Publicações
Boletim Semanal 11 a 17 de novembro de 2013 • Ano XVI • Nº 663
Guia do Parque Nacional da Tijuca estimula a consciência socioambiental de alunos da rede pública
Escolhido em outubro de 2013 como o melhor lugar para caminhadas em área urbana pelo guia internacional de viagens Lonely Planet, o Parque Nacional da Tijuca acaba de ganhar um guia de campo, organizado pela professora Andréa Espinola de Siqueira, do Instituto de Biologia da UERJ, juntamente com uma equipe multidisciplinar de 12 autores.
O Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca descreve com ilustrações o trajeto da Trilha dos Estudantes que, como o nome sugere, é tradicionalmente usada para visitas escolares. O percurso pode ser realizado por qualquer faixa etária e leva em média 40 minutos, dividido em três trechos: Caminho da Cascatinha, (em referência à Cascata Taunay, a mais alta e conhecida queda d'água do Parque, com 35 metros); Caminho dos Bancos (em alusão a dois bancos existentes no trajeto ? de alvenaria com azulejos franceses do século XIX ? e que, segundo a história, eram usados pelas donzelas para descansar de suas caminhadas); e o Caminho do Mesquita, que vai até o Centro de Visitantes, final da trilha.
A publicação é resultado de pesquisa desenvolvida a partir de 2012 com recursos da FAPERJ para o Projeto "A Floresta como Espaço Multidisciplinar na Educação: Conhecendo o Parque Nacional da Tijuca". O objetivo é ser usado como material de apoio aos professores da educação básica na utilização do Parque como local para o desenvolvimento de aulas não formais.
O Guia de Campo destaca pontos que podem ser observados e abordados pelos professores de acordo com a faixa etária dos alunos e com conteúdos curriculares das disciplinas de Ciências, Biologia, Geografia, História e Artes, que vão desde a educação infantil ao ensino médio. Podem ser consultadas as transcrições de textos das placas informativas e direcionais existentes na trilha e os textos dos painéis encontrados na exposição do Centro de Visitantes: com imagens e tempo estimado de caminhada de cada trecho do percurso, sugestões de temas a serem abordados e de atividades que podem ser realizadas em sala de aula.
O material inclui também um guia ilustrado sobre o percurso, além de um panfleto com orientações sobre o Parque para ser distribuído aos visitantes. "Esperamos que o roteiro proposto possibilite um suporte ao professor fora da sala de aula, estimule novas visitas ao Parque e que as propostas com caráter multidisciplinar contribuam para a formação dos alunos, incentivando-os a serem cidadãos com senso crítico do socioambiental, questionadores e conscientes de seu papel na sociedade", diz a professora Andréa Espínola.
A primeira tiragem, distribuída agora apenas em CDs, é de 2.000 unidades, direcionados a professores da educação básica nas escolas das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro. O material também está gratuitamente disponível para download no endereço www.oeco.org.br. Para 2014, está sendo preparado o lançamento de uma nova proposta multidisciplinar que vai abordar outro percurso do Parque Nacional da Tijuca que tem 630 metros, adaptado para pessoas com necessidades especiais.
Informações sobre o Parque
» Parque Nacional da Tijuca - Estrada da Cascatinha, 850, Alto da Boa Vista.
Funcionamento: diariamente, das 8h às 17h (até as 18h no verão).
Telefones: 2492-2252 e 2492-5407.
E-mail: parnatijuca@icmbio.gov.br
Informações sobre o Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca
» Telefone: 2334-0644.
E-mail: contato.decb@hotmail.com e aespinola@uerj.br.
Site: www.oeco.org.br
Professor da UERJ analisa os impactos causados pela demolição da Perimetral no trânsito da cidade
"Para amenizar os transtornos no trânsito, como lentidão e engarrafamentos causados pelo início da demolição do Elevado da Perimetral, os moradores do Rio devem ter uma boa dose de paciência, optar pela utilização de transportes públicos ou buscar vias alternativas de acesso", sugere o professor José de Oliveira Guerra, do Departamento de Construção Civil e Transportes da Faculdade de Engenharia da UERJ.
