelivro@gmail.com
QUINTA, 10/03
MULHERES, MERCADO E TRABALHO:Mulheres, mercado de trabalho Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ) convida a todos para a aula inaugural do ano acadêmico de 2016, que contará com a palestra de Nadya Guimarães, da Universidade de São Paulo (USP), e apresentará como tema “Casa e Mercado, Amor e Trabalho, Natureza e Profissão: Mulheres, Mercado e Trabalho”. O evento será no dia 10 de março, às 14 horas, no auditório do IESP/UERJ, que fica na Rua da Matriz, 82 – Botafogo. Mais informações pelo telefone 2266-8300 ou pelo site http://www.iesp.uerj.br
ATÉ SEXTA, 11/03
ADMINISTRAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR: as inscrições para o Curso de Especialização em Gestão dos Processos Educativos na Escola – Administração e Supervisão Escolar irão até o dia 11 de março. O curso está sendo organizado pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ), que se localiza à Rua General Manoel Rabelo, S/N, Vila São Luís – Duque de Caxias. Podem se inscrever graduados tanto em Pedagogia como em Licenciaturas de diversas áreas do conhecimento, que atuem nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e que possuam diploma emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial ou reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). As inscrições podem ser feitas pelo site www.febf.uerj.br Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3651-8445 ou através do e-mail espec.gestao.febf@uerj.br
Expediente
Reitor: Ruy Garcia Marques Vice-reitora: Georgina Muniz Washington
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Luiza Cruz
UERJ em Dia — Redação: Paulo Filgueiras e Priscila Domingues Estagiária: Camila Luz Revisão: Dulcileide V. do Nascimento Braga Projeto gráfico e diagramação: Paula Caetano Fotos: Andréia Rêgo e Paulo Filgueiras Tiragem: 600 exemplares Impressão:Gráfica UERJ Contatos para divulgação de cursos e eventos: comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.