Publicações
Boletim Semanal 21 a 27 de maio de 2012 • Ano XIV • Nº 610
Acervos de bibliotecas da UERJ recebem recursos da Faperj
Três projetos para atualização dos acervos bibliográficos da Universidade foram contemplados com financiamento previsto no edital Faperj n° 06/2012, de Apoio à Atualização de Acervos Bibliográficos nas instituições de ensino superior e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro. O resultado foi divulgado no início de maio e a verba é direcionada exclusivamente para a compra de livros e periódicos em outros meios, caso dos livros eletrônicos (e-books), destinados à pesquisa científica e tecnológica.
Estudantes dos quatro centros setoriais serão beneficiados com a atualização dos acervos. Os projetos vencedores somam R$ 600 mil e foram encaminhados pelas unidades acadêmicas por meio da Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, com apoio da Rede Sirius e da Sub-reitoria de Graduação. No total foram solicitados 4.305 novos títulos, representando 9.145 volumes. Posteriormente, a Faperj irá divulgar o valor efetivo contemplado para cada um dos três projetos. A expectativa é de que até o final do ano parte dos novos acervos já estejam disponíveis nas bibliotecas.
Para a diretora da Rede Sirius, Rosangela Aguiar Salles, os recursos captados em editais têm melhorado a infraestrutura de pesquisa e ensino e auxiliado a excelência acadêmica: "Tudo isso tem colaborado para o entendimento de que a biblioteca é um espaço que sempre contribui ao longo da formação de alunos de graduação, pós-graduação e extensão da Universidade". O professor do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Israel Felzenszwalb, foi responsável pelo projeto de atualização bibliográfica do Centro Biomédico (CBio). O professor destaca que uma boa biblioteca é requisito importante na avaliação dos cursos de graduação e de pós-graduação: "Ao sermos contemplados no edital Faperj, estamos colaborando para que a nossa graduação e pós-graduação sejam mais bem avaliadas e conceituadas". O professor do Instituto de Física Luís Antonio Mota, do Centro de Tecnologia e Ciências, também com projeto contemplado pelo edital, concorda: "É essencial termos um acervo atualizado e em número suficiente em nossas bibliotecas."
Os centros de Educação e Humanidades e de Ciências Sociais receberam verbas a partir do projeto encaminhado da professora Alice Casimiro Lopes, da Faculdade de Educação. Ela destaca que, com a ampliação da pesquisa e da pós-graduação na Universidade nos últimos anos é vital que as bibliotecas se mantenham atualizadas. "O edital da Faperj garante tais recursos e permite que tenhamos apoio bibliográfico para a pesquisa e a pós-graduação. Com isso, conseguimos efeitos positivos na graduação, pois a melhoria da pós-graduação reflete na qualidade do ensino na graduação, uma vez que temos professores atualizados, mais verbas para infraestrutura e mais intercâmbios entre graduação e pós".
Prêmio seleciona melhores trabalhos de Extensão
Entre 1º e 15 de junho, bolsistas vinculados a projetos de extensão desde 2011 podem se inscrever para concorrer ao III Prêmio de Extensão Professora Maria Theresinha do Prado Valladares, concedido pela Sub-reitoria de Extensão e Cultura (SR3). As inscrições podem ser feitas mediante a entrega do formulário disponível no endereço http://www.sr3.uerj.br/depext/depex_noticias.htm.
Os alunos que desejarem participar devem produzir uma redação temática (dissertativa), desenvolvida sob a supervisão do coordenador do projeto, descrevendo a ação de extensão realizada e enfatizando a importância na sua formação técnica e cidadã, além do impacto do projeto para a sociedade. Estão habilitados a se inscrever somente os alunos que participam de projetos com conceito "excelente" no UERJ sem Muros e no Relatório de 2011, além da comprovada excelência no Plano de Trabalho para 2012. A Sub-reitora de Extensão e Cultura, Regina Henriques, diz que esta é uma oportunidade de valorizar os trabalhos dos alunos: "Com este prêmio nós homenageamos o trabalho da professora Maria Theresinha do Prado Valladares e reconhecemos a importância da extensão na formação dos estudantes".
