Publicações
Boletim Semanal 7 a 13 de maio de 2012 • Ano XIV • Nº 608
Ex-presidente Lula recebe título de Doutor Honoris Causa da UERJ
No dia 4 de maio, a UERJ concedeu ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva o título de Doutor Honoris Causa, maior condecoração outorgada pela Universidade a personalidades que tenham se destacado de maneira singular por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade. A condecoração também foi conferida por outras quatro instituições federais: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Em seu discurso, o Reitor Ricardo Vieiralves lembrou que o título ao ex-presidente Lula foi outorgado em 2002, na gestão da então Reitora Nilcéa Freire. Ele destacou que a "UERJ foi a primeira universidade brasileira a oferecer o ensino noturno de 3º grau, permitindo que os trabalhadores pudessem estudar em uma instituição pública, e também a primeira no país a adotar a reserva de vagas". O Reitor elogiou ainda o compromisso do ex-presidente com os trabalhadores brasileiros e sua trajetória política: "Esse é o nosso reconhecimento ao grande estadista e homem público que seguiu uma trajetória ímpar na história nacional, que exerceu um mandato que modificou o Brasil, diminuindo as desigualdades nacionais".
Lula disse no seu discurso que a data será inesquecível por representar "alguns dos principais centros de excelência acadêmica do país, instituições que respondem por boa parte da melhor produção científica e humanística brasileira. Vocês não podem imaginar o que significa para alguém como eu - que não teve as oportunidades escolares que todo jovem deveria ter, mas que sempre acreditou no potencial libertador do conhecimento, e que a vida inteira apoiou a luta pela educação - tornar-se Doutor Honoris Causa dessas magníficas universidades".
O ex-presidente dedicou os diplomas recebidos a todos aqueles que contribuíram para melhorar a qualidade da educação no Brasil: "Eu, que antes do diploma de Presidente da República tinha somente o de torneiro mecânico do Senai, sei o quanto a educação é capaz de mudar a vida de uma pessoa, de uma família ou de uma nação". Lula encerrou seu discurso dizendo que "estes diplomas são para vocês que contribuíram com inteligência e esforço para a educação no país, dando esperança a milhões de jovens e construindo um país mais justo e solidário."
A cerimônia foi realizada no Teatro João Caetano e contou com a presença da Presidente Dilma Rousseff; do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante; do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; do Governador Sérgio Cabral; do Vice-governador Luiz Fernando Pezão; do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Melo, e do Prefeito Eduardo Paes, entre outras autoridades.
A SEMANA
SEGUNDA, 7
LEITURA: às 18h, na sala 10.030, 10º andar, bloco D do campus Maracanã, acontece o XVIII Ciclo de Estudos em Alfabetização com o tema Oficinas Literárias: poemas para brincar. Nesta edição a oficina será ministrada pela professora Sônia Travassos, especialista em literatura infantil e juvenil da UFRJ. As inscrições, gratuitas, são realizadas no local e os participantes receberão certificado.
TERÇA, 8
SAÚDE: último dia para inscrições em cursos de atualização a distância da rede Telessaúde. As capacitações são para as áreas de atenção de rede primária, rede cegonha, rede saúde mental, saúde bucal, rede de urgência e emergência, rede saúde do idoso e pesquisa em saúde. A carga horária é de 15h e os certificados serão emitidos pela UERJ. Mais informações em www.telessauderj.uerj.br/ava.
DEBATE: Cor da pele, mobilidade social e "branqueamento" o Brasil contemporâneo é o tema do seminário promovido pelo Pró-Saúde/UERJ. O professor do Iesp/UERJ Carlos Costa Ribeiro é o convidado do encontro, que conta também com participação do professor do IMS/UERJ Eduardo Faerstein. O seminário acontece na sala 6.021, bloco E, às 10h30. É possível também participar via webconferência, enviando solicitação pelo e-mail andreialuzprosaude@gmail.com.
