Publicações
Boletim Semanal 19 a 25 de março de 2012 • Ano XIV • No 603
Inauguração de painel marca o início do ano Nelson Rodrigues
"O brasileiro, quando não é canalha na véspera, é canalha no dia seguinte". Essa e outras frases provocativas de Nelson Rodrigues, dramatizadas pelo grupo Rodriguinhos, alunos do Instituto de Artes caracterizados como o autor, deram início à cerimônia de descerramento do painel em homenagem ao jornalista, escritor e dramaturgo e também às homenagens na UERJ como parte do ano de seu centenário. A cerimônia do dia 13 de março no hall do balcão de informações incluiu, além da performance dos alunos, a exibição de documentário produzido pelo Centro de Tecnologia Educacional com falas que marcaram a vida do intelectual.
Para o Reitor Ricardo Vieiralves, Nelson Rodrigues foi pioneiro em suas obras ao trazer à tona em sua dramaturgia temas ainda proibidos e por mostrar a vida cotidiana de uma maneira que muitos não gostariam de ver revelada: "Nelson Rodrigues tratou de temáticas como os dilemas das tradições ibérico-portuguesas, a discussão do negro e o lugar da mulher na sociedade brasileira. Não é possível ler ou assistir a Nelson Rodrigues sem ficar inquieto", afirmou. Sensibilizado com as atividades em homenagem ao seu pai, Nelson Rodrigues Filho destacou o significado da escolha da Universidade para a homenagem: "A UERJ é um polo importantíssimo de cultura brasileira e é mais que necessário apresentar Nelson Rodrigues para as novas gerações. Tenho certeza que muitas ideias novas vão surgir com esta iniciativa".
A escolha de Nelson Rodrigues para ser o homenageado em 2012, segundo a Sub-reitora de Extensão e Cultura, Regina Henriques, deveu-se à variedade e abrangência da sua produção: "Encontramos nele desde a crônica de futebol até a criação teatral, passando pela crônica da vida e sem contar sua cinematografia, o que abrirá inúmeras possibilidades de reflexão acadêmica e artística".
Entre as atividades que serão realizadas ao longo do ano estão previstos círculos de leituras de textos e peças de teatro, exibição de filmes e debates literários. Em agosto, mês de aniversário do homenageado, o Teatro Odylo Costa, filho receberá montagens de peças do dramaturgo organizadas por companhias teatrais de diferentes regiões do Brasil. Além disso, a Sub-reitoria de Extensão e Cultura e o seu Departamento Cultural convidam a comunidade acadêmica para programarem eventos e elaborarem projetos que abordem a produção de Nelson Rodrigues.
MEC abre edital para Programa de Extensão Universitária
A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC/SESu) abre, a partir do dia 21 de março, o edital PROEXT 2013, que receberá propostas de apoio a programas e projetos de extensão universitária. O edital, convocado por 14 órgãos públicos federais - entre ministérios, secretarias e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - está disponível na página do Ministério da Educação, em http://portal.mec.gov.br. Em 2012 a UERJ teve seis propostas aprovadas pelo edital.
Para participar, o proponente deve primeiro preencher o formulário online no sistema SigProj, na página http://sigproj1.mec.gov.br/ Também é obrigatória a entrega, no Departamento de Extensão da UERJ (Depext), de uma cópia impressa da proposta encaminhada, juntamente com o Plano de Trabalho. O prazo vai até as 15h do dia 10 de abril. A Declaração da Sub-reitoria de Extensão e Cultura e o Termo de Compromisso da Reitoria não precisam ser preenchidos para entrega no Depext: esses documentos serão preenchidos pela própria SR3 depois de finalizado o processo de seleção das propostas da UERJ e serão encaminhados por correio eletrônico aos coordenadores até o dia 13 de abril, para que possam concluir e enviar a versão final para o MEC até 14 de abril. Informações pelo e-mail depext_uerj@yahoo.com.br ou pelo telefone 2334-0322. O Depext fica na sala 1.050, no 1º andar do bloco F.
Programa interinstitucional da Psicologia forma primeira turma de doutores
O Programa de Pós-Graduação de Psicologia Social da UERJ terá uma série de defesas de doutorado no período de 19 a 30 de março: oito professores da Universidade Federal do Maranhão defenderão suas teses dentro do projeto Programa de Doutorado Interinstitucional DINTER UERJ/UFMA.
