Publicações
15 a 21 de junho de 2015 • Ano XVIII • Nº 711
Projeto "A Física na Música" completa dez anos
Usar a música para motivar o ensino de Física: essa foi a ideia inicial do projeto "A Física na Música", que em 2015 completa dez anos de trabalho interdisciplinar unindo a Física às disciplinas de Matemática, História, Filosofia, Biologia e Música. O projeto é coordenado desde o início pela professora Maria Lúcia Grillo, do Instituto de Física da UERJ, e do maestro Luiz Roberto Perez Lisbôa Baptista.
"A Física na Música tem várias atividades. Entre elas, temos um laboratório que é uma Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT), ligado ao Departamento de Inovação da Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, e o Laboratório de Acústica Ambiental e Musical, onde desenvolvemos trabalhos experimentais e teóricos com equipamentos de acústica e instrumentos musicais, que faz parte do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física - polo UNIRIO (mestrado da Sociedade Brasileira de Física)". Atualmente são oito bolsistas de graduação, pós-graduação e extensão, que desenvolvem atividades de iniciação à docência, estágio interno, iniciação científica, extensão e bolsista sênior da UDT".
Outras ações do projeto são os cursos de extensão divididos em quatro módulos e oferecidos duas ou três vezes ao ano, além de um grupo de 15 alunos nas aulas de cordofones friccionados (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). No projeto também são desenvolvidos trabalhos científicos publicados em revistas e apresentados em congressos nacionais e internacionais.
Em 2013, "A Física na Música" lançou um livro com o mesmo título do projeto, pela EdUERJ e organizado pela professora Maria Lúcia e pelo maestro Luiz Roberto. O volume faz uma análise da música como fenômeno físico que se explica pela matemática e pela própria física.
Para celebrar os dez anos do projeto será realizado um evento no dia 19 de junho, às 17h, na Capela Ecumênica da Universidade. A programação inclui uma mesa-redonda sobre Física, Matemática, Música e Educação e um recital com os alunos e os dois coordenadores do projeto. O repertório da apresentação inclui Beethoven, Mozart, Bach, Chopin, Leo Brouwer e Gluck. O evento é gratuito e aberto a todos.
Programa Línguas para a Comunidade está com inscrições abertas
Até o dia 30 de junho estão abertas as inscrições para o sorteio de vagas para os cursos de idiomas oferecidos no programa Línguas para a Comunidade (LICOM), do Instituto de Letras da UERJ. Podem se candidatar ao sorteio todos que tenham concluído ou que estejam cursando o 3º ano do ensino médio no momento da candidatura.
Serão sorteadas vagas para as turmas de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, latim e português. As aulas terão início no segundo semestre de 2015 e serão ministradas por estagiários, alunos do Instituto de Letras, sob a coordenação de professores do LICOM.
O edital com as normas e os procedimentos do sorteio está disponível em www.licomletrasuerj.pro.br. Outras informações podem ser obtidas na secretaria do LICOM - sala 11.007, 11º andar, Bloco D do Pavilhão Reitor João Lyra Filho, ou pelo telefone 2334-0840.
A Semana 15 a 21 de junho de 2015
SEGUNDA, 15
MESTRADO: encerram-se hoje, as inscrições para a seleção de candidatos para o processo seletivo de mestrado e doutorado em Biologia Vegetal, oferecido pelo programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal para turmas com início no 2º semestre de 2015. As inscrições podem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal, situada na Rua São Francisco Xavier, nº 524, Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha (2º andar, sala 229B), campus Maracanã. Mais informações pelo site www.pgbv.uerj.br ou pelo telefone 2334 -0992.
DOUTORADO: encerram-se hoje, as inscrições para a seleção de candidatos para o processo seletivo de doutorado em Oceanografia oferecido pelo Programa de Pós-graduação em oceanografia para turma no inicio do 2º semestre de 2015. As inscrições podem ser feitas de segunda-feira à sexta-feira, das 13h às 16h, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em oceanografia, situada na sala 4018 (4º andar, Bloco E), campus Maracanã. Mais informações pelo site www.cepuerj.uerj.br ou pelo telefone 2334-0621 ou 2334-0624.
TERÇA, 16
FESTIVAL: de hoje a 19 de junho, das 14h às 18h30, no Teatro Odylo Costa, Filho, a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) realiza a 6ª Edição do Festividade - Festival da 3ª Idade que reúne diversas atividades educativas e socioculturais para o público da 3ª Idade e pessoas interessadas pelos temas propostos. Serão quatro dias de oficinas artísticas e shows. A programação geral do evento prevê também a realização de palestras interativas sobre diversos temas contemporâneos ligados as questões relativas ao envelhecimento humano. O teatro Odylo Costa, Filho fica situado no campus Marcanã. Mais informações pelo site www.unati.uerj.br ou pelo telefone 2334-0604.
QUINTA, 18
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: encerram-se hoje, as inscrições para o curso de especialização em Jornalismo Socioambiental, oferecido pela Faculdade de Comunicação Social. As inscrições podem ser feitas na secretaria de pós-graduação da Faculdade, de segunda a quinta-feira, das 14h às 19h, na sala 10.129 (10º andar, Bloco F), campus Maracanã. Mais informações pelo site www.aconteceh.uerj.br/fcs2013 ou pelo telefone 2334-0757.
SEXTA, 19
PALESTRA: às 14h, no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp), haverá a palestra "A Guerra Literária da Independência", ministrada pelos professor José Murilo de Carvalho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Iesp fica na Rua da Matriz, 82 - Botafogo. Mais informações pelo site www.iesp.uerj.br ou pelo telefone 2266-8300.
SÁBADO, 20
ROTEIRO DO RIO: às 11h, no encontro junto à suntuosa porta da Igreja da Candelária, centro, partirá o passeio "Um Rio de Relíquias - da Candelária e do CCBB à Confeitaria Colombo". O encontro é uma atividade do projeto de extensão Roteiros Geográficos do Rio, do Núcleo de Estudos Sobre Geografia Humanística, Artes e Cidades do Rio de Janeiro NeghaRIO do Instituto de Geografia (IGEOG), coordenado pelo professor Dr. João Baptista Ferreira de Mello, e que visa descortinar a geografia, a história, a arquitetura, a religiosidade, as artes e a cultura do Rio de Janeiro, revelando seus meandros, gênese, expansão, simbologias e metamorfoses. Mais informações pelo site www.roteirosdorio.com ou pelo telefone 98871-7238 (WattsApp). (Em caso de tempo chuvoso, o roteiro será cancelado. É conveniente telefonar para confirmar)
DOMINGO, 21
EXPOSIÇÃO: até 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no núcleo de Memória, Informação e Documentação (MID), o Programa de Estudos e Pesquisa das Religiões, em parceria com o Centro de Ciências Sociais promove a exposição "Novos Rumos" que está aberta para visitação. A exposição reúne peças da cultura japonesa, criadas pelo artista plástico Jota Manu, que criou uma nova arte em bambus, na qual une elementos da natureza com troncos de árvores e canetas hidrocores permanentes. O MID fica na sala 2002 (2º andar, Bloco C), campus Maracanã. Mais informações pelo telefone 2334-0373. A entrada é franca.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-reitor: Paulo Roberto Volpato
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
UERJ em Dia — Edição de texto:: Graça Louzada Equipe: Andréia Rêgo e Priscila Domingues Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.