Publicações
Boletim Semanal 1 a 7 de agosto de 2011 Ano XIV • No 582
Operação Sorriso do Brasil realiza cirurgias no Hospital Universitário Pedro Ernesto em agosto
De 8 a 16 de agosto, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e a Policlínica Piquet Carneiro sediarão as atividades da Operação Sorriso, uma Organização Não Governamental internacional que desde 1982 vem realizando gratuitamente cirurgias de fenda labial e palatina em crianças. Tendo iniciado suas missões no País em 1997, a Operação Sorriso do Brasil (OSB) neste ano conta com as instalações da Universidade e com o apoio do Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais (CTAC), que funciona na Policlínica Piquet Carneiro, para as cirurgias feitas na cidade do Rio de Janeiro.
Diretor do HUPE, o professor Rodolfo Nunes falou sobre a escolha do hospital para sediar as ações da ONG. "A Operação Sorriso do Brasil tem procurado os hospitais de maior porte, geralmente os hospitais universitários, para a realização dessas cirurgias, pois o número de pacientes costuma ser muito grande. O HUPE é um hospital que tem o porte adequado para esse tipo de evento e tem ainda a vantagem de estar localizado na região central da cidade. Nós disponibilizamos cinco salas de cirurgia e três enfermarias para colaborar com essa campanha que tem um valor social reconhecido no mundo todo."
O médico-cirurgião Henrique Cintra, coordenador da OSB-Rio, explicou como funcionam as cirurgias de fenda labial e fenda palatina e desfez uma ideia equivocada, porém amplamente divulgada na sociedade. "Lábio leporino é um termo grotesco utilizado para designar os pacientes portadores de fenda labial. Essa expressão é antiga e data dos primórdios da cirurgia plástica, quando os médicos olhavam para o paciente com a fissura e achavam que ele se assemelhava a uma lebre. O mesmo aconteceu com os pacientes com fenda palatina, que passaram a ser chamados popularmente de goela de lobo. As cirurgias de correção desses problemas duram entre 45 minutos e duas horas, dependendo da complexidade do caso, e os pacientes podem voltar às suas funções normais em até três semanas. As únicas contraindicações possíveis são com relação aos procedimentos anestésicos e a existência de comorbidades que impeçam a cirurgia, mas isso é verificado ainda na fase de triagem."
Essa etapa de triagem dos pacientes será feita nos dias 8 e 9 de agosto, na Policlínica Piquet Carneiro, quando serão realizados exames e avaliações dos casos mais urgentes. Todas as cirurgias - a OSB estima um número próximo a 120 - serão realizadas no HUPE, de 12 a 16 deste mês. Embora o foco da Operação Sorriso sejam as crianças, pacientes de qualquer idade poderão participar do processo de triagem.
Orientação aos pacientes com fenda labial e fenda palatina
Dias de seleção dos pacientes: 8 e 9 de agosto.
Local: Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais (CTAC) - Policlínica Piquet Carneiro (Av. Marechal Rondon, 381, São Francisco Xavier).
Horário: das 8h às 17h.
Datas das cirurgias: de 12 a 16 de agosto.
Local: Hospital Universitário Pedro Ernesto (Boulevard 28 de Setembro, 77, Vila Isabel)
Obs. 1: Não é necessário fazer pré-inscrição para pleitear a cirurgia, apenas comparecer ao CTAC no dia da triagem dos pacientes.
Obs. 2: Todos os procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos serão feitos gratuitamente.
Obs. 3: Os pacientes e um de seus familiares que residirem fora do município, ao se apresentarem na triagem, receberão hospedagem, transporte e alimentação sem custo.
Informações:
Assessoria de Imprensa da Operação Sorriso do Brasil: Tel.: (21) 3461-4616. Ramais 155 e 164.
Assessoria de Imprensa do Hospital Universitário Pedro Ernesto: Tels.: 2868-8524 / 2868-8525 / 9842-5172.
CTAC: Tel.: 2334-2227.