QUINTA, 10
EXPOSIÇÕES: às 19h o Decult inaugura duas exposições de fotografias. A Galeria Gustavo Schnoor recebe O Filho da Serpente Encantada, com fotografias de Ermanno Stradelli. Parte da programação cultural vinculada ao Momento Itália/Brasil, a mostra é composta por 28 fotografias de autoria do explorador e etnógrafo italiano em terras amazônicas, retratando paisagens e seus habitantes. No Salão 1 a mostra RioJovem é o resultado do perfil de hábitos, sociabilidades e sentimentos do jovem carioca, com fotos produzidas por alunos do CAp/UERJ no âmbito do ensino da fotografia e das artes. A curadoria é dos professores Andreas Valentin e Karin Scarpa. As visitações acontecem até 8 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, com entrada gratuita. Informações pelos telefones 2334-0728 / 0114.
LITERATURA E MÚSICA: o Auditório Cartola no Centro Cultural da UERJ é o palco do pocket show Versos Alexandrinos, parte do projeto Lançamento. O evento, que conta com a participação dos escritores Alexandre Dacosta e Alexandre Guarnieri e do guitarrista Claudio Bougleux, consiste em apresentação de músicas, poemas e vídeos. A apresentação tem início às 18h, com entrada franca. Informações pelo telefone 2334-0625 ou e-mail coart_uerj@yahoo.com.br.
SEXTA, 11
INCUBADORAS: foram prorrogadas até o dia 23 as inscrições para o processo seletivo da Incubadora de Empresas de Design da Esdi. As oportunidades são destinadas a incubação e pré-incubação de projetos e empreendimentos inovadores com foco em design, sendo três vagas para incubação de empresas e três vagas para projetos a serem pré-incubados. O edital pode ser consultado em www.esdi.uerj.br/noticias/incubadora. Mais informações pelo e-mail incubadora@esdi.uerj.br.
INTERCÂMBIO: os interessados em concorrer às cinco bolsas de estudo para o Programa de Mobilidade na Universidade de Jaén (Espanha) têm até esta sexta-feira para se inscrever. Podem participar alunos de graduação dos seguintes cursos: Engenharia Mecânica, Química, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia Cartográfica, Estatística, Engenharia Elétrica, Informática, Engenharia da Computação, Biologia, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, História, Serviço Social, Psicologia, Letras/Inglês, Letras/Espanhol e História da Arte. As aulas terão início em setembro. O edital pode ser consultado em http://www.sr2.uerj.br/dci/downloads/edital_jaen_2012_13.pdf.
DOMINGO, 13
COLÔMBIA: o Departamento de Relações Internacionais informa que é o último dia para inscrição no programa de bolsas Ibero-americanas Santander, voltado a estudantes de graduação de várias áreas. Os interessados devem acessar o edital em http://www.sr2.uerj.br/dci/downloads/edital_ibero_2012.pdf
PASSEIO: mais uma edição dos Roteiros Geográficos do Rio, promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Geografia Humanística, Artes e Cidade do Rio de Janeiro/UERJ, Caminhando por Negras Geografias no Centro do Rio, tem início às 9h30, com encontro na estação do metrô da Praça XI. Entre os pontos a serem visitados estão: Sambódromo, Terreirão do Samba, Igreja de Santana, Campo de Santana, Igreja da Lampadosa, Largo de São Francisco, Rua Uruguaiana, Rua do Ouvidor, Rua Primeiro de Março, Praça XV e Paço Imperial. Informações pelo telefone 8871-7238 ou e-mail roteirosgeorio@uol.com.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-reitor: Paulo Roberto Volpato
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
UERJ em Dia — Edição:: Graça Louzada e Mayana Garcia Reportagem: Andréia Rego, Janaina Soares, Juan Salomão e Mariana Pelegrini Estagiários: Daniel Alves e Renata Castro Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.