Publicações
Boletim Semanal 30 de julho a 5 de agosto de 2012 • Ano XV • Nº 615
Digitadores da UERJ são beneficiados com mudança no nível profissional
O Reitor Ricardo Vieiralves assinou um termo que favorece o plano de carreira de 31 agentes universitários/digitadores da Universidade. Anteriormente alocados no nível 21, eles subirão no mínimo dez posições para serem enquadrados entre os níveis 31 e 40. Com esta alteração o salário base aumentará 30%, incidindo no valor dos triênios, de acordo com o tempo de serviço.
O reenquadramento faz parte de uma série de mudanças que estão sendo feitas para reorganizar o plano de carreira que, segundo o Reitor, apresenta um pensamento falho: "O plano enquadra todos os servidores como se tivessem em uma carreira acadêmica, privilegiando aqueles que têm títulos de especialização, mestrado e doutorado mas nós precisamos valorizar cada carreira de acordo com a sua especialidade. É muito mais importante, por exemplo, que um motorista tenha um curso de primeiros socorros do que um mestrado". Agora zeladores, seguranças, operadores de áudio e vídeo, desenhistas, projetistas, gráficos e auxiliares universitários já foram reposicionados nas carreiras.
Para Genciara Marinho, assessora da Reitoria, essas mudanças refletem na qualidade do trabalho: "O servidor sente mais segurança no ambiente onde atua. Ele sabe que estas melhoras serão para hoje e para sua aposentadoria". Os novos valores, compatíveis aos novos níveis, serão pagos na folha de agosto.
Saúde e bem-estar da população carioca é tema de evento no IMS
A II Oficina de Trabalho UERJ - Universidade da Califórnia/Berkeley: Fortalecendo a Cooperação Internacional em Pesquisa e Treinamento em Saúde Pública, vai reunir pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação das duas instituições para debater um projeto de avaliação da saúde e do bem-estar da população do Rio.
Segundo o coordenador do evento, o professor do Instituto de Medicina Social Eduardo Faerstein, com a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora nas comunidades cariocas e a inclusão de políticas sociais nas áreas pacificadas da cidade, os hábitos dessa parcela da população estão mudando. Atualmente são 21 unidades espalhadas em 101 comunidades. Entre as mudanças, o professor cita a diminuição do medo de caminhar na rua à noite, por exemplo. "Queremos entender os efeitos que as políticas públicas podem ter na saúde das pessoas. Ao tratar da saúde populacional, pensa-se também no bem-estar dessas pessoas. Para essa avaliação é necessário o envolvimento das áreas da saúde pública, ciências sociais e segurança pública", explica.
O evento ainda discute a importância da criação de um Centro Rio de Saúde Global com o propósito de pautar os problemas internacionais de saúde e interagir com centros já criados em outros países. É o caso, por exemplo, da epidemia de obesidade no mundo que envolve problemas alimentares da população em diversas regiões do mundo.
Também vão participar do evento pesquisadores e gestores vinculados à Fiocruz, ONU Habitat, ao Instituto Pereira Passos/UPP Social, Secretaria Municipal de Saúde e ONG Centro de Promoção da Saúde. O encontro será no dia 31 de julho no auditório do Instituto de Medicina Social (IMS), no 6° andar do campus Maracanã, das 9h às 12h.
Colóquio discute deslocamentos humanos na era da globalização
As migrações e transformações culturais e territoriais serão o foco dos debates do II Colóquio Internacional Fronteiras e Diversidades Culturais no Século XXI: perspectivas e novos encontros, a se realizar entre os dias 6 e 8 de agosto no auditório Pedro Calmon, no campus Praia Vermelha da UFRJ.
