Publicações
Boletim Semanal 4 a 10 de outubro de 2010 Ano XIII • No 552
Programa de estudo desvenda mistérios da Índia
O Programa de Estudos e Pesquisas das Religiões (Proeper), do Centro de Ciências Sociais, realizará nos dias 6 e 7 de outubro o encontro "Índia sem mistérios: olhares sobre a cultura védica indiana". A programação inclui conferências, palestras, apresentações de danças indianas e mantras. O evento organizado em parceria com o Instituto Gaudiya Vedanta Internacional (IGVI) reunirá pesquisadores e líderes religiosos para debaterem as influências dos conceitos e atividades indianas na cultura brasileira.
O embaixador da Índia no Brasil, B.S. Prakash, e o monge Sripad Maharaja farão palestras no encontro. "O debate central será a cultura védica, com base nos textos sagrados do Bhagavad-Gita, pensamento que é a base da yoga", disse o monge Mahakala Dasa, do IGVI.
De acordo com a professora Telma Gama, coordenadora executiva do Programa, o intuito é esclarecer quais são os princípios que norteiam a religião e os hábitos da cultura indiana que despertam fascínio e curiosidade. "O objetivo do Proeper é fazer com que o mundo acadêmico conheça a cada momento uma prática religiosa diferente, a fim de esclarecer dúvidas, derrubar preconceitos e permitir novas formas de conhecimento", explicou a coordenadora.
O encontro "Índia sem mistérios" acontecerá no auditório 111, no 11º andar do Pavilhão João Lyra Filho, no campus Maracanã. A participação é gratuita e aberta ao público em geral. A programação inclui atividades das 9h30 às 20h30. Outras informações no Proeper, situado no 8º andar do Pavilhão João Lyra, Filho, sala 8.002, bloco E, ou pelo telefone 2334-0281.
Instituto de Aplicação inaugura sala Revoluti
Pais de alunos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ) foram apresentados em setembro a um novo conceito de sala de aula que estará à disposição dos estudantes a partir deste mês de outubro. Trata-se da Revoluti, considerada a sala do futuro. Sem quadro negro, com mobiliário multifuncional e dispondo de um computador para cada aluno com conexão à Internet durante todo o período da aula, o espaço trabalha com um modelo pedagógico caracterizado pelo dinamismo e pela interatividade. A Revoluti foi desenvolvida e implementada em 2009 pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), onde está sendo usada na formação de pedagogos e no desenvolvimento de práticas de ensino. No CAp, o objetivo será implementar as práticas no ensino fundamental e médio.
A coordenadora do projeto no colégio, professora Cláudia Hernandez Barreiro Sonco, explicou que a inserção da Revoluti surgiu a partir de pesquisas realizadas por especialistas do Programa de Pós-Graduação de Educação da FEBF e da Escola de Desenho Industrial da UERJ (ESDI). O resultado foi um formato de sala de aula com mesas mais curtas, adequadas a computadores, e que permitem a formação de grupos de forma rápida. Para a professora, os resultados na FEBF e na Faculdade de Comunicação Social, onde a sala também será implantada, permitirão a formação qualificada de profissionais para atuarem no ensino das novas gerações. "O CAp é o campo de aplicação desse estudo desenvolvido nas unidades de Ensino Superior. Aqui estaremos pesquisando o uso e as possibilidades da sala não só para um futuro longínquo, mas para um futuro real, concreto", definiu.
Cláudia explicou que a mobilidade da sala Revoluti permite relações originais entre alunos e professores e com o próprio ensino. "A integração dos ambientes, face a face e virtual, cria novas possibilidades e outras subjetividades que ainda vamos conhecer. Isso faz parte do processo de aprendizagem", observou.
A sala Revoluti do CAp será utilizada inicialmente pelo 3º ano do ensino fundamental, "pois é uma turma que está em fase consolidada de alfabetização". Cláudia Sonco afirmou que também há propostas de utilização para o ensino de geografia e de física a alunos tanto do ensino fundamental como do ensino médio. A expectativa é de que até o início de 2011 uma segunda sala seja inaugurada no Instituto de Aplicação.
