Publicações
Boletim Semanal 8 a 14 de novembro de 2010 Ano XIII • No 555
Semana da Consciência Negra celebra João Cândido
Os bolsistas do Laboratório de Educação e Imagem organizaram um ciclo de debates para a Semana da Consciência Negra - João Cândido 100 anos, que acontece de 9 a 11 de novembro, na Faculdade de Educação da UERJ.
O tema é o centenário da Revolta da Chibata, ocorrida em novembro de 1910, na baía de Guanabara. O movimento planejado por militares durante dois anos teve a adesão de dois mil marinheiros liderados pelo marinheiro João Cândido Felisberto, chamado de 'Almirante Negro'. O nome da rebelião referia-se aos castigos físicos impostos aos marinheiros como punição. Durante o motim, seis militares morreram e João Cândido reafirmou sua reputação de herói.
O Laboratório já trabalha com a Semana da Consciência Negra desde junho, promovendo discussões e mesas redondas. A escolha do tema surgiu depois de uma pesquisa sobre a Revolta da Chibata. 0 Laboratório procurou, então, por outros estudiosos que pudessem participar do encontro. A professora Nilda Alves coordena o Laboratório e os seus eventos. Na organização também está Isabel Machado, que explica: "A Revolta da Chibata não é apenas sobre João Cândido, mas sobre a questão da luta pela liberdade, que faz parte de todos os movimentos negros. Nosso projeto envolve dez bolsistas, além das pesquisadoras Cláudia Chagas e Alessandra Caldas. Também estamos buscando dados sobre as professoras negras da UERJ, além de termos trabalhos prontos sobre Clementina de Jesus e um filme contando a história da Revolta da Chibata".
A Semana da Consciência Negra - João Cândido 100 anos será aberta no dia 9, terça-feira, em cerimônia prevista para as 18h. Outras informações: Laboratório de Educação e Imagem (campus Maracanã, bloco A, sala 1233, tel.: 2334-0600) ou pelo e-mail debatesafrobrasileiros@yahoo.com.br.
Colóquio de Semiótica reúne 300 participantes
Qual o significado de uma imagem, de uma placa de trânsito ou mesmo da emissão de fumaça? As diferentes possibilidades de resposta a perguntas tão simples servem de base para os estudos propostos pela Semiótica; uma ciência que irá movimentar cerca de 300 pessoas no campus Maracanã, de 10 a 12 de novembro. Essa é a expectativa de público para o 3º Colóquio de Semiótica, organizado e produzido pelo Grupo de Pesquisa Semiótica Leitura e Produção de Textos (Seleprot), que conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e das Sub-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (SR2) e de Extensão e Cultura (SR3). Na programação do evento há exibição de pôsteres, comunicações livres e debates, sobre o tema Diálogos Intersemióticos.
Para a professora Darcília Simões, coordenadora do Seleprot e do Laboratório de Semiótica da UERJ (Labsem), o assunto é amplo e propõe uma descoberta da própria ciência. "Semiótica é uma ciência continente que abriga todos os códigos, todos os significados; nosso objetivo é mostrar por onde passa este estudo e suas diferentes áreas e subáreas como Design, Comunicação, Artes, Letras, muitos outros", explicou.
O professor Flávio Garcia, co-coordenador do Labsem, afirmou que a Semiótica envolve o modo de abordagem e diálogo de várias construções verbais e não verbais. "Estuda-se o processo de construção desses signos."
A coordenação informou que o Colóquio foi inteiramente organizado pelos mestrandos e doutorandos ligados ao Seleprot. A produção desses alunos merecerá atenção durante o evento, quando haverá o lançamento do e-book com os textos dos pós-graduandos apresentados na edição 2009 do Colóquio. Sobre os palestrantes da edição, Darcília Simões mencionou o professor Francisco Sedda, da Universidade TorVergata (Itália), e Dora Riestra, da Universidade Nacional de Comahue (Argentina).
As inscrições para o Colóquio podem ser feitas até o primeiro dia do evento. Alunos de qualquer curso de graduação da UERJ têm direito à gratuidade na inscrição. Para graduandos de outras instituições a taxa de participação é de R$ 5,00. Inscrições e outras informações no website http://seleprotcoloquiodesemiotica.blogspot.com.
Seminário apresenta trabalhos sobre educação de deficientes auditivos
O Departamento de Estudos da Linguagem (Ling), do Instituto de Letras (ILE), o CAp/UERJ e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) promovem no dia 9 de novembro o seminário Linguagem em foco - Educação bilíngüe para surdos. Haverá palestras sobre o atual panorama da educação para surdos e exibição de pôsteres relacionados aos conhecimentos teórico-metodológicos nesse campo.
