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Boletim Semanal 22 a 28 de novembro de 2010 Ano XIII • No 557
Universidade recebe 3 delegações internacionais
Representantes de três universidades estrangeiras visitaram a UERJ no início de novembro. O principal assunto foi a criação de parceria com a Universidade Técnica de Darmstadt, da Alemanha. A delegação da instituição germânica foi recebida no dia 8 para a assinatura do protocolo de intenção de convênio, que inclui todos os cursos. Estiveram presentes o reitor Ralph Stengler e os professores Edith Rost-Schaude, Lucia Koch, Ruth Tobias e Thomas Wilmer. Segundo Cristina Russi, diretora do Departamento de Cooperação Internacional (DCI), um workshop será organizado em conjunto com Darmstadt em 2011 no Rio de Janeiro, para as áreas de Mecatrônica, Business, Ciência da Computação, Polímeros, Design e Energias Alternativas.
As outras delegações recebidas na UERJ foram a do Japão e a da Itália. Os representantes da Universidade de Osaka (Japão), os professores japoneses Ken-ichi Yoshimoto, Setsuo Taniguchi, Yutaka Takenaka e o brasileiro Marcelo de Alcântara, vieram ao Brasil assinar um convênio de cooperação com a Universidade de São Paulo e se interessaram em conhecer a UERJ. A Universidade de Osaka já possui convênio com a Faculdade de Direito e o Instituto de Letras. De acordo com a diretora do DCI, o objetivo é ampliar a parceria, abrangendo toda a Universidade.
No dia 5 de novembro, a professora Marina Tesauro, do Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Tor Vergata (Roma) fez uma apresentação sobre a instituição para estudantes da UERJ. A palestra teve também as participações do professor visitante do Programa de Pós-graduação em Geografia Aniello Angelo Avella e de Domitilla Battistoni, aluna de Tor Vergata que estuda na UERJ desde o início deste semestre. A intenção do encontro foi estimular o interesse de alunos brasileiros para estudar na Itália.
Petrobras premia projeto do Instituto de Química
O projeto Detecção Antecipada de Bactérias do Petróleo recebeu da Petrobras o prêmio Inventor do Ano em cerimônia no dia 19 novembro. Ele foi desenvolvido pelos professores Antonio Carlos Augusto da Costa e Márcia Monteiro Machado Gonçalves e pela química Marcia de Viveiros Carrera, do Instituto de Química da UERJ. Financiado pela Petrobras e pelo governo federal por meio do edital CT-Petro (Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural), o projeto viabilizou uma parceria entre a Universidade, a Fiocruz e o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (ligado à Comissão de Energia Nuclear).
O objetivo é desenvolver um protótipo que permita quantificar bactérias associadas à recuperação de petróleo em tempo inferior ao praticado atualmente, que é de cerca de 30 dias. "Com essa técnica em no máximo um dia e meio temos essa resposta", explicou o professor Antonio Carlos Augusto da Costa, coordenador do projeto pela UERJ. "Nossa técnica tem um tempo mais curto porque não quantifica as bactérias, mas sim o produto que elas formam." O trabalho foi iniciado em 2005 e neste ano foi concedida a patente do processo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Seminário discute papel e prática do psicólogo no meio profissional
O Instituto de Psicologia (IP) promoveu nos dias 16 e 17 deste mês o VI Seminário Interno de Psicologia do Trabalho e Organizacional - Práticas Atuais. Houve palestras, apresentações de projetos e participação de empresas.
O principal objetivo foi debater o papel do psicólogo nas organizações e as práticas atuais deste profissional. "É um espaço onde reunimos discentes e docentes para compartilhar aprendizados. Além disso, a ponte entre academia e mercado de trabalho amplia a formação do futuro psicólogo", explicou Heloisa Helena Ferraz Ayres, coordenadora do evento, psicóloga e professora do IP.
Atualmente o seminário integra a programação anual de atividades do projeto de extensão Psicologia do Trabalho e Organizacional - Ênfase nos processos organizacionais: Orientação ao funcionamento da Empresa Junior do IP, criado em 2007. "Os projetos de extensão são importantes, pois atingem academia e comunidade. Este é o primeiro ano em que a Faperj apoia a extensão e este projeto foi contemplado", disse Heloísa.
Gestão de Pessoas e Grupos de Desenvolvimento Pessoal/Interpessoal foram dois dos tópicos do projeto de extensão apresentados no seminário. Temas como qualidade de vida e empreendedorismo também foram abordados.
Licom abre inscrições
A partir do dia 22 de novembro e até 10 de dezembro, o Programa Línguas para Comunidade (Licom) está com inscrições abertas para os interessados (das comunidades interna e externa) em cursar inglês, francês, grego, espanhol, italiano, alemão, japonês, português/redação, latim português para estrangeiros e português: novas regras de ortografia. Os cursos são estruturados para atender as quatro habilidades essenciais da língua: falar, ouvir, escrever e ler. O Licom é um programa do Instituto de Letras (ILE) e propõe cursos e oficinas ministrados por estagiários, sob a coordenação de professores.
"O Licom é um método de experimentação apoiado em dois eixos principais: é um espaço de prática docente com diversos públicos e um atendimento de qualidade para os alunos das comunidades interna e externa. Nosso objetivo não é aumentar em quantidade a atuação do Licom; é um objetivo pedagógico e acadêmico", disse a professora Maria Alice Gonçalves Antunes, coordenadora geral do Programa e vice-diretora do ILE. "O êxito do Licom só foi e é possível pela colaboração de cerca de 30 professores que atuam como coordenadores dos seus projetos. Sem essa presença fundamental, o programa não teria evoluído e se firmado no ambiente acadêmico." Outras informações: no campus Maracanã, sala 11007, bloco D ou no site www.institutodeletras.uerj.br/licom.php.
CURSO
Terapia nutricional
O Instituto de Nutrição da UERJ oferece 30 vagas para o Curso de Especialização em Terapia Nutricional, para os graduados com registro no Conselho Regional de Nutrição. As inscrições estão abertas até o dia 9 de dezembro. Os interessados devem comparecer ao Centro de Produção da UERJ (Cepuerj), sala 1006, 1º andar, bloco A, campus Maracanã. O processo seletivo é constituído de três etapas: prova eliminatória de conhecimentos gerais; prova escrita de inglês, de caráter classificatório; e análise de currículo. Para candidatos estrangeiros poderá ser aplicada uma prova adicional de proficiência em língua portuguesa. Outras informações no site http://www.cepuerj.uerj.br/pos.aspx ou pelo telefone 2334-0639.
REGISTRO
Desenvolvimento e Educação
O Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da UERJ e a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) realizaram o 1º Seminário Desenvolvimento e Educação nos dias 18 e 19 de novembro. Intelectuais, políticos, técnicos e gestores discutiram criticamente as concepções do desenvolvimento e da educação no âmbito nacional e na América Latina. O evento contou com a presença dos professores Antonio Carlos Ritto, Emir Sader, Gaudêncio Frigotto e Zacarias Gama (PPFH) e pesquisadores de outras instituições. Também foram abordados no seminário os seguintes temas: ciência e tecnologia, o papel da universidade na construção de um projeto nacional de desenvolvimento e análise crítica dos atuais indicadores de desenvolvimento.
Expediente
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