Publicações
11 a 17 de maio de 2015 • Ano XVII • Nº 707
Primeira Rodada de Ativo Intelectual cuida do conhecimento produzido na UERJ
Até sexta-feira, 15 de maio, o Departamento de Inovação (da Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa) promove reuniões individuais entre o InovUerj e pesquisadores e professores da Universidade interessados em garantir a autoria dos seus trabalhos que sejam resultado de pesquisas, produtos ou serviços; artigos; orientação de teses, dissertações e projetos finais que sejam passíveis de proteção e parceria.
Desta forma, a Primeira Rodada de Ativo Intelectual da UERJ cumpre uma das principais missões da área de inovação, que é registrar e cuidar do patrimônio intelectual desenvolvido na Universidade - além do conhecimento teórico, fazem parte desse ativo programas de computador, topografia de circuitos, obras intelectuais em geral, desenhos, mapas, processos, marcas, objetos de patente etc.
Professores, pesquisadores e orientadores de todas as áreas de conhecimento podem agendar a sua reunião com representantes do Departamento de Inovação/SR-2 no site do InovUerj em www.sr2.uerj.br/inovuerj/.
Ex-Reitora da UERJ faz palestra no Instituto de Medicina Social
A professora e ex-Reitora da Universidade, Nilcéa Freire, faz nesta quinta-feira, 14 de maio, às 10h, no auditório do Instituto de Medicina Social (IMS) uma palestra em que trata do tema "Aborto clandestino e outras violências contra a saúde das mulheres". Atualmente representante da Fundação Ford no Brasil, Nilcéa Freire se formou em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, onde também foi professora por mais de 30 anos.
O auditório do IMS fica no Bloco B, 6º andar, sala 6.012. O evento - que terá como debatedora Maria Luiza Heilborn, professora do IMS que integra o Grupo de Trabalho Gênero e Saúde (ABRASCO) - vai ser transmitido on-line no endereço ttp://bit.ly/imsuerj.
Abertas inscrições para curso sobre sistema eletrônico de editoração de revistas
O portal de publicações eletrônicas da UERJ está convidando editores e/ou colaboradores de periódicos científicos produzidos na Universidade a participarem do curso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) / Open Journal Systems (OJC). As inscrições podem ser feitas até 18 de maio - as instruções para preenchimento do formulário eletrônico estão no link http://goo.gl/forms/uGzrtA1GIs. Será feita uma análise da demanda de acordo com o número de vagas. O resultado das inscrições aprovadas vai ser divulgado até 21 de maio. O treinamento gratuito está previsto para o período entre 6 de junho e 2 de julho (terças e quintas, das 14h às 17h) no Centro de Capacitação da Rede Sirius (Bloco B, 1º andar, sala 1.030).
A Semana 11 a 17 de maio de 2015
Segunda, 11
CONCURSO: até 2 de junho estão abertas as inscrições do concurso para Programador PHP/Phyton (8 vagas) e Programador Java (6 vagas). A carga horária é de 40h semanais com vencimento inicial de R$ 3.150,00. Mais informações no site www.srh.uerj.br/concurso.
LANÇAMENTO EDUERJ: às 19h, lançamento do livro Diálogos Interdisciplinares - Literatura e Políticas Culturais, de Geraldo Pontes Jr., Maurício Barros de Castro e Myrian Sepúlvida dos Santos (orgs). Local: Blooks Livraria, Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema). Mais informações pelo telefone (21) 2559-8776.
Terça, 12
LANÇAMENTO EDUERJ: às 19h, lançamento do livro Homossexualidade e adolescência sob a ótica da saúde, de Stella Taquette. Local: Livraria Argumento, Rua Dias Ferreira, 417, Leblon. Mais informações pelo telefone (21) 2239-5294.
Quarta, 13
DOCUMENTÁRIO: às 18h30, lançamento do documentário África no Horizonte - Etnicidade, Música e Juventude, de Alexandre Garnizé. Haverá mesa de debate sobre o filme, exposição de fotos e apresentação do grupo Tambores do Olokun. Local: Auditório Cartola - Centro Cultural da UERJ, campus Maracanã. Distribuição de senhas às 18h. Mais informações pelo telefone 2334-0625. Entrada franca.
