Publicações
Boletim Semanal 18 a 24 de abril de 2011 Ano XIII • No 567
Universidade centraliza inscrições para pós-graduação em física pela internet
Em março de 2010, foi realizada uma mudança na Pós-Graduação em Física da UERJ. Houve uma integração com instituições que têm o mesmo programa no estado e unificação das inscrições para a prova escrita dos candidatos ao Mestrado e ao Doutorado. Desta vez, a Universidade centraliza a terceira edição do projeto, com inscrições abertas até 13 de junho via internet.
As instituições às quais a UERJ se uniu no processo de inscrições para pós-graduações em física são as seguintes: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Centro Brasileiro de Pesquisas em Física (CBPF). Um website foi criado para servir como ferramenta para inscrição e remessa de documentos, além de fornecer informações.
Segundo o professor Sílvio Sorella, Coordenador da Pós-Graduação em Física da Universidade, o modelo de várias instituições juntas nasceu em São Paulo, com as universidades de Campinas (Unicamp), de São Paulo (USP) e de São Carlos. "No Rio, somos a única pós-graduação da UERJ que tem a unificação. Estamos trabalhando para que o curso seja cada vez melhor." No site http://uniposrio-fisica.cbpf.br está disponível o edital de seleção para a pós-graduação.
Faculdade de Educação anuncia seminário internacional
Em sua sexta edição, o Seminário Internacional "As redes educativas e as tecnologias" acontecerá de 6 a 9 do mês de junho, no campus Maracanã, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. A conferência de abertura contará com a presença do sociólogo francês Michel Maffesoli, um dos fundadores da sociologia do cotidiano. Os trabalhos a serem apresentados no evento devem ser enviados até o dia 25 de abril pelo site www.seminarioredes.com.
Segundo a professora Inês Barbosa de Oliveira, coordenadora do Seminário, os objetivos do encontro deste ano são compreender e discutir as relações dos sujeitos de práticas e teorias sociais com as tecnologias em redes educativas. "O Seminário vai destacar a participação dos professores do ensino fundamental, nem sempre contemplados em eventos de educação. Temos convidados internacionais, como o professor William Pinar, da Universidade de British Columbia, no Canadá, o maior especialista do mundo na área de currículos, que presidirá uma mesa-redonda. O Seminário existe desde 2001. Tem a qualificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e os apoios do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).
Encontro aborda o insólito na literatura infanto-juvenil
Ler um texto e surpreender-se. Explorar o insólito, ou seja, o inesperado. Muitos autores apostam nesse ingrediente para dar originalidade a suas produções. Os exemplos, que vão da literatura nacional à cultura japonesa, serão debatidos no III Encontro Nacional "O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional", que acontecerá de 18 a 20 de abril no Instituto de Letras (ILE), no campus Maracanã. O evento, promovido pelo Seminário Permanente de Estudos Literários (Sepel) e com coordenação geral do professor do ILE Flávio Garcia, concentra-se nesta edição no tema O insólito e a Literatura Infanto-Juvenil.
A programação é composta por três simpósios. O primeiro abordará o insólito na literatura japonesa e colocará em pauta aspectos da cultura e da mitologia nipônicas, como o fantástico, o sublime e o profano. A atividade, coordenada pela professora do ILE Satomi Kitahara será no dia 18, às 13h30, no Laboratório de Ensino de Línguas, no 11º andar do pavilhão João Lyra Filho. O Medo como Prazer Estético e A Literatura Infantil e Juvenil e o Insólito no Brasil são os temas dos outros dois simpósios.
Obras de autores de diferentes épocas, como Machado de Assis, Monteiro Lobato e Dias Gomes, serão discutidas nas nove mesas de conferência distribuídas pelos três dias de programação. Os debates reunirão professores de universidades de diferentes partes do País em torno de assuntos como, por exemplo, o processo de adaptação literária para crianças e jovens.
A participação no evento é gratuita e aberta ao público. A programação completa do Encontro está disponível no site www.sepel.uerj.br/eventos.html.
FATORES SOCIAIS EM SAÚDE | O professor do Instituto de Medicina Social Eduardo Faerstein, Coordenador do Pró-Saúde, mediará no dia 25, às 14h, uma webconferência com o epidemiologista George Kaplan, da Universidade de Berkeley. Contato: 2334-0886.
EVENTOS
Fórum das Américas
O Núcleo de Estudos das Américas (Nucleas) recebe, até 20 de abril, inscrições de trabalhos para o VI Fórum de Debates "Povos e Culturas das Américas", cujo tema principal é "Cidades em debate: Economia, Meio Ambiente e Etnicidade". O Fórum será dividido em três etapas. A primeira acontecerá nos dias 1º e 2 de junho no campus Maracanã da UERJ; a segunda está programada para os dias 5 e 6 de junho na Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) e a terceira nos dias 20, 21 e 22 de junho na Universidade Nacional da Costa Rica (UNA). Outras informações podem ser obtidas no Nucleas (sala 9003, bloco B, pavilhão João Lyra Filho) ou pelo telefone 2334-0157.
Livro e debate
O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ promoverá no dia 19, às 18h30, o lançamento do livro Combatendo a desigualdade Social: O MST e a reforma agrária no Brasil, da professora Debora Franco Lerrer. Durante o evento haverá um debate sobre o tema da publicação com participação da autora. O lançamento será no auditório 13, 1° andar, pavilhão João Lyra Filho, campus Maracanã. Informações: 2334-2270.
CURSO
Extensão em Geologia
A Faculdade de Geologia inscreve até o dia 2 de maio os interessados no curso de extensão "Modelagem conceitual de banco de dados geográficos". O objetivo é capacitar profissionais e estudantes para análise e construção de artefatos utilizando técnicas de modelagem geográfica. As aulas serão às segundas e às quartas-feiras, das 18h às 21h, de 9 de maio a 8 de junho. Informações: sala 4032, bloco F, pavilhão João Lyra Filho.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-Reitora: Christina Maioli
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
Coordenação de Publicações: Carlos Moreno Reportagem: Lúcia Dantas e Zelia Prado Estagiários: Tadeu Goulart e Thaís Gomes Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.