Publicações
Boletim Semanal 16 a 22 de abril de 2012 • Ano XIV • Nº 606
Colégio de Aplicação terá instalações ampliadas em novo anexo
A aquisição, pela Universidade, de uma casa localizada ao lado do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, no Rio Comprido, vai possibilitar a expansão do espaço físico do CAp/UERJ. Segundo a diretora de Administração Financeira, professora Maria Thereza Lopes de Azevedo, a Universidade tinha interesse em comprar o imóvel há algum tempo, mas até o final de 2011 não possuía recursos para tal. A venda de uma casa localizada no centro do Rio, que pertencia ao patrimônio da UERJ, permitiu a compra do novo espaço para o CAp, uma vez que o valor obtido com a venda de qualquer imóvel da Universidade, de acordo com a lei, deve necessariamente ser aplicado na compra de outro imóvel. A casa comprada no Rio Comprido custou R$ 500 mil, conforme o valor de avaliação. Agora, toda a parte administrativa do Instituto será em breve transferida para o anexo, liberando as salas do prédio original para uso exclusivo de atividades acadêmicas.
O diretor do CAp/UERJ, professor Lincoln Tavares Silva, entende que o novo imóvel será importante para a estrutura administrativa e pedagógica do Instituto: "O Colégio tem deficiência de infraestrutura e com o novo prédio realocaremos os espaços para departamentos e administração e criaremos uma sala de atendimento a pais e alunos, para reuniões que hoje são difíceis de acontecer por falta de espaço. Teremos assim condições de ampliar as atividades internas por meio do estímulo à pesquisa, à extensão e ainda a outras ações importantes para o CAp/UERJ".
A casa recém-adquirida pela Universidade pertenceu ao professor Agenor Rodrigues Valle, professor de engenharia da UFRJ e presidente da Academia Brasileira de Arte, que faleceu em agosto de 2010. A previsão é de que o novo espaço seja ocupado até o início de junho. Até lá, o imóvel passará por uma pequena reforma, com pintura, manutenção básica e reestruturação da parte elétrica.
Mostra fotográfica registra indígenas do Rio de Janeiro
Índios da aldeia Maracanã em cenas de convívio com alunos de escolas cariocas estão nas fotografias da exposição Indígenas do Rio de Janeiro, aberta em 12 de abril no Núcleo MID da Rede Sirius. As imagens da mostra são resultado de trabalho desenvolvido entre 2010 e 2011 retratando o cotidiano da aldeia Maracanã, do Movimento de Resistência Indígena, localizada no antigo Museu do Índio, no lado sul do estádio.
A fotógrafa Kátia Carvalho, autora da mostra, diz que as fotografias registram a convivência entre povos distintos ao mostrar o contato dos moradores da aldeia com crianças da cidade, em um intercâmbio cultural espontâneo. O professor José Ribamar Bessa Freire, coordenador do Proíndio, diz que o objetivo da exposição é dar visibilidade ao índio do Rio de Janeiro. A cidade aparece no Censo 2000 do IBGE como a quarta maior cidade em população indígena: "Muita gente não tem a mínima ideia dessa proporção, de que aqui estão mais índios do que em Manaus". Bessa também chama a atenção para o fato de a sociedade carioca conviver com intensa influência da cultura indígena, como nos nomes dos bairros da cidade: "Queremos mostrar que tem índio dentro da alma do brasileiro". A exposição organizada pelo Proíndio, está aberta até 4 de maio no Núcleo MID (2° andar do bloco C), de segunda a sexta das 8h às 19h. A entrada é gratuita.
A SEMANA
SEGUNDA, 16
DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO: o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ recebe até 16 de maio inscrições para seleção da sua primeira turma, cujas aulas começam em agosto. Estão sendo oferecidas dez vagas destinadas a portadores de diploma com título de mestrado, obtido em curso credenciado pela Capes. O edital completo está disponível no site do Programa, em http://www.ppgcom.uerj.br.