Segundo os organizadores, o evento surgiu da necessidade de ampliar o contato dos graduandos com a questão da surdez. "Pensamos o evento conforme o que víamos em sala, com o que os alunos almejavam e com suas necessidades de terem maior acesso a informação sobre o ensino para surdos", disse Ângela Baalbaki, integrante da comissão organizadora do evento e professora do ILE.
Tânia Saliés, também da comissão organizadora e professora do ILE, esclareceu que o gancho para o evento foi o projeto Planejamento de Materiais Didáticos de Português de L2 (Segunda Língua) Para a Comunidade Surda, desenvolvido pelo Ling. "O estágio é uma disciplina obrigatória da grade curricular do curso de Letras." Conforme Tânia, a L2 é o português. "Libras é o sistema simbólico natural da comunidade surda. Como não escutam, não têm a exposição necessária para desenvolver o português falado."
Tânia explicou que os professores devem ser instruídos a ensinar o português não como língua materna, mas como uma segunda língua aos deficientes auditivos. O projeto desenvolve uma pedagogia visual com jogos, brincadeiras, simulações que permitem a esse público aprender o português na modalidade escrita. "Um grupo de alunos fez um software. Um outro fez um jogo de baralhos no qual há de combinar as partes do sintagma nominal para formar a canastra", explicou.
"Educação bilíngüe para surdos" será o primeiro espaço para divulgação do material produzido pelos estagiários. "O bonito da história é fazer algo que nós saibamos que todos poderemos usar. É uma forma de democratizar", disse Tânia. O evento será realizado das 8h às 21h, no Auditório 111, 11° andar, campus Maracanã. O contato do Ling é 2334-0248.
CURSO
Ciência, tecnologia e inovação
O 2° Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação (WCTI), programado para os dias 11 e 12 deste mês, está com inscrições abertas pelo site http://www.sr2.uerj.br/wcti/. Na reunião, serão debatidos temas culturais e políticos relacionados à inovação e tecnologia nas áreas do conhecimento. O evento será realizado na Capela Ecumênica, das 8h30 às 18h. Outras informações pelos telefones 2334-0485 ou 2334-0044.
REGISTRO
Prêmio na Argentina
Zeny Rosendahl, professora do Instituto de Geografia e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura (Nepec), recebeu o Prêmio ao Mérito Geográfico como co-autora do livro Cultura, territórios y prácticas religiosas (Buenos Aires: Prometeu Libros, 2009). A premiação foi concedida em outubro a todos os autores da obra pelo conselho de diretores da Sociedade Argentina de Estudos Geográficos (GÆA), na sede do Instituto Geográfico Nacional, em Buenos Aires.
EVENTOS
Enfermagem
O 5° Simpósio Nacional - O Cuidar em Saúde e Enfermagem - ENFCUIDAR será realizado de 9 a 12 deste mês. Promovido pela Faculdade de Enfermagem da UERJ (ENF/UERJ) em parceria com a Escola de Enfermagem Anna Nery (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e a Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa (Universidade Federal Fluminense), aborda o tema Cuidando da Vida e Promovendo a Saúde. O evento ocorrerá de 8h às 17h nas dependências da ENF/UERJ. Outras informações: http://www.facenf.uerj.br/5enfcuidar/index.html.
Comunicação
A 32ª Semana de Comunicação será realizada até o dia 11 deste mês. O tema é Comunicação e Esporte. O evento, que é aberto ao público e possui entrada franca, será realizado das 18h às 21h30 nos auditório 31 e 33, 3° andar, campus Maracanã. A programação completa está disponível no site http://www.uerj.br/arq/102010/32semana_comunicacao.pdf.
Exposição
A Galeria Cândido Portinari receberá a exposição Grupo Cadeira Virada, a partir do dia 11 deste mês, com cerimônia de abertura às 18h30. Realizada pelo Departamento Cultural, a exibição é integrada pelos trabalhos com gravuras de um grupo composto por cinco artistas - Gian Shimada, João Moura, Marcelo Oliveira, Paulo Jorge Gonçalves e Rafael Kuwer. A mostra está aberta para visitação de segunda a sexta, das 9h às 20h, até o dia 14 de janeiro de 2011. Outras informações pelos telefones 2334-0728 e 2334-0114.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-Reitora: Christina Maioli
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
Coordenação de Publicações: Carlos Moreno Reportagem: Janaína Soares, Lúcia Dantas, Mariana Pelegrini e Zélia Prado Estagiários: Aline Ferreira, Carlos Maestre e Luana Gomes Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.