Publicações
Boletim Semanal 20 a 26 de junho de 2011 Ano XIII • No 576
Programa "Conscientização Ambiental na UERJ" expõe resultados em ciclo de palestras
A Sub-Reitoria de Extensão e Cultura e o Departamento de Extensão promoveram, no dia 13 de junho, o evento "Conscientização Ambiental na UERJ: Iniciativas e Perspectivas", que teve como objetivo principal expor os resultados de cinco projetos da área de meio ambiente desenvolvidos por alunos, docentes e servidores técnico-administrativos da Universidade. O evento aconteceu no Auditório 11 (1° andar) do campus Maracanã e teve início às 13h30.
Para apresentar os resultados dos projetos, foram convidados o professor Emílio Eigenheer ("Lixo e limpeza urbana: entender para educar" - FFP de São Gonçalo); a bolsista Proatec Lívia Gonçalves ("Comunicação e gestão de resíduos sólidos: Comgeres" - FCS); a farmacêutica e técnica-administrativa Dalila Passos ("A reciclagem e a coleta de papel na Faculdade de Enfermagem e no Hospital Pedro Ernesto" - Hupe); a professora Elaine Torres ("Conscientização ambiental no campus regional de Resende" - Faculdade de Tecnologia) e o professor Marcelo Guerra ("O futuro é agora: sensibilização de futuros professores para um mundo ambientalmente equilibrado" - FFP de São Gonçalo). Todos os palestrantes são coordenadores ou participantes dos cinco projetos que foram selecionados pelo Departamento de Extensão no ano passado.
A coordenadora do Coproext (Coordenadoria de Programas e Projetos da Extensão), professora Branca Heloisa Vieira, explicou o funcionamento do programa "Conscientização Ambiental na UERJ", criado em 2009 por iniciativa da Reitoria. "Eram 20 bolsas de extensão que distribuiríamos dentro dessa temática de gestão de resíduos sólidos. Esse era o eixo temático principal do edital. A demanda de bolsas foi até menor do que esperávamos, pois tivemos apenas esses cinco projetos, então concedemos 14 bolsas e ficamos com seis para distribuir em outro momento. Passado o período de um ano que esses projetos estão em execução, já ficou claro que alguns deles deveriam estar recebendo mais bolsas."
Livro de grupo de pesquisa aborda segurança pública no Brasil
Perspectivas em Administração da Segurança Pública no Brasil, livro produzido pelo grupo de pesquisa "Estado e Violência no Brasil Contemporâneo", foi lançado no dia 16 de junho na Livraria Leonardo da Vinci, no Rio de Janeiro, pela editora CRV, de Curitiba.
O grupo é coordenado por Oswaldo Munteal Filho - professor adjunto do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UERJ -, que organizou a coletânea em conjunto com a pesquisadora Vivian Zampa, mestre e doutoranda em História pela UERJ, e Ana Beatriz Leal, coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro.
A publicação reúne artigos de 11 autores, entre pesquisadores acadêmicos e gestores de segurança pública. Os três organizadores também assinam em conjunto o capítulo introdutório "Perspectivas da Segurança Pública: teorias e práticas do estado brasileiro". A pesquisadora Vivian Zampa explicou que "o capítulo surgiu de uma inquietação nossa sobre o que é a segurança pública institucionalizada, desde a vinda da Corte Real Portuguesa no século XIX, até a discussão contemporânea sobre segurança preventiva ou de combate".
O conjunto de artigos lida com três níveis de análise crítica, como descreveu o coordenador Oswaldo Munteal Filho. "Primeiro, o monopólio da violência, do uso da força, constitucionalmente é do Estado, portanto não existe um poder paralelo." Explicou ainda o coordenador que "o Estado concede esse poder quando permite a desordem pública, a corrupção e quando ele se ausenta de seu papel, como aconteceu na época das privatizações na década de 90".
Oswaldo Munteal Filho esclareceu que a reaproximação da polícia com o cidadão, a partir da retomada das discussões em torno dos direitos humanos na década passada, e o entendimento da segurança como uma questão de inteligência estratégica são os dois outros níveis de análise na abordagem feita no livro. "Policiamento ostensivo nas ruas não é segurança, é estado de exceção", declarou.
O livro é a terceira publicação do grupo de estudos, que também editou 200 anos da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2009) e Sonho de uma Polícia Cidadã: Coronel Carlos Magno Nazareth Cerqueira (Núcleo da Identidade Brasileira e História Contemporânea/UERJ, 2010).
EVENTO
Seminário no ILE
O Instituto de Letras da UERJ está oferecendo o I Seminário de Especialização em Língua Portuguesa, que ocorrerá entre os dias 27 e 30 de junho, das 14 às 18h, na RAV 112 (11° andar). O evento pretende expor ao público o trabalho dos pós-graduandos e de seus professores-orientadores. Todos os dias haverá mesas redondas com pesquisadores da UERJ de diferentes áreas dos estudos linguísticos para debate com os participantes. Estão disponíveis cem vagas e a inscrição pode ser feita mediante o pagamento da taxa de R$ 25. Para outras informações, basta enviar um e-mail para: selp.uerj@gmail.com.
REGISTRO
Vagas de estágio no Hupe
O Setor de Fisioterapia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) está oferecendo 72 vagas de estágio não remunerado para os horários da manhã e da tarde. Os aprovados no processo seletivo trabalharão nos seguintes setores: clínica cirúrgica, unidade coronariana, plantão geral, CTI geral, enfermaria da cardiologia, pneumologia e traumato-ortopedia. Para fazer a inscrição, que vai até o dia 1°de julho, é necessário apresentar uma cópia da identidade, declaração da faculdade que comprove que o estudante está matriculado no curso de fisioterapia, uma lata de leite em pó e o pagamento da taxa de R$ 10. Os inscritos deverão fazer uma prova no dia 8 de julho e os resultados serão divulgados no dia 9. As atividades do estagiário iniciarão em 11 do mesmo mês. Mais informações pelo e-mail fisiohupe@gmail.com ou pelo telefone 2868-8151. O Hupe está localizado na Av. 28 de setembro, 77, em Vila Isabel.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-Reitora: Christina Maioli
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
Coordenação de Publicações: Carlos Moreno Reportagem: Alessandro Paciello e Ana Carina Estagiários: Tadeu Goulart e Thaís Gomes Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.