Publicações
Boletim Semanal 5 a 11 de dezembro de 2011 • Ano XIV • No 599
Delegação chinesa visita a UERJ para divulgar universidades
Um grupo formado por 24 professores, pesquisadores e executivos de empresas de alta tecnologia da China visitou a UERJ em 25 de novembro para divulgar suas instituições, conhecer os cursos oferecidos pela Universidade e propor futura parceria na área tecnológica, mais precisamente nos campos de Tecnologia da Informação e Comunicação e Ciências Eletrônicas.
O chefe da comitiva e membro da Academia Chinesa de Engenharia, Jianguo Zhang, enfatizou que hoje não se pode mais usar a explicação geográfica para justificar a ausência de cooperação e diálogo entre chineses e brasileiros. Zhang disse também que a missão chinesa no Brasil vai produzir um relatório para o Ministério da Educação da China do qual irão constar as instituições brasileiras interessadas em estabelecer acordos internacionais. "Durante as apresentações das Sub-reitoras foi dito que a Universidade tem diversos desafios, entre os quais a internacionalização. Foi destacado que quanto mais rápido esse processo acontecer, melhor. Isso é muito correto. Vi nas apresentações que vários países já estão trabalhando com a UERJ, mas não vi a bandeira chinesa. Precisamos alterar esse quadro. Esta é a primeira vez que estamos aqui, é o início de um trabalho, mas já tenho a sensação de que é um bom começo", afirmou Zhang.
A comitiva foi recebida pelas Sub-reitoras de Graduação, Lená Medeiros, e de Pós-Graduação e Pesquisa, Monica Heilbron, que fez uma exposição sobre as áreas estratégicas e de intercâmbio da UERJ. Segundo a professora Lená, "a Universidade tem todo o interesse em estabelecer contato, trocar saberes e experiências com a China. É nosso empenho que as trocas entre os nossos países se façam tanto no nível da graduação quanto da pós-graduação, porque é importante para os alunos de graduação conhecerem outras realidades e terem experiências que possam enriquecer o seu saber no mundo cada vez mais globalizado".
Ao final do evento, o chefe da comitiva chinesa entregou às Sub-reitoras um livro do pensador chinês Confúcio, impresso em folhas de seda. Ele disse que, de forma genérica, "podemos afirmar que o trabalho de Confúcio era como o de vocês, educadores. Depois de 2.500 anos, o pensamento dele continua atual na China e pode ser aplicado em outros lugares do mundo".
Cerimônia em São Paulo entrega bolsas de intercâmbio para selecionados
Os alunos de graduação da UERJ Flávio Henrique Schuindt da Silva (Engenharia Elétrica), Laís Pontes da Silva (Direito) e Renato Menezes Ramos (História da Arte), junto com outros 97 estudantes de diversas universidades brasileiras, receberam oficialmente no dia 25 de novembro as bolsas de intercâmbio do programa Fórmula Santander 2012. O evento aconteceu no Autódromo de Interlagos e teve a presença do Reitor Ricardo Vieiralves e do presidente mundial do Santander, Emilio Botín.
Segundo Renato Menezes, estudante do 6º período de História da Arte, a entrega oficial foi uma oportunidade para aumentar a rede de contatos entre os beneficiados pelo Programa: "Conhecemos muitas pessoas e criamos a base para uma rede de troca de informações via e-mail. Uma coisa é pensar sozinho, outra é pesarmos entre cem, o que facilita bastante". Flávio Schuindt da Silva, do 7º período de Engenharia Elétrica, disse que a cerimônia foi interessante: "Depois de conversar com várias pessoas, acredito que esse período será muito importante, porque o intercâmbio agrega conhecimento e, especialmente, experiência de vida." Para Laís Pontes da Silva, do 5º período de Direito, o que chamou a atenção foi a organização do evento, desde a chegada ao aeroporto até a cerimônia em Interlagos. Os estudantes da UERJ receberão 5.000 euros para cursar um semestre em universidades de Coimbra e Lisboa, em Portugal. A Universidade vai apoiar com a emissão de passagens aéreas e seguro saúde.