ROTEIRO DO RIO: Caminhando por Negras Geografias no Centro do Rio (1º Roteiro): Do Estácio de Ismael Silva à Casa da Tia Ciata. Encontro: 10h junto à escultura interativa de Ismael Silva (esquina de rua Frei Caneca com avenida Salvador de Sá). Percurso: Praça Ismael Silva; Primeira Igreja Batista; Estácio da escola de samba inaugural; Conjuntos Residenciais Zé Kéti e Ismael Silva (Minha Casa, Minha Vida); Rua Néri Pinheiro; Cidade Nova (do chorinho e do maxixe); Petrobrás; Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro; CEDAE; Escola Ana Néri; estação do metrô Praça Onze; Sambódromo; Monumento a Zumbi dos Palmares; Terreirão do Samba / Palco João da Baiana; Igreja de Santana, avó de Jesus, a Nanã de negra devoção. Coordenação: Prof. Dr. João Baptista Ferreira de Mello. Promoção: Núcleo de Estudos sobre Geografia Humanística, Artes e Cidade do Rio de Janeiro) / Mestrado Doutorado em Geografia) - Instituto de Geografia (apoio institucional SMC Secretaria Municipal de Cultura). Em caso de tempo chuvoso, o roteiro será cancelado. É conveniente telefonar para confirmar - grátis - a pé. Em dia de "casa cheia" recorre-se ao megafone. Whatsapp: (21) 98871-7238. Site: <www.roteirosdorio.com.
ROTEIRO DO RIO: Caminhando por Negras Geografias no Centro do Rio (2º Roteiro): Da Igreja do Rosário e São Benedito à Janela da Anunciação da Lei Áurea no Paço Imperial e de Isabel de Bourbon e Bragança. Encontro: 16h em frente à Igreja de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, Rua Uruguaiana, 77. Percurso: Igreja do Rosário e de São Benedito (visita ao templo das irmandades negras - abrigou a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro de 1737 a novembro de 1808) - Templo do agradecimento da Corte em março de 1808; Rua do Rosário em honra à Senhora do Rosário; Chafariz do Mestre Valentim (filho de português com uma escrava - maior artista do seu tempo depois do Aleijadinho); Janela do Paço Imperial na qual a Princesa Isabel anunciou, ao lado do marido Conde D'Eu, a assinatura da Lei Áurea. Coordenação: Prof. Dr. João Baptista Ferreira de Mello Promoção: Núcleo de Estudos sobre Geografia Humanística, Artes e Cidade do Rio de Janeiro) / Mestrado Doutorado em Geografia - Instituto de Geografia (apoio institucional SMC Secretaria Municipal de Cultura). Em caso de tempo chuvoso, o roteiro será cancelado. É conveniente telefonar para confirmar - grátis - a pé. Inscrições não são necessárias. Em dia de "casa cheia" recorre-se ao megafone. Whatsapp (21) 98871-7238. Site: www.roteirosdorio.com.
ROTEIRO DO RIO: Caminhando por Negras Geografias no Centro do Rio (3º Roteiro): Do Cais e Jardins do Valongo à Pedra do Sal. Encontro: 20h na confluência das ruas Sacadura Cabral e Camerino. Percurso: Jardins do Valongo (subida aos Jardins); Cais do Valongo. Tombado pela UNESCO pelo seu contínuo e dilacerante papel na humanidade por ser o ancoradouro que maior número de escravos recebeu no mundo: um milhão; Rua Sacadura Cabral; Pedra do Sal dos trabalhadores da estiva, do samba, do gênio Pixinguinha, do sambista João da Baiana e do pintor Heitor dos Prazeres em plena "Pequena África do Rio de Janeiro". Coordenação: Prof. Dr. João Baptista Ferreira de Mello Promoção: Núcleo de Estudos sobre Geografia Humanística, Artes e Cidade do Rio de Janeiro) / Mestrado Doutorado em Geografia) - Instituto de Geografia (apoio institucional SMC Secretaria Municipal de Cultura). Em caso de tempo chuvoso, o roteiro será cancelado. É conveniente telefonar para confirmar - grátis - a pé. Em dia de "casa cheia" recorre-se ao megafone. Whatsapp: (21) 98871-7238. Site: www.roteirosdorio.com.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-reitor: Paulo Roberto Volpato
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
UERJ em Dia — Edição de texto:: Graça Louzada Equipe: Andréia Rêgo Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.