Publicações
Boletim Semanal 21 a 27 de março de 2011 Ano XIII • No 563
Ano Paulo Gracindo promove atividades acadêmicas e culturais na Universidade
A UERJ definiu a personalidade a ser homenageada em 2011. É o Ano Paulo Gracindo, ator que em 16 de junho próximo completaria seu centenário de nascimento. Trata-se de uma escolha do Reitor, considerando principalmente a popularidade, o conjunto da obra e a importância de Gracindo no cenário cultural brasileiro. Nesse sentido, o Departamento Cultural da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da UERJ (Decult/SR3/UERJ) propõe uma série de atividades a serem realizadas durante o ano para homenagear o ator.
Paulo Gracindo foi um carioca acidental por ter nascido no bairro do Catete, quando os pais passavam pela cidade. Mas sua origem é nordestina, de Maceió, Alagoas. Lá os Gracindo eram uma tradicional família, e seu pai político e intelectual de prestígio, com sonhos acadêmicos para seu filho. A infância foi passada entre Maceió e Recife, onde começou a cursar a Faculdade de Direito. Mas ser ator já era mais importante para Paulo desde sua primeira experiência num grupo de teatro amador, ainda em Maceió. Veio para o Rio de Janeiro, fez a transferência da faculdade e pediu um emprego no jornal 'Correio da Manhã', como revisor. Logo o teatro passou a fazer parte de sua vida e ser ator uma escolha definitiva. Nos anos 30, mais um trabalho importante se somaria à carreira de Paulo, dessa vez na Rádio Tupi e depois na Rádio Nacional, como rádio-ator e animador de programas de auditório. Televisão e cinema chegariam mais tarde. A cada personagem mais popularidade ganhava junto ao público.
A professora adjunta do Instituto de Artes da UERJ e titular da Coordenadoria de Exposições (Coexpa) do Decult, Cáscia Frade, afirmou que o projeto, elaborado por Gustavo Borges Correa, vai expor um painel abrangente da vida de Paulo Gracindo. Gustavo é Mestre em Arte e Cultura pelo Instituto de Artes da UERJ e trabalha na coordenação de seminários e debates com a colaboração de Ana Beatriz Cascardo. Segundo a professora Cáscia, é necessária uma equipe eficiente para um trabalho tão rico de pesquisa e organização.
A programação do Ano Paulo Gracindo começa no dia 24 de março com a inauguração de um painel e é extensa durante todo o ano de 2011. Serão três os eventos principais:
I. Março de 2011: inauguração do painel do Ano Paulo Gracindo na UERJ.
II. Maio de 2011: mostra de filmes com a participação de Paulo Gracindo [Onde estás felicidade? (1939), Balança mas não cai (1953), Terra em transe (1967), Copacabana me engana (1968), Salário mínimo (1970), A morte e a morte de Quincas Berro D'água (1978), Tudo bem (1978), Exu-Pia, coração de Macunaíma (1987)].
III. Julho de 2011: seminário "Paulo Gracindo: a vida e a obra de um brasileiro", com mesas-redondas e palestras.
Mais uma medalha para Lars Grael
O velejador Lars Grael recebeu a Medalha da Ordem do Mérito José Bonifácio em cerimônia no Teatro Odylo Costa, filho na quinta-feira 17 de março. Na ocasião, o velejador proferiu a Aula Inaugural de 2011 do Instituto de Educação Física e Desportos. Segundo a Vice-Diretora do Instituto, Solange Lima Ferreira, a aula inaugural tem como objetivo apresentar aos novos alunos uma personalidade de destaque no esporte. Aberta ao público em geral, a cerimônia contou com declarações do velejador a respeito de sua história de vida e superação, após o acidente sofrido em 1998. "O pessimista reclama do vento, o otimista espera ele mudar e o realista ajusta as velas. Esta é uma das frases que resume a grande mudança pela qual eu passei."
CURSO
Pequenos negócios
A Faculdade de Administração e Finanças (FAF) está com inscrições abertas até 25 de março para o curso de extensão "Plano de negócios". A proposta é discutir empreendedorismo e elaboração de projeto de geração de renda para pequenos negócios. As aulas serão de abril a junho, às segundas e às quintas-feiras, das 19h às 22h. Inscrições e informações: pelo site www.cepuerj.uerj.br ou pelo telefone 2334-0639.
EVENTO
Banco de Sangue no trote solidário
O Serviço de Hemoterapia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) propõe a doação de sangue como atividade do trote solidário. Os alunos (veteranos e calouros) podem agendar um horário para levar grupos de estudantes ao Banco de Sangue Herbert de Souza, no Boulevard 28 de setembro, 109, em Vila Isabel. O agendamento vai até o dia 20 de abril, das 8h às 12h. Informações: pelo telefone 2868-8164 ou pelo e-mail hemo@uerj.br.
REGISTRO
Aula inaugural
O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas convida toda a comunidade para a sua aula inaugural, que terá como tema "Os intelectuais e a vida pública", a ser proferida pelo professor Antônio Carlos Peixoto na RAV-94, 9° andar do Pavilhão João Lyra Filho, bloco F, campus Maracanã, no dia 22 de março, às 18h.
OFICINA
Lorca, Dalí e Buñuel
O Centro de Recursos Didáticos de Espanhol do Rio (CRDE-Rio) oferece a oficina "Lorca, Dalí y Buñuel" a professores e alunos de espanhol como língua estrangeira. Ela ocorrerá na RAV-114, 11ºandar do Pavilhão João Lyra Filho, bloco F, campus Maracanã, na segunda-feira 28 de março, das 14h às 17h. Os objetivos da atividade são conhecer a época das vanguardas espanholas e compreender a relação entre as diferentes artes por meio das obras e das figuras do poeta e dramaturgo Federico García Lorca (foto), do pintor Salvador Dalí e do cineasta Luis Buñuel. Para realizar a inscrição é necessário o envio de e-mail simultaneamente aos dois endereços abaixo, informando o nome completo do interessado e nome da oficina: crd-esp@uerj.br e crde-rio.br@educacion.es. A inscrição é gratuita, e as vagas, limitadas. Serão expedidos certificados de participação.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-Reitora: Christina Maioli
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
Coordenação de Publicações: Carlos Moreno Reportagem: Lúcia Dantas e Zelia Prado Estagiários: Tadeu Goulart Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.