Publicações
Boletim Semanal 8 a 16 de agosto de 2011 Ano XIV • No 583
DataUERJ traduz a Instituição em números
O Núcleo de Informação e Estudos de Conjuntura (Niesc), divulgou no mês de julho a edição 2011 do DataUERJ, publicação anual que reúne os dados estatísticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e começou a distribuí-lo no dia 1º de agosto para todos os setores da Universidade.
A edição do DataUerj 2011, que traz as informações referentes ao ano 2010, está disponível na internet desde o dia 15 de julho no endereço eletrônico http://www2.datauerj.uerj.br/. Além da versão impressa, uma versão digital disponibilizada em um pen drive também está sendo distribuída. O livro será enviado para os órgãos públicos e setoriais de todo o país que se relacionam institucionalmente com a UERJ.
A diretora do Niesc, professora Lúcia Schmidt de Andrade Lima, comemorou a rapidez com que foi possível publicar o DataUERJ deste ano. "É um tempo recorde. A coleta de todos os dados é difícil, depende de vários processos em setores e unidades acadêmicas que, por vezes, só se concluem no primeiro semestre, em alguns casos temos ainda que reunir dados que são registrados a mão. Estar com tudo isso pronto em julho é muito bom", disse.
Um dos fatores que contribuíram para agilidade na produção da publicação foi a aproximação do Niesc com a Diretoria de Informática (Dinfo), que está em processo de implantação de um novo sistema de banco de dados que integrará todos os sistemas utilizados na Universidade, facilitando o acesso às informações. "Trabalhando juntos, testando o sistema, pudemos fazer sugestões de ferramentas para atender nossas necessidades", explicou Lúcia Schmidt de Andrade Lima.
A coordenadora do DataUERJ, Ilma de Paula de Moura Bastos, destacou também a atuação da equipe, hoje formada por dez pessoas, para concluir o levantamento referente a 2010 com rapidez: "Foi um esforço conjunto que obteve um resultado melhor do que esperávamos".
O levantamento dos dados estatísticos da UERJ é divulgado desde 1992, como ferramenta de transparência administrativa e acadêmica da Universidade. De 2004 a 2007, a publicação foi descontinuada, sendo reiniciada em 2008.
A retomada do DataUERJ permitiu a montagem de séries históricas dos dados e, assim, o acompanhamento das mudanças e da evolução da Instituição. A diretora do Niesc afirmou que "esse conjunto de informações atualizadas permite mais eficiência e evita erros no funcionamento da Universidade. Com eles a UERJ pode responder rapidamente quando for questionada pela sociedade, por órgãos públicos como Ministério da Educação, pelo Governo do Estado ou por agências de fomento à pesquisa".
Qualificação dos professores mudou o perfil da Universidade
O conhecimento dos dados da UERJ permitiu ao Niesc estabelecer indicadores comparativos dos últimos 15 anos. Segundo o DataUERJ 2011, houve uma mudança significativa no perfil de titulação do corpo docente da UERJ. Em 2010, 66,4% dos professores são doutores, número que contrasta com os 22% registrados em 1996. O número de mestres também cresceu, de 22,9% para 38,3% em 2010. Houve uma queda no número de docentes apenas graduados: de 16,1% em 1996 para 5,6%, em 2010.
Lúcia Schmidt Lima apontou a qualificação dos professores da UERJ como resultado de mudanças de políticas da instituição ocorridas no início da década de 90. "Foram criados o Programa de Capacitação Docente e a Comissão Permanente de Avaliação Docente, que significaram um investimento para qualificar os professores que já atuavam na UERJ e uma opção pelo ingresso somente de professores com titulação de pós-graduação strictu senso", relatou.
Mais cursos de pós-graduação são oferecidos. Em 1996 existiam 20 cursos de mestrado e cinco cursos de doutorado. Em 2010, são 44 mestrados e 27 doutorados, o que, para a diretora do Niesc, é conseqüência direta da qualificação docente.
Um dos setores que precisam ser fortalecidos, na avaliação da diretora do Núcleo, é o ensino da graduação. "A relação candidato vaga está caindo. A UERJ precisa divulgar seus cursos de maneira mais atraente para os jovens estudantes."