Uma comissão julgadora composta por integrantes da UERJ irá selecionar os 15 trabalhos a serem apresentados durante a 23ª UERJ sem Muros, que ocorre entre 1º e 5 de outubro. Dessa apresentação serão escolhidos os cinco melhores trabalhos, que vão receber o Prêmio Maria Theresinha do Prado Valadares e deverão ser publicados na revista Interagir. O prêmio é uma homenagem e o reconhecimento ao trabalho da professora nesta área, que foi a "mentora intelectual" do UERJ sem Muros.
A SEMANA
SEGUNDA, 21
MESTRADO: a Faculdade de Engenharia dá início nesta segunda às inscrições para o mestrado em Engenharia Eletrônica (processo seletivo 2012.2). São oferecidas 12 vagas para a área de concentração Sistemas Inteligentes e Automação. O prazo termina no dia 21 de junho e o edital pode ser consultado em www.pel.uerj.br
INCLUSÃO: estão abertas as inscrições para o curso de extensão A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, promovido pelo Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores (FFP). As aulas serão ministradas no miniauditório da FFP, em São Gonçalo, de 9 a 12 de julho, a partir das 9h. A carga horária é de 20 horas. Inscrições pelo e-mail cursoedespecial2012@gmail.com.
TERÇA, 22
ARTE: a exposição coletiva Paisagens e Extremos é inaugurada às 18h30, na Galeria Cândido Portinari, ficando aberta à visitação até 15 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. A mostra, que compreende obras de diferentes meios e formatos artísticos, trata de encontros com a cidade e descobre os extremos na relação com o espaço urbano. O trabalho é realizado pelo grupo de pesquisa Tecnologias da Arte, ligado ao Instituto de Artes. A curadoria é dos professores Leila Danziger, Luiz Cláudio da Costa e Malu Fatorelli. A entrada é franca. Informações pelos telefones 2334-0728 / 0114.
QUARTA, 23
LANÇAMENTO: da versão completa do software livre para fotogrametria digital E-foto acontece às 17h, no auditório 53, bloco F do campus Maracanã. O projeto foi desenvolvido pelo Laboratório de Fotogrametria da Faculdade de Engenharia. Informações em www.efoto.eng.uerj.br.
ENFERMAGEM: a I Jornada Profissional de Enfermagem em Centro Cirúrgico (CC), Central de Material e Esterilização (CME), promovido em conjunto pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto, pela Policlínica Piquet Carneiro e pela Faculdade de Enfermagem, acontece nestas quarta e quinta, das 8h às 17h, no auditório 11 do campus Maracanã, com o tema "A prática profissional de enfermagem em CC e CME: desafios atuais". O evento é destinado a profissionais e estudantes da área de saúde. Informações pelo telefone 2868-8633.
QUINTA, 24
SOCIOLOGIA: até sábado o Instituto de Estudos Sociais e Políticos/UERJ promove o seminário internacional Modernidade Global e Contestações Sociais, atividade do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (Netsal), grupo vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da instituição. O evento reúne especialistas da Índia, China, Austrália, África do Sul, Moçambique, Egito, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Bolívia, Argentina e Brasil para discutir as interações entre a teoria crítica e as contestações sociais. Endereço: Casa de Rui Barbosa, Rua São Clemente, 134, Botafogo. Programação disponível em modernityandcontestation.wordpress.com.
SEXTA, 25
ENGENHARIA: os interessados em participar da seleção para mestrado e doutorado em Engenharia Civil (áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia) têm até o dia 14 de junho para se inscrever. São oferecidas 20 vagas para o mestrado e dez para o doutorado. As aulas têm início no segundo semestre. Mais informações na página www.labbas.eng.uerj.br/pgeciv/nova/index.php.
SÁBADO, 26
ROTEIROS GEOGRÁFICOS: o projeto do Núcleo de Estudos Sobre Geografia Humanística, Artes e Cidade do Rio de Janeiro, do Instituto de Geografia, promove o passeio noturno Caminhando de Madrugada no Centro da Olímpica e Maravilhosa. O itinerário inclui pontos como Biblioteca Nacional, Cine Odeon, Centro Cultural da Justiça Federal, Amarelinho, Câmara dos Vereadores, Av. Treze de Maio, Avenida Chile, BNDES, Catedral Presbiteriana e Praça Tiradentes. O ponto de encontro é à meia-noite nos degraus do Teatro Municipal. Informações em www.roteirosdorio.com.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-reitor: Paulo Roberto Volpato
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
UERJ em Dia — Edição:: Graça Louzada e Mayana Garcia Reportagem: Janaina Soares e Juan Salomão Estagiários: Daniel Alves Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.