LIVRO: o professor do Instituto de Educação Física e Desportos Rafael Mattos lança Sobrevivendo ao Estigma da Gordura, que aborda a relação entre obesidade, práticas corporais e sociedade. A obra é resultado de investigação sobre estratégias e táticas de enfrentamento do adoecimento e sofrimento humano em decorrência da obesidade e do estigma contemporâneo em uma sociedade na qual a gordura é considerada inimiga. O lançamento acontece às 19h na FNAC do Barrashopping.
TERÇA, 17
COMO PRESTAR CONTAS: a Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (SR2) promove palestra com Moacir Almeida, auditor-chefe da Faperj, a partir das 10h30. Serão abordados assuntos relativos à prestação de contas de recursos concedidos pela agência de fomento. Depois do encontro, marcado para o auditório da Faculdade de Geologia, 2º andar / bloco A, docentes e pesquisadores poderão tirar dúvidas com o auditor-chefe.
DOCUMENTÁRIO: o Núcleo de Estudos de Desigualdades e Relações de Gênero (Nuderg/UERJ) exibe O cárcere e a rua, seguido de debate com Alberto Alvadia, pesquisador do Laboratório de Análise da Violência (LAV/UERJ). A exibição acontece a partir das 18h30 na RAV 92, 9º andar. Mais informações pelo e-mail nuderg.uerj@gmail.com.
QUARTA, 18
UNATI: o 37º Encontro de Idosos para a Promoção da Saúde, sob coordenação de Liliane Pacheco e Helena Bernardo, tem início às 14h, no auditório 111, 11º andar, bloco F. Considerando o uso frequente de medicamentos pelos idosos e as dúvidas que surgem com o seu uso juntamente com a alimentação, o primeiro encontro de 2012 tem por finalidade esclarecer a interação entre medicamento e nutriente, dar exemplos e orientar quanto ao uso correto. A entrada é franca e não é preciso inscrição prévia. Outras informações pelos telefones 2334-0053 e 2334-0131.
DÍVIDA PÚBLICA: A Auditoria Cidadã da Dívida, núcleo Rio de Janeiro, promove seminário no auditório 93 do campus Maracanã, das 8h às 19h. No dia 19, o seminário será das 8h às 22h. Os debates tratarão de temas como pré-sal, dívida pública, crise mundial, endividamento e outros assuntos. A programação completa está disponível no endereço http://www.sintuperj.org.br. Outras informações pelo telefone 2234-0945.
QUINTA, 19
ENCONTRO INSTITUCIONAL PIBID/CAPES: acontece entre 9h e 18h no auditório 11 do campus Maracanã. O objetivo do encontro é fazer a apresentação do projeto institucional Saber Escolar e Formação Docente na Educação Básica para todos os envolvidos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Capes: bolsistas (graduandos, professores supervisores, coordenadores), escolas parceiras e a comunidade universitária. Mais informações: 2334-0970 e 2334-0971.
MUNDO DIGITAL: o I Encontro Internacional sobre o Uso de Tecnologias por Crianças e Adolescentes acontece até 20 de abril no Colégio Brasileiro de Cirurgiões na Rua Visconde de Silva nº 52, em Botafogo, das 9h às 18h. A proposta do evento é apresentar temas relevantes e promover debates com a participação de especialistas brasileiros e internacionais sobre como transformar o uso da internet em uma fonte segura, ética, educativa e saudável de conhecimento, além de reforçar o diálogo entre gerações. A programação completa está no site http://www.essemundodigital.com.br.
SEXTA, 20
BOLSAS DE INTERCÂMBIO: a 2ª edição do Programa de Bolsas Ibero-Americanas está com inscrições abertas até 13 de maio no site http://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas. A UERJ vai selecionar até cinco alunos para estudarem na Colômbia, dos quais pelo menos dois serão direcionados para a Universidad Nacional. Cada bolsista receberá o equivalente a 3 mil euros, que deverão ser utilizados entre o 2º semestre de 2012 e o 1º semestre de 2013.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-reitor: Paulo Roberto Volpato
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
UERJ em Dia — Edição:: Graça Louzada e Mayana Garcia Reportagem: Andréia Rego, Janaina Soares, Juan Salomão e Mariana Pelegrini Estagiários: Andressa Pinheiro, Daniel Alves e Renata Castro Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.