A SEMANA
TERÇA-FEIRA, 6
Saúde mental e trabalho: "A política de saúde do trabalhador no SUS" encerra o ciclo de palestras oferecido pelo setor de Psiquiatria do Hupe e pelo programa Espaço Servidor da UERJ. Isabel Gomes, enfermeira do trabalho do Espaço Servidor e do Centro de Referência de Saúde do Trabalho do Município do Rio de Janeiro, faz a palestra a partir das 18h30 no Anfiteatro Washington Loyello (Boulevard 28 de setembro, nº 77-anexo / fundos, Vila Isabel). Outras informações pelo e-mail saudementaletrabalho@gmail.com.
QUINTA-FEIRA, 8
Vida na favela: a exposição "Imagens de Mangueira: histórias orais e fotografias" é inaugurada às 18h no Centro Cultural Cartola (Rua Visconde de Niterói, nº 1.296, na Mangueira). O trabalho é um dos primeiros resultados da pesquisa de pós-doutorado de Lúcia Ozório no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social. A mostra fica em cartaz até o dia 22 de dezembro, das 12h às 20h. A entrada é gratuita.
SEXTA-FEIRA, 9
2º Simpósio de Cuidados Paliativos: com o tema "Comunicação e Formação", o evento que acontece no Hupe entre 9 e 10 de dezembro discute assuntos ligados à assistência multidisciplinar de profissionais de saúde envolvidos com o tratamento e o bem-estar de pacientes que correm risco de vida. Podem participar do Simpósio profissionais e estudantes da área de saúde. Mais informações pelos telefones 2868-8108 e 2265-1577 ou pelo e-mail cphupe@gmail.com.
A SEMANA ESPECIAL: programação UERJ 61 ANOS
Na semana de 5 a 9 de dezembro a Universidade comemora seu 61º aniversário. A Comissão de Solenidade, por meio da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura e seu Departamento Cultural, organizou uma programação especial, como segue.
SEGUNDA-FEIRA, 5
Homenagem ao artista: a história do músico Gonzaguinha é apresentada no espetáculo "EnCanta Gonzaguinha - um tributo aos 20 anos de imortalidade do artista", às 19h, no Teatro Noel Rosa. O evento abre a semana da programação cultural do aniversário de 61 anos da UERJ e conta com a participação do grupo Kinesis, do Núcleo de Artes Cênicas da Universidade. Informações pelo telefone 2334-0048.
TERÇA-FEIRA, 6
25 anos de UERJ: os servidores que completaram 25 anos de trabalho na Universidade em 2011 são homenageados em evento solene com entrega de medalhas, que começa às 17h no Teatro Odylo Costa, filho. Este ano, 250 docentes e técnico-administrativos recebem a distinção. O professor da Faculdade de Comunicação Social, Ricardo Freitas, fala em nome do grupo e a assessora acadêmica da Sub-reitoria de Graduação, Ondina Meleiro, faz o discurso final de agradecimento.
QUARTA-FEIRA, 7
Show de Isabella Taviani: a artista carioca apresenta "Meu coração não quer viver batendo devagar", com repertório musical dos quatro CDs gravados em 19 anos de carreira, e músicas de Mário Lago em comemoração ao centenário de nascimento do poeta, ator e compositor. A apresentação começa às 19h30 no Teatro Odylo Costa, filho. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro até meia hora antes do início do show.
QUINTA-FEIRA, 8
Músicas imortais: a partir das 19 horas, no Teatro Noel Rosa, a cantora Luciana Marinho presta sua homenagem a um dos maiores artistas do País no aniversário de sua morte. Para o show "Canta Gonzaguinha" estão programadas músicas como "Sangrando", "Explode coração" e "Avassaladora".
SEXTA-FEIRA, 9
Música e religião: a cantora maranhense Rita Ribeiro se apresenta no Teatro Odylo Costa, filho às 19h30 com o show "Tecnomacumba". O projeto existe há seis anos e combina batuques dos terreiros e beats eletrônicos. Rita recebeu em 2010 o prêmio de melhor cantora na categoria 'Canção Popular' do 21º Prêmio da Música Brasileira.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-reitora: Christina Maioli
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
UERJ em Dia — Edição:: Graça Louzada e Mayana Garcia Reportagem: Ana Carina Santos e Cláudia Nunes Estagiária: Thayz Guimarães Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.