Publicações
Boletim Semanal 1 a 7 de julho de 2013 • Ano XVI • Nº 647
Professores e alunos da UERJ recebem termo de outorga da Faperj de 12 novos editais
No dia 25 de junho a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) entregou a pesquisadores, professores e alunos os termos de outorga de 12 novos editais. A cerimônia ocorreu no anfiteatro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e contou com a presença do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, do presidente da Faperj, Ruy Garcia Marques, do presidente da ABC, Jacob Palis, do reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto de Souza Salles, e da presidente do Conselho Superior da Faperj, Eliete Bouskela.
Foram entregues 294 outorgas, distribuídas por 12 programas de fomento, totalizando um investimento de R$ 5 bilhões. Entre os editais estão: Apoio a Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Universidades Estaduais; Apoio à Inovação Tecnológica; Apoio a Projetos de Pesquisa na Área de Humanidades; Apoio à Produção e Divulgação das Artes no Estado do Rio de Janeiro; Apoio à Instituição Estadual de C&T - Faetec; Apoio à Pesquisa Agropecuária no Estado do Rio de Janeiro; Estágio de Doutorando no exterior (doutorado-sanduíche); Apoio à Implantação, Recuperação e Modernização da Infraestrutura para Pesquisa nas Universidades Estaduais do Rio de Janeiro. Na ocasião, o professor Ruy Garcia anunciou também um projeto de implantação de uma bolsa de doutorado-sanduíche inversa, onde pesquisadores de instituições de ensino superior do exterior serão contemplados para estudar em universidades brasileiras, "promovendo e fortalecendo o intercâmbio", disse ele.
Denise Siqueira, professora associada da Faculdade de Comunicação Social e coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UERJ foi contemplada no edital de Apoio a Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Universidades Estaduais com o projeto Infraestrutura para o Programa de Pós-graduação em Comunicação/UERJ, que visa reformar o miniauditório do programa e adquirir equipamentos de informática e de rede. Para a professora, com o projeto, "será possível realizar nossos eventos, filmá-los e transmiti-los via Internet simultaneamente [...]". Denise completa dizendo que "recebemos quase 80 mil reais, o teto que esse tipo de edital permite. Estamos muito felizes e vamos dar prioridade à obra no uso da verba concedida".
Ecomuseu e CEADS lançam jogo da memória no IBRAG-EXT
No dia 3 de julho, durante o "Workshop de Atividades de Extensão e dos Laboratórios Especiais" do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, o IBRAG-EXT, será lançado o jogo da memória Flores da Ilha Grande. O projeto do jogo, criado da parceria entre o Museu do Meio Ambiente e o Parque Botânico do Ecomuseu Ilha Grande, com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), é resultado das pesquisas do projeto Flora da Ilha Grande, coordenado pela pesquisadora Cátia Henriques Callado, professora do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS) da UERJ e chefe do Núcleo Parque Botânico do Ecomuseu.
Para Cátia, "esta iniciativa está inserida entre os objetivos da Universidade, que consistem em difundir o conhecimento gerado e despertar o interesse pela ciência e pela tecnologia em diferentes segmentos da sociedade, em particular, entre as crianças e os jovens". O objetivo do jogo, ainda segundo a professora, é "divulgar, de forma lúdica, o conhecimento científico relativo à Mata Atlântica na Ilha Grande, como forma de promover a conservação do meio ambiente".
As espécies de plantas que compõem o jogo foram catalogadas pela equipe do projeto e fotografadas pela bióloga Carla Y' Gubáu Manão, e os envelopes que o armazenam foram confeccionados em papel artesanal pelos índios Mbyá-Guarani de Angra dos Reis com o apoio do Museu do Índio.
O IBRAG-EXT acontecerá de 9h às 17h na Capela Ecumênica da UERJ e contará com uma mesa-redonda, duas mostras com projetos e atividades realizadas pelo Instituto e uma exposição de stands do Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação (HLA) da Universidade. Mais informações sobre a programação pelo site www.biologiauerj.com.br/workshop.
A Semana 1 a 7 de julho de 2013
TERÇA, 2
SEMINÁRIO: das 13h às 22h, no auditório 91 (9º andar, Bloco F) do Pavilhão Reitor João Lyra Filho, campus Maracanã, acontecerá o IV Seminário Serviço Social e Saúde Mental intitulado "Saúde Mental, Drogas e Direitos Humanos: Enlaçando temas e desafios na agenda ético-política do Serviço Social", promovido e organizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (NEPS) da Faculdade de Serviço Social (FSS) da UERJ. As inscrições serão feitas durante a abertura do evento. Mais informações pelo site saudementalnauerj.blogspot.com.br.
QUARTA, 3
COLÓQUIO: de hoje a sexta-feira, 5 de julho, no auditório 11 (1º andar, Bloco F) do Pavilhão Reitor João Lyra Filho, campus Maracanã, acontece o "II Colóquio Internacional Michel Foucault: a judicialização da vida". A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas no local, durante o evento. Programação e mais informações pelo site www.foucaultjudicializacao.com.br.
QUINTA, 4
EXPOSIÇÃO: às 18h30, na Galeria Candido Portinari, que fica no Pavilhão Reitor João Lyra Filho, campus Maracanã, será inaugurada a exposição Dedeísmo, com obras da artista Maria Andréa Loyola, ou Dedéa, como prefere ser identificada. Na mostra, aberta ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 20h, até 9 de agosto, reúne cerca de 30 obras, entre assemblages (colagens com objetos e materiais tridimensionais) e esculturas.
A entrada é franca. Mais informações pelo telefone 2334-0114.
EXPOSIÇÃO E PALESTRA: às 16h, no Núcleo de Memória, Informação e Documentação (MID), que fica na sala 2002 (2º andar, Bloco C) do Pavilhão Reitor João Lyra Filho, campus Maracanã, será inaugurada a exposição "Arte supraconsciente e espiritualidade: uma transreligiosidade sem fronteiras", que ficará aberta ao público, com entrada franca, até 26 de julho, das 9h às 19h. E às 20h, na Capela Ecumênica, também no campus Maracanã, haverá a palestra "A expressão plástica nos estados holotrópicos de consciência", com Philippe Bandeira de Mello, psicólogo junguiano e transpessoal e professor e pesquisador nas áreas de Psicologia da Religião, Terapias Alternativas e Etnopsicologia.
SEXTA, 5
SIMPÓSIO: das 8h às 19h, no auditório 91 (9º andar, Bloco F) do Pavilhão Reitor João Lyra Filho, campus Maracanã, acontecerá o "III Simpósio do Laboratório Gestáltico: configurações e práticas contemporâneas". Mais informações pelo site www.laboratoriogestaltico.uerj.br e inscrições pelo e-mail laboratoriogestaltico@gmail.com.
PRORROGAÇÃO: encerra-se hoje a prorrogação das inscrições para os processos seletivos de Mestrado e de Doutorado em Engenharia Mecânica (Áreas de Concentração: Fenômenos de Transporte e Mecânica dos Sólidos), para turmas com início no 2º semestre de 2013. As inscrições devem ser feitas na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, situada à Rua Fonseca Teles, nº 121, Edifício Pedro Ernesto, 1º andar - São Cristóvão. Mais informações no local, pelo site www.eng.uerj.br ou pelo telefone 2332-4734 (ramal 225).
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-reitor: Paulo Roberto Volpato
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
UERJ em Dia — Edição de texto:: Graça Louzada Apuração: Lorena Forti e Ricardo Nicolay Fotos: Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.