O professor avalia que o fechamento da Perimetral não causou o congestionamento esperado porque a população atendeu aos apelos da Prefeitura do Rio para o uso de transportes coletivos. Nos arredores do campus Maracanã e do HUPE, por exemplo, o trânsito sofreu pouca alteração no que se refere à lentidão. No entanto, com a interdição da Avenida Rodrigues Alves a partir do dia 14 de novembro, a situação deve se agravar. "Os problemas vão acontecer e a Prefeitura terá que trabalhar muito para evitar que se instaure o caos urbano", diz.
Previsto para ser concluído no fim de 2016, o projeto Porto Maravilha inclui não só a retirada do Elevado, como também a reforma e reurbanização da região da Zona Portuária, e prevê melhores condições de circulação, com a inserção, por exemplo, do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O professor José Guerra afirma que o trânsito em toda a cidade será afetado, com pontos de maior e menor intensidade. "Pagamos, agora, o preço pelos anos de falta de investimento em transportes", diz o professor Guerra.
A Semana 11 a 17 de novembro de 2013
TERÇA, 12
MESA-REDONDA: das 11h às 13h, na sala 1010, campus Maracanã, o Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ realizará a mesa-redonda "Os Caminhos do Sagrado", com a participação do professor Georges Bertin ? diretor executivo e diretor de pesquisas do CNAM País do Loire ? e das professoras Nizia Villaça e Regina Andrade. O evento é aberto ao público e não precisa de inscrição prévia. Mais informações pelo telefone 2334-0236.
QUARTA, 13
SEMINÁRIO: às 9h, no Instituto de Estudos Sociais e Políticos, que fica na Rua da Matriz, 82, Botafogo, haverá o Seminário "Teoria do Antiutilitarismo e Práticas do Convivialismo". O evento é aberto ao público em geral e não precisa de inscrição prévia. Mais informações pelo site www.iesp.uerj.br ou pelo telefone 2266-8300.
CICLO DE SEMINÁRIOS: às 9h, no auditório da Fecomércio, que fica na Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo, haverá a primeira edição do Ciclo de Seminários para o Desenvolvimento do Rio de Janeiro. Para o primeiro debate, o tema escolhido foi o setor petroquímico. Mais informações e inscrições através do site www.ciclodeseminarios.rj.gov.br.
QUINTA, 14
ENCONTRO: às 9h, no auditório Cartola, que fica no Centro Cultural da UERJ (prédio dos alunos), campus Maracanã, haverá o Encontro "Estudar na França com Ciência sem Fronteiras". O evento, que contará com a presença do Cônsul da França no Rio de Janeiro, representantes de cinco Universidades Francesas (Pierre et Marie Curie (UPMC), Université Paris Sud, Université Nantes Angers Le Mans (UNAM), Université Orléans, Université Franche-Comté), Campus France e Aliança Francesa, é aberto ao público em geral e não precisa de inscrição prévia. Mais informações pelo e-mail dci@sr2.uerj.br ou pelos telefones 2334-0797 e 2334-2188.
SEXTA, 15
ROTEIROS DO RIO: às 15h, partirá da Casa de Deodoro, que fica na Praça da República, 197, Centro, o passeio "Ordem e Progresso no Rio dos Símbolos Republicanos". O encontro é uma atividade do projeto de extensão Roteiros Geográficos do Rio, do Núcleo de Estudos Sobre Geografia Humanística, Artes e Cidade do Rio de Janeiro (NeghaRIO) do Instituto de Geografia (IGEOG), coordenado pelo Professor Dr. João Baptista Ferreira de Mello, e que visa descortinar a geografia, a história, a arquitetura, a religiosidade, as artes e a cultura da cidade do Rio de Janeiro, revelando seus meandros, gênese, expansão, simbologias e metamorfoses. Mais informações pelo site www.roteirosdorio.com, pelo e-mail roteirosgeorio@uol.com.br ou pelo telefone (21) 8871-7238. (Em caso de tempo chuvoso, o roteiro poderá ser cancelado. É conveniente telefonar para confirmar).
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-reitor: Paulo Roberto Volpato
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
UERJ em Dia — Edição de texto:: Graça Louzada Apuração: Fausto Jr. e Mirella Arruda Estagiária: Marcele Blanchart Fotos: Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.