Publicações
Boletim Semanal 21 a 27 de janeiro de 2013 • Ano XV • Nº 631
Adicional de Dedicação Exclusiva começa a ser concedido em janeiro
Os 1.023 docentes que tiveram o pedido de adesão ao regime de Dedicação Exclusiva deferido receberão no salário de fevereiro (referente ao mês de janeiro) a primeira parcela do adicional de Dedicação Exclusiva. As duas parcelas restantes serão concedidas em 1º de janeiro de 2014 e 1º de janeiro de 2015. O despacho do Reitor Ricardo Vieiralves foi publicado no Diário Oficial do dia 17 de janeiro, página 13, parte I (Poder Executivo), e a relação com os nomes dos professores pode ser consultada na página da Superintendência de Recursos Humanos.
No total, 1.026 professores solicitaram adesão ao regime (255 do Centro Biomédico, 120 do Centro de Ciências Sociais, 325 do Centro de Educação e Humanidades, 319 do Centro de Tecnologia e Ciências e sete do Instituto de Estudos Sociais e Políticos - Iesp). Desses, 23 estão em licença exercendo atividades acadêmicas no exterior, sendo quatro com prazo superior a um ano. O artigo 7º inciso IX da Lei 6.328/12, que implementou a D.E., estabelece que não será considerado desligamento do regime "estudo no exterior ou em qualquer parte do território nacional, desde que de interesse para a Administração e não ultrapasse o prazo de 12 (doze) meses". Sendo assim, três docentes optaram por retirar o pedido de adesão e o quarto professor preferiu diminuir o tempo de licença.
Regras
Pode solicitar a D.E. quem possui apenas uma matrícula na UERJ (40 horas), não tenha outro emprego público e não exerça qualquer atividade privada remunerada. A adesão determina a permanência do docente no regime de DE pelo período mínimo de três anos, caso contrário só poderá solicitar o reingresso no prazo de cinco anos. Se o desligamento ocorrer após três anos, o docente poderá reingressar no regime decorridos três anos. Aqueles que violarem as normas deverão devolver à UERJ o valor referente ao respectivo período. Os professores que ainda estão se adequando às regras poderão aderir ao regime a qualquer momento. O adicional passará a ser concedido a partir da publicação.
A Lei 6.328/12 foi publicada no Diário Oficial do dia 4 de outubro de 2012, e o Ato Executivo de Decisão Administrativa 052, em 17 de outubro.
Posse do novo Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia
Anunciando como metas de sua gestão mais recursos para a pesquisa científica e maior incentivo à inovação, além do fortalecimento do setor de TI e de inclusão digital, o novo secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, tomou posse no dia 15 de janeiro em cerimônia realizada no auditório da Academia Brasileira de Ciências. O Reitor Ricardo Vieiralves compôs a mesa representando todos os reitores presentes, juntamente com o presidente da Academia Brasileira de Ciências Jacob Pallis, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antonio Raupp, o vice-governador Luiz Fernando Pezão e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Paulo Melo.
O termo de posse foi assinado pelo ex-secretário de Ciência e Tecnologia Luiz Edmundo Costa Leite, atualmente Secretário de Planejamento, Urbanismo e Habitação de Duque de Caxias. Luiz Edmundo atuou seis anos na pasta de Ciência e Tecnologia do estado, onde exerceu os cargos de secretário e subsecretário. Em seu discurso, ele destacou a construção de 36 novos Centros Vocacionais Tecnológicos, os investimentos da Faperj nas universidades estaduais, que tiveram sua capacidade de pesquisa científica ampliada, e a Fundação Cecierj, que já atendeu mais de 100 mil alunos de ensino a distância pelo consórcio Cederj.
Para Gustavo Tutuca é preciso dar continuidade e expandir o trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia: "Os exemplos são muitos, mas vou citar apenas alguns. A UERJ é apontada no último ranking do jornal Folha de S. Paulo como uma das melhores universidades do país. A Universidade tem sido pioneira em muitos aspectos, cumprindo um importante papel de ajudar no desenvolvimento da qualidade de vida e da justiça social em todo o Brasil".
