Publicações
Boletim Semanal 18 a 24 de outubro de 2010 Ano XIII • No 553
Projeto sobre locomoção aquática de pequenos mamíferos recebe bolsa da Faperj
A pesquisa "Locomoção Aquática de Pequenos Mamíferos" começou a receber fomento para a difusão científica de estudos neste segundo semestre de 2010. A bolsa Auxílio à Pesquisa (APQ1), da Faperj, possibilitará a dedicação do grupo de pesquisadores à publicação de suas análises.
O que de início era um projeto de doutorado tornou-se uma linha de investigação. Idealizado e coordenado por Ricardo Santori, professor da Faculdade de Formação de Professores, a pesquisa busca compreender as habilidades natatórias dos mamíferos. "Desde a graduação tinha curiosidade de saber como os pequenos roedores silvestres nadavam." Segundo o professor, o interesse pela área de locomoção aquática orientou sua tese de doutorado."Ninguém tinha pesquisado isso", disse.
Durante seus estudos, Santori conheceu dois especialistas em locomoção: Marcos Vieira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que estudava arborícolas, e Oscar Barbosa, do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, que trabalhava com terrestres. Santori informou que existem poucos pesquisadores na área: "No Brasil só conheço nós três". Apesar de atuarem com a locomoção em distintos ambientes, formaram um grupo de pesquisa sobre o tema. Atualmente o projeto possui duas instituições parceiras: a Fundação Oswaldo Cruz, que concentra os animais para filmagem, e a UFRJ, onde é feita a análise de dados. As etapas de produção bibliográfica e análise das imagens são realizadas nos campi Maracanã e São Gonçalo.
A pesquisa se expandiu para outras áreas, como a Educação Física, que ajudou Santori a encontrar ferramentas para análise dos movimentos dos animais a partir de parâmetros semelhantes aos utilizados no treinamento de atletas para natação. "Pude usar esses dados para comparar com os dos animais que eu estudava e ver qual se adaptava ou não ao nado."
Outro desdobramento do projeto é o caráter sanitário. "Ele tem um viés aplicado à saúde pública", explicou. Os estudos ajudam a compreender os hábitos de locomoção dos animais transmissores de doenças, como os roedores.
O APQ1 foi o terceiro incentivo recebido pelo projeto. Os outros foram o Prociência e o PIBIC. O fomento mais recente, segundo Santori, permitirá a obtenção de equipamento para intensificar a produção bibliográfica. "Estamos mais preocupados agora com a divulgação científica", disse.
FFP inscreve para mestrado em História Social
As inscrições para a seleção do Mestrado em História Social da Faculdade de Formação de Professores (FFP), no campus da UERJ em São Gonçalo, estão abertas até o dia 26 de outubro. São oferecidas 20 vagas para graduados em História e afins. O curso apresenta uma nova área de concentração: História Social do Território. "Propomos interação e participação dos diferentes segmentos. 'Território', neste caso, tem uma concepção muito mais ampla e não literal; é espaço social e envolve redes globais, movimentos, agentes e formas de construção e representação simbólicas", explicou a professora Daniela Buono Calainho, coordenadora do programa.
Embora criado há quatro anos, o Mestrado tem o reconhecimento das agências de fomento. "O programa está conseguindo captar recursos que beneficiam toda a unidade (FFP), proporcionando, por exemplo, a construção de um novo prédio no campus", disse Daniela. A relação da documentação necessária para a inscrição está disponível no site www.ppghs.pro.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3705-2227, ramal 246. Para saber mais sobre os cursos de pós-graduação da FFP, consultar www.ffp.uerj.br.
Mangueira inspira publicação
O livro Território verde e rosa: construções psicossociais no Centro Cultural Cartola (Editora Companhia de Freud, com apoio da Faperj) foi lançado no dia 14 deste mês na livraria do Museu da República, no Catete. As organizadoras Regina Glória Nunes Andrade, professora titular e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ, e Cibele Mariano Vaz de Macêdo, mestre em Psicologia Social, selecionaram trabalhos de diversos autores sobre o campo social da Mangueira para integrar a publicação. O prefácio é de Raquel Paiva, professora associada da ECO-UFRJ.
Adriana Partimpim canta na UERJ
A cantora infantil Adriana Partimpim apresentará o espetáculo Dois é show no dia 19 deste mês, terça-feira, às 19h30, no Teatro Odylo Costa, filho. O evento é uma iniciativa da Comissão UERJ 60 anos e do Departamento Cultural da Sub-reitoria de Extensão e Cultura. A entrada é franca, para um público de todas as idades. Os ingressos estão sendo distribuídos na bilheteria do Teatro até o dia do show, das 14h às 16h. Para outras informações, o telefone da Divisão de Teatro é 2334-0048.
CURSO
Geografia
O Programa de Pós-graduação em Geografia (Ppgeo) oferece 35 vagas para o curso de mestrado na área de concentração em Gestão e Estruturação do Espaço Geográfico. São três as linhas de pesquisa: Globalização, Políticas Públicas e Reestruturação Territorial; Mudanças Ambientais e Qualidade de Vida; e Dimensões Culturais na Dinâmica Sócio-Espacial. As inscrições estão abertas até o dia 27 deste mês. O processo seletivo compreende prova escrita de conhecimentos geográficos; prova escrita de língua francesa ou inglesa; entrevista com análise do pré-projeto de pesquisa; análise de currículo. Os interessados devem comparecer à Secretaria do Ppgeo (sala 4006, 4° andar, bloco F, campus Maracanã). Edital disponível no site http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/downloads/Edital.pdf. Outras informações pelo telefone 2334-0219.
EVENTO
Psiquiatria da Infância e Adolescência
O Centro de Estudos Nobre de Mello, da Faculdade de Ciências Médicas, promove nos dias 18 e 19 deste mês o "XVII Fórum da Psiquiatria - Controvérsias em Psiquiatria da Infância e Adolescência". No primeiro dia serão discutidos o espaço da criança na contemporaneidade, o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e depressão na infância. No segundo, os debates tratarão de autismo e maus tratos na infância e na adolescência. O evento será realizado das 8h às 18h no Anfiteatro Ney Palmeiro, situado no Hospital Universitário Pedro Ernesto. As inscrições podem ser efetuadas no dia do Fórum, na Avenida 28 de setembro, 77/anexo, fundos, Vila Isabel. Outras informações pelo blog http://cenmpsi.blogspot.com/ ou pelo telefone 2587-6100, ramal 6783.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-Reitora: Christina Maioli
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
Coordenação de Publicações: Carlos Moreno Reportagem: Janaína Soares, Lúcia Dantas, Mariana Pelegrini e Zélia Prado Estagiários: Aline Ferreira, Carlos Maestre e Luana Gomes Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.