Engenharia lança campanha "Veículo elétrico: eu apoio"
A campanha "Veículo elétrico: eu apoio" foi lançada durante o UERJ Sem Muros 2010, iniciativa do Centro Acadêmico da Faculdade de Engenharia da UERJ (Caeng) em parceria com o Laboratório de Sistemas de Propulsão Veicular e Fontes Eletroquímicas (LSPV). Estudantes, professores e o coordenador do LSPV, Luiz Pecorelli, distribuíram adesivos e deram informações sobre a produção e a conversão de veículos elétricos. "Começamos a campanha pela inovação, pelo fator ecológico e por ser um importante projeto que possibilita incentivo acadêmico e de extensão", afirmou o estudante Roberto Assimos, presidente do Caeng.
O grupo levou para o campus Maracanã uma kombi convertida como campo de prática para os alunos da faculdade e de instituições como o Cefet, que cedeu o carro para a conversão. "Esta parceria, do ponto de vista pedagógico, permite que os nossos alunos ensinem aos alunos do ensino médio, ao mesmo tempo em que aprendem com eles", disse Pecorelli. Outras informações sobre o projeto: 2332-4733, ramal 244.
CURSO
Biologia Vegetal
O programa de pós-graduação em Biologia Vegetal (PGVB), Área de Concentração em Conservação e Utilização da Biodiversidade, informa que no período de 25 deste mês a 26 de novembro estarão abertas as inscrições do processo seletivo para o primeiro semestre de 2011 do curso de Mestrado. As vagas são destinadas a portadores de diploma dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia Florestal, Oceanografia e áreas afins. Os interessados deverão comparecer à Secretaria do PGVB, localizada na sala 224, 2° andar do Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, campus Maracanã. Também serão aceitas inscrições pela internet, pelo site www.cepuerj.uerj.br, via correio (com postagem até 26 de novembro) ou feitas pelos representantes munidos de procuração oficial. Outras informações no site do Cepuerj, pelos telefones 2334-0587 e 2334-0595 ou pelo e-mail pgbv@uerj.br.
REGISTRO
Aluno da UERJ em Festival
Rená Tardin, estudante de jornalismo da UERJ, é co-diretor do documentário "Aqui, doido varrido não vai pra debaixo do tapete", que participou no dia 30 de setembro da Première Brasil Novos Rumos. A mostra, que ocorreu pela primeira vez no 12° Festival do Rio, é reservada a novos realizadores. O filme foi feito em 2005 no Hospital Psiquiátrico Nise da Silveira, no Rio de Janeiro, e apresenta por meio das histórias de pacientes, familiares e equipe médica o que há além dos estereótipos e preconceitos que cercam a doença mental. Este é o primeiro documentário de Tardin, que tem previsão de ser exibido também no Festival Outubro Independente, em São Paulo, e no XXV Festival de Cinema Latino Americano de Trieste, na Itália, ambos neste mês de outubro.
EVENTOS
Moda e periferia
Luiz Felipe Baêta Neves, historiador e professor adjunto da UERJ, participará como um dos mediadores do seminário internacional "Imagens do Espaço: Moda e Periferia". O evento será realizado nos dias 18 e 19 deste mês de outubro, de manhã e à tarde. No seminário, organizado por Nizia Villaça, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, será discutido o papel do espaço no mundo contemporâneo, no qual os avanços tecnológicos atuam diretamente nas transformações urbanas. Outro debate será sobre a crescente relação entre centro e periferia a partir do conceito de "cidade partida". O evento terá entrada franca e acontecerá no auditório RAV 102, 10° andar, bloco F, campus Maracanã.
Geomática
O III Encontro de Geomática, promovido pelos Departamentos de Engenharia Cartográfica e de Engenharia de Sistemas e da Computação, acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de novembro. A programação preliminar inclui a apresentação geral dos projetos de pesquisa da UERJ em geomática, a utilização de imagens de satélites para apoio a projetos de engenharia e estudos ambientais, o ensino de fotogrametria digital com software livre, as tendências do mercado de geotecnologias e o potencial para avaliação e controle de impactos ambientais com utilização de base cartográfica digital. O evento será gratuito e realizado no campus Maracanã: nos dias 9 e 10, no auditório 53, 5° andar, e no dia 11, no auditório 112, 11° andar. Outras informações: telefones 2334-0648 e 2334-0641.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-Reitora: Christina Maioli
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
Coordenação de Publicações: Carlos Moreno Reportagem: Janaína Soares, Lúcia Dantas, Mariana Pelegrini e Zélia Prado Estagiários: Aline Ferreira, Carlos Maestre e Luana Gomes Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.