Publicações
Boletim Semanal 19 a 25 de setembro de 2011 Ano XIV • No 589
CAp/UERJ é primeiro colocado entre as públicas do Rio na edição 2010 do Enem
O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ) foi o primeiro colocado entre as instituições públicas de Ensino Médio do Rio de Janeiro e o 11ª na classificação geral do estado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010. A média alcançada pelos alunos do CAp/UERJ foi de 714.51 pontos, enquanto a média geral das escolas foi de 553,73.
O Ministério da Educação divulgou as notas e as médias totais das instituições na prova de redação e objetiva com questões de ciências humanas e da natureza, matemática, linguagens e códigos. Participaram do exame mais de 3,2 milhões de estudantes, dos quais, 1 milhão estava concluindo o ensino médio regular. Na edição anterior do Enem, em 2009, o CAp/UERJ também foi o melhor colégio público no ranking do estado, situação oposta às demais instituições de ensino público do país, das quais 96% tiveram desempenho inferior à média nacional.
De acordo com Miguel Tavares Mathias, diretor do CAp/UERJ, o resultado positivo do Instituto tem se confirmado desde 2002 e é explicado por um conjunto de elementos. "O ensino de excelência se dá pela qualificação e comprometimento de toda a equipe docente e técnica somadas à proposta pedagógica. A instituição não se dedica apenas ao terceiro ano, mas sim a uma educação de qualidade e a uma base sólida aliada a boas condições de trabalho para seus professores e funcionários.
Outro fator que segundo o diretor é fundamental para a excelência do ensino da escola é o compromisso dos alunos e o apoio da família. No Instituto de Aplicação, além das disciplinas convencionais os estudantes têm aula de música, fotografia, teatro e história da arte e contam com laboratórios de Física, Química e Biologia. Alunos do ensino médio estudam em período integral - das 7h às 17h10. Atualmente o Instituto possui aproximadamente 1.060 alunos entre o 1º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio. Passam ainda pelo CAp aproximadamente 650 alunos de graduação e licenciatura que realizam estágios complementares em seus cursos.
Graduandos podem concorrer a bolsas do Ciência sem Fronteiras
Estão abertas até o dia 14 de outubro as inscrições para estudantes de graduação que desejem concorrer a bolsas sanduíche (período de estudos em universidade estrangeira). As quotas, que fazem parte de projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia, são administradas pelo CNPq e incentivam a pesquisa científica e tecnológica dos alunos na graduação. Elas foram destinadas a mais de 250 universidades e institutos federais de educação que integram os programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Na UERJ as quotas serão administradas pelo Departamento de Cooperação Internacional (DCI), vinculado à Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.
As bolsas têm duração de seis meses, podendo chegar a 12 meses quando o plano de atividades do curso incluir estágio de pesquisa, inovação e tecnologia em indústria, centros de pesquisa ou laboratórios. Caso seja necessário, a ida do bolsista para o exterior pode ser antecipada para a realização de cursos preparatórios obrigatórios oferecidos pela mesma instituição de destino. A cada trimestre os bolsistas receberão o equivalente a três mensalidades de 870 dólares (no caso de instituições nos Estados Unidos) ou de 870,00 euros (para universidades na Europa). Também terão direito a passagens aéreas de ida e volta, auxílio instalação e seguro saúde proporcional ao período no exterior. O prazo limite para o início da bolsa é março de 2012.
Na avaliação serão considerados: o desempenho acadêmico dos alunos, a qualidade do ensino na instituição estrangeira e o domínio do idioma do país de destino. As indicações encaminhadas pelas universidades participantes serão analisadas pelo CNPq que verificará o enquadramento do candidato aos objetivos e condições do programa. Locais e universidades participantes do programa estão no endereço http://www.cienciasemfronteiras.cnpq.br. Outras informações podem ser obtidas no site do DCI em
EDITAIS
Serviço Social
Estão abertas até 30 de setembro de 2011 as inscrições para a seleção para os programas de pós-graduação - mestrado e doutorado - em Serviço Social para o primeiro semestre de 2012. As linhas de pesquisa de ambos os programas são: Trabalho, Relações Sociais e Serviço Social; Questão Social, Políticas Públicas e Serviço Social; Identidades, Cultura, Políticas Públicas e Serviço Social. Mais informações no endereço http://www.ppgservicosocial.uerj.br ou nos telefone 2334 0299.