Os seguintes doutorandos vão apresentar o resultado dos seus trabalhos nos onze dias de atividades no IPS: Cristianne Carvalho (Para além do tempo regulamentar); Márcia Araújo (Maria Aragão: uma trajetória em busca de uma sociedade igualitária); Francisco Sousa (Medida socioeducativa de internação no Maranhão; uma visão de seus atores); Patrícia Azambuja (Cognição e mediação técnica: passagem analógico-digital da recepção de TV sob a ótica da teoria ator-rede); Rosinete Ferreira (Nas tramas de Itamatatiua: representações sociais, práticas de saúde e as trocas comunicativas dos filhos de Santa Teresa); Jovelina Reis (Da Atenas brasileira à Jamaica brasileira: reflexões sobre processos de construção de identidades culturais da Capital Maranhense); Josenildo Brussio (Imaginação social jesuíta do padre Antonio Vieira no Maranhão do século XVII); Maria da Conceição Furtado (O psicólogo e sua inserção na saúde pública: estudo da situação dos profissionais maranhenses no programa CAPS). Outros três doutorandos defenderam suas teses antes do prazo. Participaram deste projeto os professores do PPGPS Ana Jacó, Ronald Arendt, Denize Oliveira, Regina Andrade, Ariane Ewald, Jorge Coelho, Luiz Felipe Baeta Neves, Leila Torraca e Deise Mancebo. O Programa de Doutorado Interinstitucional é coordenado pela professora Ana Jacó.
A SEMANA
SEGUNDA, 19
RELIGIÃO: acontece até quinta-feira, dia 22, o I Simpósio de História das Religiões e das Religiosidades: História, Religião e Diálogo, realizado pelo GT Regional de História das Religiões e das Religiosidades da Associação Nacional de História (Anpuh), coordenado pelos professores Edgard Leite, da UERJ, e Francisco José Gomes, da UFRJ. O Simpósio tem entre os seus objetivos promover o encontro de pesquisadores e estudantes para debater temas, teorias e metodologias de pesquisa; refletir sobre o ensino religioso nas escolas e as relações entre história e religião. A abertura é na Capela Ecumênica às 9h e os demais encontros acontecem no auditório 11, 1º andar, bloco F, campus Maracanã. A programação completa está disponível em http://gtreligiaouerj.blogspot.com/.
TERÇA, 20
INAUGURAÇÃO: criado em 2001, o Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde (Labsau), do Instituto de Educação Física e Desportos, inaugura suas novas instalações às 11h, na sala 8.121 do bloco F. O Labsau, formado por sete professores do IEFD, desenvolve atividades voltadas para graduação, pós-graduação e extensão e conta com parcerias com outras unidades da UERJ, como o Instituto de Nutrição e a Universidade Aberta da Terceira Idade.
QUARTA, 21
EMPREENDEDORISMO: estão abertas até 19 de abril as inscrições para o processo seletivo da Incubadora de Empresas de Design da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/UERJ), destinado à incubação e pré-incubação de projetos e empreendimentos com foco em design. O objetivo é promover negócios inovadores que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do estado do Rio de Janeiro. Podem participar pessoas físicas e jurídicas, com um total de seis vagas. Mais informações no endereço
QUINTA, 22
SERVIÇO SOCIAL: a I Mostra de Pesquisa em Atenção Psicossocial acontece das 9h às 17h no auditório 93 do campus Maracanã. O encontro é organizado pela Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro e tem apoio do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Neps/UERJ), da Faculdade de Serviço Social. As inscrições são feitas no dia do evento. Informações em
CONTABILIDADE: o Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e a Universidade Federal do Espírito Santo promovem o workshop em Contabilidade Financeira, com o propósito de promover a integração e a troca de conhecimento entre pesquisadores da área contábil por meio de debates sobre pesquisas em desenvolvimento. As atividades acontecem no 8º andar, bloco E, campus Maracanã, a partir das 8h30. Informações em http://www.labcont.com/. SEXTA, 23
CURRÍCULO: quem deseja participar da IV Conferência Internacional de Estudos Curriculares (International Association for the Advancement of Curriculum Studies - IAACS) tem até o dia 20 de maio para fazer a inscrição. A IAACS é uma organização mundial de especialistas em currículo e foi criada para apoiar a construção de um campo internacional de estudos curriculares. A conferência, que está sendo organizada com base em parceria estabelecida entre a UERJ, a UFRJ e a PUC-Rio, será realizada entre 2 e 5 de julho no Rio de Janeiro e terá como tema Questionando a Teoria Curricular. A programação pode ser consultada em www.periodicos.proped.pro.br/iviaacs.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-reitor: Paulo Roberto Volpato
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
UERJ em Dia — Edição:: Graça Louzada e Mayana Garcia Reportagem: Andréia Rego, Janaina Soares, Juan Salomão e Mariana Pelegrini Estagiários: Andressa Pinheiro e Daniel Alves Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.