Publicações
Boletim Semanal 17 a 23 de dezembro de 2012 • Ano XV • Nº 630
UERJ inaugura Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel
A Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel é uma homenagem à intelectual e Professora Emérita do Instituto de Letras da UERJ que faleceu em janeiro de 2003. Filha do educador La-Fayette Côrtes - fundador do Instituto La-Fayette e criador da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, uma das quatro unidades que deram origem à UERJ - ela iniciou sua carreira docente aos 16 anos, lecionando em cursos de nível médio e superior em renomados estabelecimentos de ensino do Rio de Janeiro. "Uma educadora excepcional, Dirce fez toda a sua carreira docente na Universidade do Estado da Guanabara e formou gerações de professores que admiram muito o seu trabalho. Com uma dedicação extraordinária, Dirce fazia com que o aluno se apaixonasse por literatura", disse o diretor da Casa de Leitura, o professor e ex-reitor da UERJ, Ivo Barbieri.
Inaugurada no dia 12 de dezembro, a Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel foi proposta pelo Reitor Ricardo Vieiralves em janeiro de 2008. O diretor Ivo Barbieri conta que, inicialmente, o projeto previa o funcionamento da Casa de Leitura naquele ano, mas alguns empecilhos adiaram a sua inauguração: "Como o imóvel que agora abriga a Casa de Leitura é tombado pela Prefeitura, pedimos uma autorização ao Departamento de Patrimônio do Município para as reformas necessárias. Um temporal alagou o imóvel e o deixou em ruínas. Por isso, foi necessário fazer mudanças no projeto original e assim demoramos cinco anos completar o trabalho de restauração e recuperação da casa para que a inauguração pudesse ser realizada".
A Casa de Leitura abriga a biblioteca da Professora Dirce, que dedicou-se, principalmente, aos estudos de literatura brasileira, crítica literária e teoria da literatura. O acervo é composto por obras das áreas de Literatura brasileira e estrangeira, Filosofia, História, Ciências Sociais, Psicologia e Música, entre outros. Para o diretor da Casa de Leitura, a professora Dirce concebia literatura como uma atividade artística que envolvia outras áreas do conhecimento: "Para fazer a leitura de uma obra de arte é preciso uma abrangência de horizontes. E ela sempre trabalhou na interação desses diversos horizontes". Localizada na Rua das Palmeiras, número 82, em Botafogo, a Casa de Leitura vai funcionar com projetos permanentes incluindo a comunidade local e convênios com instituições afins: "É uma casa pública, aberta a todos, fundamentalmente destinada à leitura e à promoção da leitura", descreveu Ivo Barbieri.
Inscrições abertas para vagas de Professor Substituto
Estão abertas até 31 de janeiro de 2013 as inscrições para as vagas de professor substituto da Universidade. Os interessados devem se inscrever na secretaria da unidade acadêmica da área de conhecimento escolhida. A avaliação dos candidatos será feita em duas etapas: análise de currículos e aplicação, a critério da unidade acadêmica, de pelo menos uma das seguintes provas: escrita, didática e prática, que serão realizadas entre 1º e 28 de fevereiro de 2013. A divulgação do resultado final está prevista para 4 de março de 2013.
A lista completa das áreas de conhecimento disponíveis e informações sobre o processo seletivo estão no edital Professor Substituto em: //web.srh.uerj.br/.
Aluna do CAp-Uerj recebe o Prêmio Jovem Cientista do CNPq
A estudante Izabel Souza de Jesus Barbosa e a professora de Biologia Débora de Aguiar Lage, ambas do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-Uerj recebem no dia 18 de dezembro, em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença da presidente Dilma Rousseff, o Prêmio Jovem Cientista (PJC) do CNPq.
Com 17 anos, Izabel, que cursa o 2º ano do Ensino Médio, ficou em segundo lugar na sua categoria de ensino. Orientada por Débora Lage no trabalho sobre Inovação tecnológica nos Esportes, tema escolhido da edição 2012 do prêmio, ela desenvolveu o texto no qual relacionou o bullying às aulas práticas de Educação Física nas escolas. Ao constatar que atos de bullying eram mais evidentes nas aulas práticas dessa disciplina, a estudante desenvolveu um plano de ensino para que alunos mais tímidos e/ou menos interessados em exercícios físicos participassem das aulas por meio das atividades oferecidas pela disciplina.
A professora Débora Lage diz que a proposta da pesquisa foi da própria aluna: "fiz a divulgação do Prêmio Jovem Cientista nas salas de aula do Cap-UERJ e, por isso, fui procurada pela aluna, que já tinha pensado por onde começar". A estudante conta que a ideia surgiu após a leitura de uma matéria sobre dislexia: "queria muito participar da premiação e, lendo uma reportagem, percebi a semelhanças dos efeitos da dislexia com os do bullying."
O XXVI Prêmio Jovem Cientista recebeu 2.070 inscrições de quase todo o país. O resultado, divulgado no dia 26 de novembro, distribui R$ 600 mil em prêmios, entre bolsas de pesquisa do CNPq, computadores e publicações.
Novas instalações do Museu do Cárcere são abertas ao público
O Ecomuseu Ilha Grande inaugurou as novas instalações do Museu do Cárcere, com quatro exposições: Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro: ontem e hoje, com curadoria do historiador e atual coordenador do Museu, Gelsom Rozentino; Comida e Cárcere, instalada no prédio da padaria do presídio; Arte e ciência das formas e padrões da natureza, com fotografias coletivas do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais (LARAMG) e do Departamento de Biofísica e Biometria da UERJ e a mostra Ecomuseu Recicla, com obras feitas com materiais recicláveis por artesãos da Vila de Dois Rios, na Ilha Grande.
Vinculado ao Departamento Cultural (Decult), da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura, o Museu do Cárcere foi totalmente reformado e manteve sua identidade preservando o caráter histórico do local.
As visitas ao Ecomuseu Ilha Grande podem ser feitas de terça a domingo das 10h às 16h, incluindo feriados. Informações e marcação de visita guiada, em ecomuseu@uerj.br ou (21) 2334-0939 e (24) 3361-9055.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-reitor: Paulo Roberto Volpato
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
UERJ em Dia — Edição e texto:: Graça Louzada Apuração: Fausto Jr., Mariana Pelegrini e Mayana Garcia Estagiários: Rayssa Dias Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.