A SEMANA
SEGUNDA-FEIRA, 19
UERJ Sem Muros: do dia 19 ao dia 23 acontece a 22ª Semana UERJ Sem Muros. A programação é coordenada pelas sub-reitorias de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa e Extensão e Cultura e mobiliza todos os setores da Universidade para apresentar à comunidade a produção nas suas respectivas áreas. O evento reúne entre outros atrativos a 11ª Semana de Graduação (hall do 4º andar, bloco F, até o dia 23, das 9h às 17h); a 20ª semana de Iniciação Científica (dias 19, 20, 21, 22 e 23, pôsteres no hall do 1º andar, bloco F, das 9h às 16h30); a 15ª Mostra de Extensão (hall do 1º andar, bloco F, de 19 a 22, das 10h às 17h); a 22ª Feira de Prestação de Serviços e o 8º Espaço de Ciência (ambos dias 20, 21 e 22, no Centro Cultural Noel Rosa da UERJ, campus Maracanã). A abertura da semana acontece às 19h, com show de pré-lançamento do CD "Trilhos/Terra Firme", da banda Casuarina, na Concha Acústica. A programação completa da 22ª edição do UERJ Sem Muros está disponível no site http://www.sr3.uerj.br/usm/index-2.html.
TERÇA-FEIRA, 20
Siga as Setas: visita orientada ao campus Maracanã dentro da programação da UERJ Sem Muros. Dias 20 e 21, 10h às 17h.
Música e arte: "AH! Banda" do projeto "Juventude, prática musical e expressão" do CAp/UERJ apresenta 1968 - o show, no hall dos elevadores, às 12h. Os Doutores Palhaços do Grupo Roda Gigante apresentam o espetáculo Troca de Plantão, no Teatro Noel Rosa, às 15h. Às 17h é a vez da bateria dos alunos da Faculdade de Ciências Médicas se apresentar, também no hall dos elevadores.
Livro: lançamento do volume de Inclusão Escolar de Alunos Com Necessidades Especiais, pela EdUERJ, da professora Rosana Glat, da Faculdade de Educação, em parceria com a professora Marcia Pletsch, da Federal Rural do Rio de Janeiro. O evento acontece às 17h, na Livraria da República/EdUERJ (pavilhão João Lyra Filho).
Cinema no Museu Imperial: a educadora e professora Ana Chrystina Venâncio Mignot exibe seu documentário Tantas escolas, tantas memórias e participa de um encontro com o público às 15h dentro da programação da 1ª Mostra de Cinema e História do Museu Imperial, que acontece no Cine Teatro do Museu Imperial (Rua da Imperatriz, 220, Petrópolis). No dia 22 será exibido o filme Entre imagem e memória: a vida cotidiana de uma cidade, também às 15h. Em seguida acontecerá um debate com mediação da professora Patrícia Souza Lima (CAp/UERJ). A programação completa da mostra está no endereço http://www.museuimperial.gov.br.
QUARTA-FEIRA, 21
Personalidade Educacional 2010: a professora Bertha do Valle, coordenadora da disciplina Políticas Públicas em Educação, do curso a distância de Licenciatura em Pedagogia da UERJ, recebe às 19h no Jockey Club (Av. Pres Antônio Carlos, 501, Centro) o título de Personalidade Educacional 2010. A homenagem, em sua 12ª edição, é promovida pela Associação Brasileira de Educação (ABE), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e pelo grupo Folha Dirigida.
Oficinas: as seis oficinas que compõem a UERJ Sem Muros acontecem na Faculdade de Formação de Professores (FFP), em São Gonçalo, no Miniauditório e no Laboratório de Informática, das 13h às 18h. A FFP fica na rua Dr. Francisco Portela, 1470.
QUINTA-FEIRA, 22
Cinema: O projeto "You Hupe: Educação em Saúde, Imagem e Sensibilidade" promove a exibição do filme O Discurso do Rei, no auditório 11, 1º andar, do Pavilhão João Lyra Filho, às 12h.
SEXTA-FEIRA, 23
Farofa Carioca: o grupo Farofa Carioca faz o show de encerramento da 22ª edição do UERJ Sem Muros, às 19h, na Concha Acústica.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-Reitora: Christina Maioli
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
UERJ em Dia — Edição:: Graça Louzada e Mayana Garcia Reportagem: Ana Carina Santos e Cláudia Nunes Estagiária: Thayz Guimarães Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.