Publicações
Boletim Semanal 10 a 16 de fevereiro de 2014 • Ano XVI • Nº 671
Conselho aprova calendário acadêmico para 2014
Na sua primeira sessão ordinária de 2014, dia 4 de fevereiro, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CSEP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro aprovou por maioria de votos (todos os presentes votaram a favor, havendo somente uma abstenção) o calendário acadêmico para 2014. Entre outros pontos, o calendário prevê o recesso da Universidade entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, em função da Lei Geral da Copa (nº 12.663).
Segundo a norma federal assinada pela Presidente Dilma Rousseff os estados, o Distrito Federal e os municípios que vão sediar eventos da Copa do Mundo em 2014 poderão declarar feriado ou ponto facultativo nos dias de jogos. A Lei também define que os sistemas de ensino deverão ajustar os calendários de forma que as férias escolares (nos estabelecimentos das redes pública e privada) compreendam todo o período entre a abertura e o encerramento do evento.
O campus Maracanã não irá abrir no período da Copa, mas o Reitor Ricardo Vieiralves disse que unidades externas poderão solicitar excepcionalidade à decisão, que será encaminhada por ele ao CSEP para avaliação. Segundo o novo calendário acadêmico, o primeiro semestre de 2014 tem início em 17 de março e finaliza em 25 de agosto. As férias vão de 26 de agosto a 9 de setembro, com o segundo semestre começando em 15 de setembro e se estendendo até 6 de fevereiro de 2015.
Responsável pelas questões acadêmicas da Universidade, a professora Maria Luiza Pontes, diretora do Departamento de Administração Acadêmica, reforçou que no recesso todas as aulas da Universidade serão suspensas, bem como os atendimentos ao público feitos pelo setor de protocolo. "A alteração do calendário foi necessária em termos de segurança. Já iríamos parar nos jogos do Maracanã, ou seja, cerca de 15 dias já estavam comprometidos. O que fizemos foi abranger todo o período do evento", explicou.
CAp-UERJ está com inscrições abertas para processo seletivo 2014
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2014 do CAp-UERJ. Serão 120 vagas distribuídas para o 1º e 6º ano do Ensino Fundamental, sendo 60 para cada série. Os interessados devem acessar a página www.cap2014.uerj.br e se inscreverem até o dia 18 de fevereiro. Para o 1º ano será realizado um sorteio público nos dias 17 e 18 de março, já os candidatos ao 6º ano farão uma prova no dia 9 de março. As aulas começam em abril.
Esse será o primeiro processo seletivo que adotará a recém-criada Lei de Cotas do CAp-UERJ (L. 6434/2013). A medida reserva 40% das vagas para ações afirmativas.
Dessa forma, o 1° ano terá 17 vagas para ampla concorrência; 24 para estudantes negros, pardos e índios; três para pessoas portadoras de deficiência; oito para filhos de professores da UERJ e oito para filhos de técnico-administrativos. No caso do 6º ano, serão 17 para ampla concorrência; 12 para estudantes de rede pública de ensino; 12 para estudantes negros, pardos e índios; três para portadores de deficiência; oito para filhos de professores e oito para filhos de técnico-administrativos. O Departamento de Seleção Acadêmica disponibilizou os telefones 2334-0003 e 2334-0004 para tirar dúvidas a respeito do sistema de cotas.
Podem concorrer ao 1º ano crianças que completaram seis anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2014 e que não tenham completado sete anos até 1º de janeiro de 2014. Já para os candidatos ao 6º ano é preciso ter nascido a partir de janeiro de 2002 e já ter concluído o 5º ano do Ensino Fundamental.
SEMANA CULTURAL DO PROJETO CALOURO HUMANO
10 de fevereiro, segunda-feira, às 17h
"Romeu e Julieta", com a Cia. Teatral Nosconosco
Local: Teatro Odylo Costa, filho - UERJ
A Companhia Teatral Nosconosco, que busca adaptar textos clássicos da dramaturgia adulta para a linguagem lúdica, trará "Romeu e Julieta", de William Shakespeare, ao palco. A trama conta o romance de um jovem casal que se apaixona, mas não pode viver esse amor por pertencerem a famílias rivais.
11 de fevereiro terça-feira, às 16h
"Noitada de Samba - Foco de Resistência"
Local: Auditório Cartola - Centro Cultural da UERJ
O filme conta a história do movimento musical e cultural na década de 1970, no Teatro Opinião, no Rio de Janeiro, que apresentou mais de 600 espetáculos ao longo de 13 anos. Importantes nomes da MPB como Cartola, Clementina de Jesus, Moreira da Silva, Nelson Cavaquinho, Lupicínio Rodrigues, D. Ivone Lara, Simonal, Adoniran Barbosa, Alcione e Beth Carvalho participaram do movimento. A exibição do filme será acompanhada por comentários da diretora Cély Leal, jornalista e historiadora, e do professor do Instituto de Letras da UERJ Luiz Ricardo Leitão.
12 de fevereiro, quarta-feira, às 16h
Banda MusikEletroFunk
Local: Salão 2 do Centro Cultural da UERJ
A proposta da banda é mesclar música eletrônica e instrumentos eletroacústicos alternativos sob uma base de música de percussão. O repertório funde música negra tradicional (folclórica) com música pop de todas as origens (Afro beat, Afro pop, Reggae music, Jazz, Rock and Roll, etc). O grupo nasceu do projeto de linguagem musical Musikfabrik, criado pelo arte educador Antônio Spirito Santo em 1995 na UERJ.
13 de fevereiro, quinta-feira, às 15h30
(Re)conhecendo as dependências da UERJ e seu entorno
Local de encontro: Parte interna da portaria da Rua São Francisco Xavier, 524
Os alunos serão apresentados às instalações da Universidade, em evento chamado "(Re)conhecendo as dependências da UERJ e seu entorno", conduzido pelo professor João Baptista Ferreira de Mello. O ponto de encontro será na portaria da Universidade, entrada pela Rua São Francisco Xavier.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-reitor: Paulo Roberto Volpato
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
UERJ em Dia — Edição de texto:: Graça Louzada Apuração: Mayana Garcia e Mirella Arruda Estagiária: Marcele Blanchart Fotos: Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.