Simpósio sobre Arquitetura Segura
No dia 12 de agosto acontecerá o Simpósio Universitário de Arquitetura Segura - uma reflexão para o futuro, realizado pela Vice-reitoria, como parte do projeto UERJ pela Vida, que vem sendo desenvolvido nos últimos três anos, sob a Coordenação da Vice-reitora, professora doutora Maria Christina Paixão Maioli. Segundo a Vice-reitora, o evento tem como finalidade promover o debate entre alunos e servidores quanto à prevenção do ato suicida. A proposta é estabelecer parâmetros para a eliminação de fatores de risco e novas diretrizes para a arquitetura urbana, com formulação de novas políticas e programas de incentivo para garantir segurança.
Para a professora Maria Christina Paixão Maioli, "a questão do suicídio deve ser realmente tratada no âmbito da Saúde Pública, posto que, enquanto resultado, o suicídio de regra decorre de inúmeros fatores que vão desde a falta de estruturas para uma vida digna e cidadã até a total ausência de identidade na sociedade".
Serão abordados os seguintes temas: "Arquitetura e saúde mental", "Arquitetura responsável e saúde", "Legislação, Arquitetura, Urbanismo e Saúde Pública" e "Ambiência, Segurança e Arquitetura do futuro". O Simpósio será no auditório 11, primeiro andar do bloco F do pavilhão João Lyra Filho. Contatos pelo e-mail
Censo 2010 de Graduação da UERJ
O VII Censo dos Alunos de graduação da UERJ 2010 é uma pesquisa que tem a finalidade de traçar o perfil do aluno e conhecer as demandas dele para respaldar a Administração Central quanto às suas decisões. Pretende também dar subsídios para a elaboração de Projetos Pedagógicos. O Censo é uma realização do Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica, (DEP/SR1), com colaboração da Coordenadoria de Pesquisas de Demandas Sociais e da Diretoria de Informática. A cada dois anos, o questionário aborda temas sobre perfil sócioeconômico, inclusão digital, trajetória escolar e principalmente a avaliação dos alunos quanto à qualidade do ensino na Universidade e sua infraestrutura. A avaliação é respondida por meio do "Aluno on line", nos períodos de inscrições em disciplinas. Em 2010, segundo o relatório, 93% dos 19.478 alunos responderam ao formulário.
De acordo com Ulisses Carramaschi Cavalcanti, diretor do DEP/SR1 a pesquisa "municia os diretores e a Administração Central de dados do nosso alunado para que eles possam melhor pautar as decisões em investimento e qualidade de ensino". Ainda segundo o diretor, a pesquisa revelou que 57,9% dos alunos consideram a qualidade de ensino da UERJ entre muito boa e boa. Mais de 50% consideram justo o sistema de cotas para alunos de escola pública. Para outras informações e para ler na íntegra o relatório do VII Censo, basta acessar o site www.dep.uerj.br.
EVENTOS
Cultura clássica
As inscrições para o I Encontro Regional de Cultura Clássica do Estado do Rio de Janeiro foram prorrogadas até 25 de agosto. O evento realizado pela UERJ em parceria com a UFRJ tem como tema "Estudos Clássicos: perspectivas na contemporaneidade". O encontro será de 8 a 10 de novembro de 2011, no Instituto de Letras. Informações e inscrições pelo email forumdeculturaclassica@gmail.com. Mais detalhes no site www.forumdeculturaclassica.com.br.
Mercosul
De 14 a 16 de setembro de 2011 acontecerá o XII Congresso Internacional do FoMerco. Realizado pela UERJ, o encontro promoverá o intercâmbio entre as instituições de ensino superior e pesquisa e os segmentos de prestação de serviços do Mercosul. O evento será no pavilhão João Lyra Filho, 1° andar, bloco F do campus Maracanã, das 8h30 às 20h. Inscrições até 9 de setembro. Informações no site do Centro de Produção da Uerj (Cepuerj), www.cepuerj.uerj.br, ou pelo telefone (21) 2334-0639.
Jornada de Estudos de Gênero
O NUDERG, Núcleo de Estudos sobre Desigualdades Sociais e Relações de Gênero, convida para a II Jornada de Estudos de Gênero da UERJ. O evento terá a conferência de abertura "Gênero, Ciência e Produção de Conhecimento", com Margaret Lopes, especialista em História da Ciência, professora da Unicamp e da Universidade de Évora, diretora do Museu de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia. Acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto, no auditório da Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 9º andar, sala 9043, bloco F, do campus Maracanã.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-Reitora: Christina Maioli
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
Coordenação de Publicações: Carlos Moreno Reportagem: Ana Carina Santos e Cláudia Nunes Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.