Publicações
Boletim Semanal 25 a 31 de julho de 2011 Ano XIV • No 581
Alunos cotistas da Universidade passam a ter direito a meia passagem em transportes coletivos
A partir de 1° de agosto, os alunos cotistas da UERJ terão direito a pagar metade do valor das passagens em transportes coletivos utilizados no município do Rio de Janeiro. Trata-se de benefício obtido graças a uma resolução tomada pela Secretaria Municipal de Transportes e publicada no dia 1° de julho no Diário Oficial do Município.
De acordo com a resolução, os estudantes cotistas poderão utilizar o recém-criado Bilhete Único Carioca para universitários a partir do próximo mês. O bilhete dá direito a duas passagens por dia, de segunda a sexta-feira, inicialmente apenas em ônibus sem ar condicionado que circulam dentro do município. Assim como o bilhete convencional, esse também virá obrigatoriamente na forma de cartão eletrônico, que poderá ser adquirido após o cadastramento do estudante em um dos postos de atendimento montados pelo RioCard.
A professora Hilda Maria Ribeiro, diretora do Departamento de Desenvolvimento Acadêmico e Projetos de Inovação da UERJ, disse como vai funcionar o cadastramento dos alunos que se enquadram nas categorias beneficiadas. "Para fazer essa solicitação do cartão, o aluno precisa agendar on-line o seu atendimento no RioCard. Como aqui na UERJ temos cerca de seis mil beneficiados, houve a decisão de trazer um posto de atendimento para o campus Maracanã da Universidade, que está funcionando no auditório 53, no quinto andar. O cadastramento começou no dia 18 de julho e segue até 12 de agosto, exceto nos fins de semana. O atendimento nesse posto é feito das 9h às 16h30."
O site para agendamento do cadastro dos beneficiados é o http://riocard.com/prouni. Na data marcada para o atendimento, os alunos deverão levar os seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, comprovante de matrícula em instituição de ensino superior no município do Rio de Janeiro e a Carteira de Identidade Estudantil (CIE), emitida pela UNE (União Nacional dos Estudantes) ou pela UEE-RJ (União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro).
Manual eletrônico orienta realização de eventos
Elaborado para orientar as unidades acadêmicas sobre as normas e procedimentos para a realização de eventos institucionais dentro da UERJ, o Manual de Cerimonial Universitário está disponível em formato eletrônico na área institucional do site da UERJ - http://www.uerj.br/institucional/arquivos/ManualCerimonial.pdf.
A necessidade de padronizar os procedimentos em cerimônias institucionais e explicar à comunidade acadêmica os serviços que a Diretoria de Comunicação (Comuns) pode oferecer no assessoramento da realização desses eventos motivaram a criação do manual. Ele traz informações de referência e indicações sobre as normas que devem ser seguidas em todas as etapas do processo, como a concepção inicial, o planejamento das ações e a execução do evento em si.
O cerimonial a ser realizado em uma instituição pública brasileira é guiado pela Lei Federal 70.274/1972, que traz normas para itens como hasteamento e posicionamento de bandeiras, execução de hino e ordem de precedência de autoridades em mesas solenes. A UERJ, como instituição pública, está subordinada a essa normatização legal. Além disso, as instituições universitárias possuem características específicas que devem ser cumpridas em seus cerimoniais e que são esclarecidas na publicação.
O formato eletrônico facilita o acesso às informações do Manual e dinamiza a produção dos eventos institucionais. Há links de hipertexto para a legislação vigente no país e para modelos de ferramentas necessárias na organização de cerimônias e eventos.
ARTES | No dia 28 de julho acontece o lançamento da edição número 18 da revista Concinnitas, do Instituto de Artes da UERJ. O evento ocorre às 19h, no espaço Cosmocopa, localizado na Rua Siqueira Campos, 143 - 2° piso.
"Elos da Cidadania" formará grupos de educação ambiental nas escolas
Professores e estudantes de 63 escolas em 18 municípios do Rio de Janeiro iniciaram no dia 18 de julho as aulas do curso "Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania". A aula inaugural aconteceu no campus Maracanã da Universidade, ministrada pela superintendente de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Ambiente (SEA), Lara Moutinho. O secretário estadual de ambiente Carlos Minc falou sobre o programa de capacitação de educação ambiental em um vídeo de dois minutos, exibido aos alunos.
O curso, criado em 2006 pela SEA, é realizado pela UERJ como projeto de extensão, envolvendo cerca de 60 profissionais, entre servidores e alunos da Universidade. Neste ano, o "Elos da Cidadania" foi significativamente ampliado. Formará cinco professores e 50 alunos por escola envolvida no projeto - até 2010 eram dois professores e dois alunos por escola. Com uma estrutura semipresencial, o curso inclui períodos de aula nos 20 polos instalados em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, visitas às escolas e acompanhamento feito por tutores via plataforma digital de ensino a distância.
A superintendente Lara Moutinho explicou que o curso, ao capacitar professores e alunos da segunda etapa do ensino fundamental e do ensino médio para lidar com as questões do meio ambiente, faz com que a escola assuma seu papel junto à comunidade de polo irradiador de informação de qualidade sobre o tema. "Cerca de 92% dos jovens no Rio de Janeiro dizem conhecer as questões do meio ambiente, mas não se sentem preparados, nem têm ferramentas para o enfrentamento dessas questões. Queremos que a escola assuma essa função, que os alunos saibam o que acontece no seu entorno e tenham informações de qualidade para agirem", disse a superintendente.
A primeira etapa do curso aconteceu de 18 a 20 de julho no campus Maracanã e demais polos pelo interior do estado. Ele prosseguirá de agosto a dezembro com o desenvolvimento de projetos nas escolas, o acompanhamento de tutores por meio da plataforma digital de ensino a distância e as visitas às unidades escolares.
REGISTRO
Intercâmbio em Jaén
Nove alunos selecionados para o programa de mobilidade estudantil mantido pelo convênio entre a Universidade de Jaén e a UERJ embarcarão em setembro para a Espanha. Sete deles receberão a ajuda de custo anual de dois mil euros oferecida pela universidade espanhola para permanecer de seis meses a um ano como alunos de Jaén. Os outros dois alunos que foram aceitos pela universidade europeia farão o intercâmbio de maneira independente. No dia 18 de julho, o grupo de alunos que viajarão participou de uma reunião com a assessoria do Departamento de Cooperação Internacional e com o aluno de biologia Leandro dos Santos Lima, que esteve em Jaén durante o primeiro semestre de 2011, para receber orientações e informações sobre o programa de mobilidade e o cotidiano na Universidade de Jaén. A UERJ tem oferecido aos estudantes as passagens aéreas e o seguro saúde. Esse é o terceiro grupo de alunos que a UERJ envia a Jaén.
CURSO
Psicologia evolucionista
Até o dia 3 de agosto estarão abertas as inscrições para o curso "Introdução à Psicologia Evolucionista", do Instituto de Psicologia da UERJ. As aulas serão realizadas aos sábados, das 9h às 13h, de 6 de agosto a 22 de outubro. O curso tem como objetivo apresentar os conceitos fundamentais dessa área de estudo e se destina principalmente aos alunos da graduação e da pós-graduação em psicologia e biologia. A mensalidade pode ser paga em duas parcelas de R$ 75,00. Outras informações pelo e-mail cepuerj@uerj.br ou pelo telefone 2334-0639.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-Reitora: Christina Maioli
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
Coordenação de Publicações: Carlos Moreno Reportagem: Alessandro Paciello e Ana Carina Santos Estagiário: Tadeu Goulart Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.