O evento promovido pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ e pelo Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (Eicos/UFRJ), receberá pesquisadores de universidades de países como Índia, Canadá, França e Angola. Entre os temas que serão discutidos estão as dimensões culturais da globalização; migrações e movimentos; identidades coletivas e hibridismo; questões de gênero e lutas por reconhecimento; cidadania, participação e justiça social no contexto do desenvolvimento sustentável. Para a professora do Instituto de Psicologia da UERJ e uma das organizadoras do Colóquio, Regina Gloria Andrade, "o encontro é importante porque pela segunda vez centraliza no Rio de Janeiro uma discussão mundial sobre a diversidade cultural, que são as diferenças às quais estamos submetidos".
No dia 7 o Colóquio será realizado das 9h30 às 18h e no dia 8, das 10h às 13h. O primeiro dia será restrito a reuniões da UERJ e da UFRJ com os pesquisadores estrangeiros. Haverá tradução simultânea. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no blog http://coloquiofronteiras2.blogspot.com.br/.
A SEMANA
SEGUNDA, 30
INSTITUTO DE QUÍMICA: terminam nesta segunda as inscrições para o doutorado em Engenharia Química, área de concentração em Processos Químicos, Petróleo e Meio Ambiente. São oferecidas 15 vagas, distribuídas por quatro linhas de pesquisa: Bioprocessos e Tecnologia Ambiental, Fundamentos de Engenharia Química e Engenharia de Processos, Processos Catalíticos e Novos Materiais. As aulas terão início no segundo semestre. O edital pode ser consultado em www.ppgeq.uerj.br/downloads.htm. Informações pelo telefone 2334-0563 ramal 217.
JORNADA: os interessados em apresentar trabalho na III Jornada de Estudos de Gênero podem se inscrever até esta segunda. O encontro, promovido pelo Núcleo de Estudos de Desigualdades e Relações de Gênero (Nuderg), será realizado de 2 a 4 de outubro e inclui apresentação de monografias, teses e dissertações relacionadas às temáticas desigualdade e gênero. Serão emitidos certificados. Mais informações em http://nuderg.blogspot.com.br/.
TERÇA, 31
UMBERTO ECO: o escritor italiano é o homenageado do 4º Colóquio Internacional de Semiótica, que terá como temas linguagens, códigos e tecnologias. O Colsemi é realizado a cada dois anos e tem entre os objetivos promover a discussão e o intercâmbio de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes da área da linguagem, sendo a Semiótica a ciência integradora. As inscrições para submissão de resumos foram prorrogadas até 20 de setembro. A edição, programada para 7 a 9 de novembro no campus Maracanã, terá participação de pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras. Informações em colsemi.blogspot.com.br.
QUARTA, 1
ARTE POPULAR: a Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação (Coart) promove o minicurso A Tradição da Cerâmica no Vale do Paraíba, que será realizado entre os dias 20 e 21 de agosto. As inscrições podem ser feitas no Centro Cultural da UERJ das 10h às 18h. As vagas são limitadas para os 20 primeiros inscritos. Mais informações no telefone 2334-0625 ou e-mail coart_uerj@yahoo.com.br.
QUINTA, 2
HISTÓRIA: as inscrições para apresentação de trabalho na VII Semana de História Política da UERJ prosseguem abertas até 25 de agosto. O encontro, que ocorre entre os dias 22 e 26 de outubro no campus Maracanã, tem como objetivo promover o debate acadêmico e o intercâmbio de ideias, além de divulgar a produção historiográfica. Informações em
SEXTA, 3
RADIOLOGIA: o Laboratório de Ciências Radiológicas da UERJ recebe inscrições até 6 de agosto para o curso de aperfeiçoamento técnico em mamografia de alta resolução, com duração de quatro meses. São oferecidas 25 vagas. O início das aulas, que serão ministradas às segundas, quartas e sábados, está previsto para 8 de agosto. Informações em www.lcrcursos.com.br ou pelos telefones 2334-0725 / 0726.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-reitor: Paulo Roberto Volpato
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
UERJ em Dia — Edição:: Graça Louzada e Mayana Garcia Reportagem: Juan Salomão, Mayana Garcia e Mariana Pelegrini Estagiários: Daniel Alves Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.