Escola de Química Orgânica reúne primeira turma na UERJ
O Instituto de Química (IQ-UERJ) realizou de 25 a 29 de julho o curso de extensão "Escola de Química Orgânica". Essa primeira turma formada na UERJ reuniu 70 alunos. Inicialmente voltado para estudantes de graduação, o curso atraiu também alunos de pós-graduação e até profissionais já inseridos no mercado.
Segundo Ayres Guimarães Dias, professor do IQ-UERJ e coordenador o curso de extensão, a proposta da "Escola de Química" é abordar com mais profundidade temas clássicos que perderam espaço nos currículos na graduação após a reforma promovida pelo Ministério da Educação em 2006. "Muitas disciplinas tiveram suas cargas horárias diminuídas e, com isso, alguns temas deixaram de ser aprofundados", disse o professor.
O curso de extensão promovido pelo Instituto contou com especialistas de química orgânica de quatro instituições públicas de ensino superior do Rio de Janeiro para aulas intensivas durante uma semana dedicada aos temas: Teoria da Ligação Química (professor Pierre Mothé - UFRJ); Esteroquímica (professor Sérgio Pinheiro - UFF); Reatividade Química (professor Leandro Soter - IFES); Mecanismo de Reação (professor Ayres Dias - UERJ); e Aplicações Sintéticas (professor Rodrigo Souza - UFRJ).
O aprofundamento dos temas, explicou Ayres Dias, é necessário para suprir uma lacuna entre a graduação e as exigências dos cursos de pós-graduação em química. "Percebemos que vários estudantes com perfil de futuros pesquisadores estavam enfrentando dificuldades nas seleções de pós-graduação e mesmo com o conteúdo dos cursos em andamento. As escolas de química podem suprir essa necessidade dos alunos e também a de reciclar profissionais da área", afirmou o coordenador.
O IQ-UERJ abrirá mais uma turma da "Escola de Química Orgânica" em fevereiro do ano que vem, com maior oferta de vagas.
BIOLOGIA | A exposição "Natureza, arte e ciência em foco" apresenta 33 fotografias produzidas pela equipe do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais, do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes. A mostra acontece na Galeria Gustavo Schnoor, Centro Cultural, no campus Maracanã. Até 19 de agosto.
REGISTRO
Aula Inaugural de MBA
A Faculdade de Administração e Finanças da UERJ, em parceria com a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro, realizou no dia 19 de julho a aula inaugural da pós-graduação lato sensu "Inovação em Gestão Pública" (MBA-IGP) na Assembléia Legislativa do Estado - Alerj. O curso tem 18 meses duração e seu conteúdo programático inclui temas como fundamentos da administração pública; ferramentas de gestão e controle; e inovação no setor público. Essa é a primeira turma formada, com 45 alunos, entre juízes, deputados e funcionários da Alerj.
Tributação Ambiental
O Laboratório de Políticas Públicas e Justiça Fiscal (LAPPJUS), criado na UERJ em maio, fará sua primeira participação em um evento internacional na 12ª Conferência Global sobre Tributação Ambiental, durante o mês de outubro, em Madri, Espanha, com o trabalho Electric vehicles, taxes and public policies in Brazil, de autoria dos professores Marcos Domingues (Lappjus) e Luiz Artur Pecorelli Peres (Grupo de Estudos Sobre o Veículo Elétrico - Gruve). A pesquisa é resultado de uma parceria inédita entre as faculdades de Direito e Engenharia da UERJ.
AGENDA
Concurso docente
Estão abertas até o dia 31 de agosto as inscrições para os concursos para docentes nas áreas de Epidemiologia Nutricional (Instituto de Medicina Social), Economia Política (Faculdade de Ciências Econômicas) e Petrologia Aplicada à Tectônica (Faculdade de Geologia). As vagas são para professor titular em Epidemologia Nutricional e Economia Política; e para professor adjunto em Petrologia Aplicada Tectônica. Consultas no site web.srh.uerj.br/index.php/concursos.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-Reitora: Christina Maioli
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
Coordenação de Publicações: Carlos Moreno Reportagem: Alessandro Paciello e Ana Carina Santos Estagiário: Tadeu Goulart Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.