Publicações
Boletim Semanal 11 a 17 de março de 2013 • Ano XV • Nº 634
Médicos do Provab são recebidos em cerimônia na UERJ
Os médicos da segunda turma do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) foram recebidos pelo Ministro da Saúde Alexandre Padilha em cerimônia realizada na Capela Ecumênica no dia 2 de março. O programa promove qualificação médica por meio de atendimento na Atenção Básica, trazendo médicos para periferias de grandes cidades, municípios do interior e áreas remotas. Durante a cerimônia, o Ministro fez a aula inaugural sobre Atenção Básica, orientando os 204 novos médicos das unidades básicas de 33 municípios fluminenses.
Os profissionais irão cursar especialização, com duração de 12 meses, em Saúde da Família e receber uma bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais. Nos municípios do Rio de Janeiro, os médicos estarão sob a supervisão da UERJ e vão cursar aulas teóricas ministradas em metodologia de Ensino a Distância pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS). Para os profissionais bem avaliados, o Provab 2013 mantém a bonificação de 10% nos exames de residência médica, seguindo a resolução nº 03/2011 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Após a Aula Inaugural, os médicos do Provab foram para a Clínica da Família Dante Romanó Júnior, em Marechal Hermes, onde vão atuar na equipe de Atenção Básica. "Esse já é o maior programa de interiorização de médicos que já existiu no País", destacou o Ministro. O Provab 2013 vai promover a atuação de 4.392 médicos nos serviços de Atenção Básica beneficiando a população de 1.407 municípios brasileiros que participam do programa.
SRH oferece cursos gratuitos de capacitação
Com o objetivo de aprimorar a capacitação de seus funcionários, o Serviço de Capacitação (SECAP) da Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da UERJ abre inscrições para cursos e palestras a serem realizados ao longo do 1º semestre de 2013 no Centro de Treinamento no 1º andar do Bloco E. Entre a diferenciada programação oferecida estão palestras que abordarão temas práticos, como 'Leitura Dinâmica e Memorização' e 'Administre seu dinheiro da melhor forma', e temas mais reflexivos, como 'Relação entre as gerações X, Y e Z'.
As palestras e os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas no site www.srh.uerj.br. Para mais informações sobre os cursos e palestras entre em contato com o Serviço de Capacitação da SRH pelo telefone 2334 0113 ou pela página no Facebook www.facebook.com/secap.uerj.
Representantes do governo de Angola visitam a Universidade
Uma delegação do governo angolano visitou a UERJ na primeira semana de março para conhecer a dinâmica de algumas áreas da Universidade, em especial a pós-graduação. Integraram a equipe Massuquinini Inês, diretora nacional de formação avançada e investigação científica; Faustino Miguel Neto, chefe do departamento de infraestrutura, equipamentos e meios de ensino do Ministério de Ensino Superior; José Henriques Leitão e Zimwangana Temwena, consultores do ministro do Ensino Superior. O grupo foi recebido pela Sub-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Monica Heilbron, que fez uma apresentação sobre a UERJ.
A visita se insere no programa de incentivo à educação de Angola. O governo angolano anunciou recentemente um plano nacional de formação de quadros para capacitação profissional a fim de alavancar a economia e minimizar o déficit de docentes. A intenção é promover futuras parcerias com a Universidade no nível da pós-graduação.
Durante o encontro com a professora Monica Heilbron, Massuquinini Inês explicou que atualmente Angola possui sete universidades que oferecem 45 cursos de pós-graduação - 17 especializações, 26 mestrados e dois doutorados. Em 2013 há previsão de abertura de 19 novos cursos. "A maior parte de nossos docentes fez pós-graduação fora do país. Queremos que esses cursos sejam feitos em Angola. Nossa intenção é termos até 2020 pelo menos 40% de mestres e 20% de doutores formados no país", destacou. Segundo a diretora nacional de formação avançada e investigação científica de Angola, o país possui um déficit nas áreas de pós-graduação em Ciências e Engenharia. "O nosso desejo é que essa cooperação com a UERJ resulte em frutos que possam nos ajudar. Sabemos que em um mundo globalizado a formação humana é a chave para o desenvolvimento econômico", completou.
A Sub-reitora destacou o exemplo da UERJ, que em cerca de dez anos aumentou o número de programas de pós-graduação e, consequentemente, o de professores com mestrado e doutorado. Os integrantes do governo angolano visitaram ainda laboratórios e outros espaços da Instituição.
Instituto de Física oferece vagas para curso de extensão
Quem quiser participar do curso de extensão "A Física dos Instrumentos Musicais", ainda tem tempo. O curso, que começou na quinta-feira, 7 de março, tem vagas disponíveis. Oferecidas gratuitamente pelo Instituto de Física e coordenadas pela professora Maria Lúcia Grillo, as aulas são abertas a todos que se interessam pela relação da música com a física.
Ao final do curso os alunos recebem certificado emitido pelo Departamento de Programas e Projetos de Extensão (DEPEXT), vinculado à Sub-reitoria de Extensão e Cultura (SR3). Os que forem alunos da UERJ podem utilizar as 32 horas da carga horária do curso para contar como Atividade Acadêmico-Científico-Cultural (AACC).
"A Física dos Instrumentos Musicais" é um desdobramento do projeto "A Física na Música", criado em 2005. Segundo a professora Maria Lúcia, o grande destaque da atual proposta é que, agora, há mais aulas práticas aliadas às teorias. Além da professora, as aulas também são conduzidas pelo maestro Luiz Roberto Perez Baptista, colaborador da UERJ.
Com foco nos instrumentos violino, viola, violoncelo e contrabaixo, o curso recorre à interdisciplinaridade para as suas aulas. "O curso envolve física, um pouco de ciência, história, filosofia. A música liga todas essas áreas", explica a professora Maria Lúcia. Por isso, ela garante que "A Física dos Instrumentos Musicais" interessa a estudantes de qualquer área.
As aulas ocorrem todas as quintas-feiras, de 15h30 às 17h30, na sala 3034D do Instituto de Física. Para se matricular e obter mais informações entrar em contato com o e-mail afisicanamusica@gmail.com.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-reitor: Paulo Roberto Volpato
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
UERJ em Dia — Edição de texto:: Graça Louzada Apuração: Fausto Jr., Janaína Soares, Mariana Pelegrini e Ricardo Nicolay Estagiário: Gustavo Damasceno Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.