Exposição "Rio, Mar de Golfinhos" mostra pesquisa da UERJ
Habitante famoso das baías da Guanabara, Sepetiba e Ilha Grande, o boto-cinza é um dos destaques da exposição "Rio, Mar de Golfinhos" que também exibe vídeos, fotografias, carcaças e réplicas de baleias e golfinhos em tamanho reduzido e natural. A mostra faz parte das comemorações dos 20 anos do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua) da Faculdade de Oceanografia e reúne acervo com imagens recentes desses mamíferos marinhos no litoral fluminense.
A abertura da mostra no dia 20 de dezembro contou com a presença do Reitor Ricardo Vieiralves, que enfatizou a importância das pesquisas do Maqua em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente para a identificação e inclusão do boto-cinza entre as dez espécies ameaçadas de extinção no Rio de Janeiro. O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, também destacou a parceria entre a Secretaria e a Universidade: "A UERJ é nossa principal parceira no estado. Essa parceira com o INEA e o Maqua é muito importante para a preservação do boto-cinza e de mamíferos marinhos". Também estiveram presentes na abertura da exposição a vice-presidente do INEA, Denise Rambaldi, a Sub-reitora de Extensão e Cultura, Regina Henriques, e a diretora do Centro de Tecnologia e Ciências, Maria Georgina Muniz Washington.
O objetivo da mostra é sensibilizar a população para a preservação do mar e de seus habitantes. Para quem quiser saber mais sobre esse grupo de mamíferos, a exposição está aberta à visitação até o final de fevereiro às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, no espaço Encontro das Águas (Av. Borges de Medeiros, 1.444, ao lado do Parque dos Patins).
A SEMANA 21 a 27 de janeiro de 2013
SEGUNDA, 21
ESPECIALIZAÇÃO: o curso em Engenharia Sanitária e Ambiental recebe inscrições até 28 de janeiro para turma com início no 1º semestre de 2013. A pós-graduação tem como objetivo abordar soluções dos problemas de controle da poluição, degradação ambiental, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos. São oferecidas 17 vagas para profissionais graduados em Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Oceanografia, Biologia, Química e curso superior de Tecnologia Ambiental. O edital completo está no site www.eng.uerj.br.
QUARTA, 23
UNATI: promove nesta quarta-feira o Cinedebate com a exibição do filme Balão Branco seguido de debate com a participação de alunos de graduação em Serviço Social e História. A sessão começa às 14h no auditório 91, 9º do campus Maracanã. Informações no endereço www.unati.uerj.br.
EDUCAÇÃO: o IV Seminário de Educação, organizado pelo Departamento de Educação/DEDU da Faculdade de Formação de Professores, promove um debate coletivo sobre o curso de Pedagogia nos dias 23 e 24 de janeiro, no Miniauditório da Faculdade de Formação de Professores em São Gonçalo. Serão dois dias de seminário que terão GTs de trabalhos e debates sobre os seguintes temas: A Matriz Curricular, Pesquisa e Produção do Conhecimento, Processos Formativos e Profissionalização e Políticas de Comunicação. O Miniauditório da Faculdade de Formação de Professores em São Gonçalo fica na Rua Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato - São Gonçalo - RJ. Informações: www.ffp.uerj.br.
QUALIFIQUE-SE: o evento do Laboratório de Comunicação Integrada traz especialistas da área de Recursos Humanos para capacitar alunos para os processos seletivos de empresas por meio de palestras e workshops. O evento acontece nos dias 23, 24 e 25 na RAV 102 (10º andar, bloco F) das 14h às 17h. A programação pode ser acessada na página do Laboratório www.lci.uerj.br.
SEXTA, 25
ROTEIROS GEOGRÁFICOS: na meia noite desta sexta é realizado o trajeto Caminhando de Madrugada no Centro da Olímpica e Maravilhosa, Patrimônio Mundial da Humanidade que passará por prédios como o Theatro Municipal, Biblioteca Nacional, Cine Odeon, entre outros. Inscrições
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-reitor: Paulo Roberto Volpato
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
UERJ em Dia — Edição:: Graça Louzada Apuração: Janaína Soares, Mariana Pelegrini e Mayana Garcia Estagiários: Gustavo Damasceno Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.