Publicações
Boletim Semanal 13 a 19 de junho de 2011 Ano XIII • No 575
UnATI abre curso de cuidadores de idosos
Pela segunda vez em três anos, a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) está oferecendo o Curso de Formação de Cuidadores de Idosos. Com duração de cinco meses, o curso, destinado aos moradores de comunidades carentes da cidade do Rio de Janeiro, é um projeto da UERJ em parceria com o Ministério do Trabalho. Para apresentar o curso, foi realizada uma aula inaugural no dia 7 de junho, às 14h, no Teatro Odylo Costa Filho. A aula contou com a participação do Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Antônio Albuquerque; da Secretária do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do Município do Rio de Janeiro, Cristiane Brasil; e do diretor do Instituto de Medicina Social (IMS), Cid Manso Vianna.
Renato Veras, diretor da UnATI, explicou a importância do curso. "Verificamos que existe uma carência muito grande de pessoal qualificado para cuidar dos idosos. O cuidador não é uma empregada doméstica. Ele dá banho, lembra o idoso de tomar remédio, conversa com ele e acompanha nos lugares. Os alunos que estão se formando na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade serão os professores dessas pessoas das comunidades."
FFP promove eventos para comemorar Dia dos Oceanos
O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado em 8 de junho. Neste ano, na mesma data, a Faculdade de Formação de Professores (FFP), de São Gonçalo, realizou uma série de atividades especiais para promover a conscientização das pessoas no que diz respeito à importância da preservação dos oceanos e mares. Os eventos incluíram três palestras no miniauditório da FFP, a montagem de uma tenda na praia de Icaraí, em Niterói, onde houve distribuição de panfletos informativos, e aulas ministradas pelos alunos do departamento de Biologia em escolas do leste fluminense. A programação faz parte do projeto "Praia Limpa é a Minha Praia", criado no ano passado e cadastrado na Sub-Reitoria de Extensão de Cultura.
O professor adjunto Fábio Vieira de Araújo, coordenador do "Praia Limpa é a Minha Praia" e um dos organizadores dos eventos, declarou: "os oceanos proveem muitos dos nossos alimentos, são fonte de lazer e também ajudam a promover o turismo. Esses eventos têm como objetivo educar as pessoas e conscientizá-las da importância do meio ambiente. A praia, como forma de extensão do nosso lar, deve ser cuidada como a nossa própria casa".
UERJ debate estética das favelas
A Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação da UERJ (Coart) está promovendo o evento "Cultura: Favela se Afirma", que teve início no dia 6 de junho com a exposição "Favelinhas", no hall do Centro Cultural. Ela permanecerá aberta ao público até o dia 7 de julho.
Segundo Aureanice de Mello Correa, coordenadora da Coart, o artista plástico e autodidata Darcy Cardoso recriou o imaginário de uma favela carioca, usando madeira, papel, palito e cola para construir miniaturas coloridas. Darcy Cardoso, ex-morador da favela de Vigário Geral, é desenhista e pintor.
A coordenadora também declarou que a proposta do evento é "pensar e discutir como a favela permanece ou se transforma diante das tensões que envolvem a cidade".
Entre os dias 7 e 10 de junho, os filmes "5x Favela ? Agora por Nós Mesmos", "Cidade dos Homens", "Sonhos Roubados" e "Orfeu" foram exibidos na Midiateca do Centro Cultural, e houve a mesa redonda "A favela e sua representação no discurso fílmico e literário", no dia 7 de junho. "A discussão acadêmica faz compreender que a favela tem suas próprias práticas culturais e quebra a visão partida entre asfalto e morro", explicou a coordenadora.
INTERVENÇÃO URBANA | O campus Maracanã foi tomado por 25 km de barbantes brancos e pretos. A instalação faz parte da exposição "Ponto em movimento", do artista plástico Renato Velasco, aberta à visitação na galeria Cândido Portinari até 15 de julho.
EVENTOS
Conscientização ambiental
A Sub-Reitoria de Extensão e Cultura (SR3) promoverá no dia 13 de junho o evento "Extensão Universitária em Debate". O ciclo de debates terá como tema "Conscientização Ambiental na UERJ" e vai apresentar os resultados de experiências nos campi Maracanã e Resende, na Faculdade de Formação de Professores e no Hospital Universitário Pedro Ernesto, a partir da implantação do projeto "Conscientização Ambiental na UERJ", durante o ano de 2010. O evento será realizado no auditório 11 do Pavilhão João Lyra Filho, no campus Maracanã, 1º andar do Bloco F, a partir das 13h30.
Ciência, Tecnologia e Inovação
O Reitor Ricardo Vieiralves abrirá no dia 16 de junho o 3º Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERJ, com a palestra "A Nova Universidade", no auditório da Reitoria, às 9h30. No evento, serão discutidas políticas de inovação e tecnologia a partir de três eixos: Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Recursos Humanos. A programação completa do evento está disponível no endereço (http://www2.ime.uerj.br/wcti/).
CURSO
Latu Sensu em italiano
O Instituto de Letras da UERJ receberá até 16 de junho inscrições para o Curso de Especialização em Língua Italiana - Tradução. O curso tem como finalidades o aperfeiçoamento e a especialização de graduados para tradução e ensino da língua italiana. As inscrições podem ser feitas na Secretaria dos Cursos de Especialização, no Pavilhão João Lyra Filho, 11º andar, Bloco F, Sala 11.136. Informações pelo telefone 2334-0203 ou no site (http://www.institutodeletras.uerj.br/esp_editais.php).
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-Reitora: Christina Maioli
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
Coordenação de Publicações: Carlos Moreno Reportagem: Alessandro Paciello e Ana Carina Estagiários: Tadeu Goulart e Thaís Gomes Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.