Publicações
Boletim Semanal 3 a 9 de dezembro de 2012 • Ano XV • Nº 628
Universidade recebe delegação australiana para encontro com estudantes e professores
Como parte da série de encontros promovidos pelo Departamento de Cooperação Internacional (DCI) tem promovido encontros entre professores e alunos da UERJ com representantes de universidades estrangeiras, no dia 28 de novembro a Universidade recebeu pesquisadores de sete instituições australianas: Charles Darwin University, Murdoch University, Flinders University, La Trobe University, The University of Newcastle, Griffith University e James Cook University. As universidades fazem parte de um grupo de instituições de pesquisas inovadoras, com o nome de Innovative Reserch Universities.
A professora e assessora do DCI Marcia Amorim explica que esse tipo de encontro é um facilitador, pois o aluno pode se informar diretamente com os representantes das universidades sobre questões relativas à instituição, aos cursos e disciplinas e sobre a vida de estudante no país estrangeiro."Assim os estudantes ficam mais seguros e animados para tentar o intercâmbio", comenta. Para Marcia o programa Ciências sem Fronteiras é um dos principais responsáveis pela grande demanda de oportunidades de intercâmbio, tanto para a graduação como para a pós-graduação.
"O encontro com alunos e professores é importante para iniciar colaborações de pesquisa e mobilidade acadêmica, principalmente com o programa Ciência sem Fronteiras", diz Luiz Magalhães, representante da Latino Australia Education, empresa responsável junto ao CNPq pelo programa na Austrália. "Fomos designados pelo CNPq e pelo governo australiano para criar, desenvolver e implementar o Ciência sem Fronteiras para a Austrália. Para isso tentamos maximizar o programa, trazendo acadêmicos ao Brasil para eles começarem o diálogo com os pesquisadores daqui", explica.
Mais informações sobre programas de intercâmbio na UERJ estão disponíveis na página do DCI: www.sr2.uerj.br/dci. Para informações sobre intercâmbio na Austrália, acessar a página do Latino Australia Education: www.latinoaustralia.com.br.
Encontro discute clássicos do teatro ibero-americano
Reunindo pesquisadores da UERJ e das universidades Autónoma de Madrid (UAM), Federal de Minas Gerais (UFMG), La Habana (UH/Cuba) e La Plata (UNLP/Argentina), será realizado de 4 a 7 de dezembro o II Encontro Internacional: Mitos Clássicos no Teatro Iberoamericano Atual. O evento faz parte do projeto UAM-Santander sobre mitos clássicos no teatro ibero-americano atual.
Coordenadora do projeto no Brasil, a professora do Instituto de Letras Carlinda Fragale Pate Nuñez, com o apoio dos professores Fernanda Lemos Lima, Dulcileide Nascimento e Amós Coêlho da Silva, destaca que o encontro será uma oportunidade de reunião de grandes especialistas no assunto: "Isso mostra o quanto a contemporaneidade é capaz de valer-se do clássico e também a atualidade deste". O encontro, que terá palestras, debates e interpretações, vai abordar o teatro ibero-americano, incluindo Espanha, Cuba, Argentina e Brasil, o que demonstra a importância do teatro brasileiro, na opinião da docente.
Entre os palestrantes estão Helena Maquieira (coordenadora geral do projeto/UAM), Emílio Crespo (UAM), Maria Eugenia Rodríguez Blanco (UAM), Luiz Unceta Gómez (UAM), Tereza Virgínia Barbosa (UFMG), Sandra Maria Gualberto Bianchet (UFMG), Alina Gutiérrez Grova (UH), Gustavo Herrera (UH), Claudia Fernández (UNLP), Lidia Gambon (UNLP) e Leonardo Kaltner (UFF).
Iniciado em 2009 com o tema Tradução e tradição de autores gregos e latinos na América Latina, o projeto UAM-Santander inclui uma reunião de trabalho em Buenos Aires (2009) e o I Encontro Internacional, realizado na UAM em janeiro de 2011, além da publicação de dois cadernos e uma coletânea na Argentina.
O evento, que acontecerá no Auditório 113 (11º andar), é realizado pelo Instituto de Letras e pelo Programa de Pós-graduação em Letras.
A SEMANA 3 a 9 de dezembro de 2012
SEGUNDA, 3
INOVAÇÃO: o 4º Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação (4º WCTI) tem como tema Economia da Inovação e é realizado a partir das 10h, no auditório da reitoria, com palestra do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antonio Raupp. Às 14h30 ocorre o debate Fomento para Economia da Inovação com a participação do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix, e do presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Ruy Marques. O debate será sobre o papel que as respectivas agências podem desempenhar no desenvolvimento da área.
NEGRO E A SOCIEDADE: o ciclo de palestras O negro no Pensamento Social Brasileiro realiza duas conferências sobre intelectuais que construíram interpretações do papel do negro na sociedade brasileira. Na segunda-feira será realizada Raça, ciência e imigração: Teorias Raciais e Identidade Nacional (1870-1890), com apresentação do professor Silvio Lima do Laboratório de Políticas Públicas (LPP) da UERJ; e na quarta-feira a palestra O pensamento racial na Primeira República: 1889-1930 ministrada pelo professor Leonardo Soares da Universidade Federal Fluminense. O evento, promovido pelo Laboratório de Políticas Públicas, será no auditório 33, campus Maracanã, às 14h. Programação completa e inscrições: www.nesuerj.blogspot.com.br.
TERÇA, 4
UNATI 2013: início das inscrições para os cursos e oficinas que serão oferecidos pela Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) em 2013. A matrícula será realizada em duas modalidades: de 4 a 7 de dezembro por sorteio e de 10 a 14 de dezembro por ordem de chegada. Os sorteios serão realizados às 10h15 e as senhas para a inscrição serão distribuídas das 9 às 10h. O candidato deve ter no mínimo 60 anos e pode se inscrever em no máximo três cursos. Basta trazer a original e cópia da carteira de identidade e de um comprovante de residência. O calendário de inscrições está disponível no site www.unati.uerj.br. Informações: 2334-0053.
QUARTA, 5
ESCALABILIDADE: o Instituto de Matemática e Estatística da UERJ promove o seminário Requisitos de Escalabilidade, com a professora Ana Letícia de Cerqueira Leite Duboc, do curso de Ciência da Computação da UERJ. A palestra discute o significado e a importância do termo, presente em áreas como sistemas eletrônicos, bancos de dados, roteadores e redes de computadores. O evento acontece às 16h no auditório Maria Luiza Corrêa, 6º andar, bloco F.
QUINTA, 6
ESPANHA-BRASIL: o seminário Espanha-Brasil: Processos e experiências de e-imigração ocorre no dia 6 e 7 de dezembro, das 9h às 18h30, no Auditório Cartola, Centro Cultural da UERJ. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no local das 8h às 10h. Serão conferidos certificados expedidos pelo Laboratório de Estudos de Imigração (LABMI).
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-reitor: Paulo Roberto Volpato
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
UERJ em Dia — Edição:: Graça Louzada Texto: Janaína Soares e Mariana Pelegrini Estagiários: Rayssa Dias Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.