Publicações
Boletim Semanal 27 de setembro a 03 de outubro de 2010 Ano XIII • No 551
UERJ concede Medalha José Bonifácio
A UERJ concedeu a Medalha da Ordem do Mérito José Bonifácio a personalidades formadas nos cursos de graduação da Universidade em setembro deste ano. A honraria, instituída em 1972, destaca nomes que se notabilizaram no campo da educação e cultura. O historiador Gilberto Palmares foi o primeiro condecorado, no dia 14, pela posição de destaque nos cenários da educação e da cultura, especialmente na área de História da África e da Cultura Afro-Brasileira. No dia 15, a medalha foi entregue à médica Jandira Feghali, que recebeu a honraria das mãos do professor da Faculdade de Ciências Médicas Ronaldo Martins Lauria. No dia 16, a homenagem foi a dois ex-alunos da Faculdade de Direito: Otavio Leite e o ex-Governador do Rio de Janeiro Marcello Alencar, representado por motivos de saúde, pelo seu filho Marco Antonio de Alencar. As cerimônias foram marcadas pelo afeto dos homenageados à UERJ, que destacaram o papel fundamental da Instituição na sua formação profissional, social e política.
Ricardo Lira recebe título de Professor Emérito
O jurista Ricardo Pereira Lira, da Faculdade de Direito, receberá o título de Professor Emérito da UERJ, no dia 30 de setembro, às 10h30, na Capela Ecumênica do campus Maracanã. Procurador do Estado do Rio de Janeiro e professor titular de Direito Civil, Lira teve participação fundamental na consolidação da Faculdade como centro de excelência, principalmente pela implantação da pós-graduação. Membro Efetivo da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, ele presidiu o Instituto dos Advogados Brasileiros e Comitê de Avaliação da CAPES de programas de Pós-Graduação em Direito do País.
Para o homenageado, o título fortalece ainda mais a sua relação pessoal com a Universidade. "É com grande emoção que recebo este título porque vivo a UERJ desde a adolescência pelas mãos do meu pai (José Pereira Lira), que foi um dos fundadores da Faculdade", declarou o professor. A condecoração é honraria máxima dada a professores aposentados que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica.
DataUERJ 2010 mostra Universidade em números
A edição 2010 do DataUERJ, principal anuário de dados da Universidade, já está concluída. Números relativos à estrutura física, quadro de docentes, discentes, serviços, pesquisa e ensino compõem a publicação produzida pelo Núcleo de Informação e Estudos de Conjuntura (Niesc). O anuário está sendo distribuído em pendrive para as unidades acadêmicas e administrativas e terá uma versão impressa a partir da primeira quinzena de outubro. "É um instrumento que possibilita a transparência dos dados relativos à Universidade", explicou Ilma Bastos, coordenadora da publicação.
A nova edição contém informações coletadas durante todo o ano de 2009. São 160 quadros de dados institucionais que podem ser interpretados como indicadores da evolução da Instituição. "Além de ser um retrato dos números da UERJ, o anuário serve de base para inúmeras pesquisas", disse Lúcia Schmidt, diretora do Niesc. O DataUERJ 2010 pode ser conferido no endereço http://www2.datauerj.uerj.br. Mais Informações: 2334- 0686.
Evento debate a história do tratamento psiquiátrico brasileiro
A Universidade sediou o IV Encontro de Arte & Saúde Mental, nos dias 23 e 24 de setembro, no Teatro Noel Rosa. O evento promovido em parceria entre UERJ, a Universidade Federal de São João del Rei e a Fundação Oswaldo Cruz, debateu o tema "O Paradigma Estético na Clínica de Nise da Silveira".
Ademir Pacelli, diretor do Instituto de Psicologia (PSI), relatou que o objetivo dos encontros anuais é debater e analisar obras ligadas à saúde mental. Este ano o trabalho da médica Nise da Silveira foi escolhido pela forma inovadora de lidar com os pacientes. "A obra é original e pioneira. Ela dedicou-se ao trabalho até o fim da vida" explicou Pacelli.
O diretor, aluno de Nise em 1972, relembrou a importância de uma das realizações da psicanalista: a Casa das Palmeiras. Criado em 1956, o espaço estimulava a criatividade dos pacientes e dispensava métodos tradicionais de tratamento, como o eletrochoque. "Ela antecipou a reforma psiquiátrica", disse.
Para Pacelli, a médica desenvolveu um trabalho que gerou avanços na psiquiatria. Ele recordou que os profissionais da área só passaram a participar da luta pela reforma no tratamento do doente mental na década de 70.
Nos anos 90, com o apoio do Ministério da Saúde, foram desenvolvidas novas formas de tratamento clínico. Algumas medidas adotadas foram delimitar o período de internação dos pacientes e evitar isolá-los durante o processo de recuperação.
A linha de comunicação de Pacelli no IV Encontro foi "Antropologia e Reforma Psiquiátrica". No evento foram discutidos os desdobramentos das obras de Nise da Silveira.
Caminhada na noite do Rio
Caminhando entre Luzes no Centro do Rio à Noite - projeto conhecido dos cariocas e dos turistas, nacionais ou estrangeiros - oferece, como sugere o nome, um passeio gratuito pela cidade e também por sua geografia, sua cultura musical durante a noite carioca. Criado há oito anos pelo Núcleo de Estudos sobre Geografia Humanística Artes e Cidade do Rio de Janeiro (NEGHARIO) e pela Secretaria de Cultura da Prefeitura, tem como coordenador o professor João Baptista Ferreira de Mello.
Informações sobre os passeios
Web: www.roteiros.igeog.uerj.br
E-mail: roteirosgeorio@uol.com.br
Tel.: (21) 88717238
REGISTRO
Tutoria
A Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro)/Consórcio CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) informa que estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para a Seleção de Tutores/2011. São 90 vagas para diversas áreas no estado. O pré-requisito é possuir diploma de nível superior compatível com o campo desejado. O candidato passará por três etapas seletivas: prova de conteúdo, prova de títulos e entrevista. Os aprovados receberão bolsa com duração mínima de seis meses, podendo ser renovada, cujos valores são relativos à carga horária da tutoria. Para acessar a lista das áreas oferecidas, efetuar a inscrição e obter outras informações, acessar o site www.cederj.edu.br.
CURSO
Brinquedista Hospitalar
Apoiado pela Associação Brasileira de Brinquedotecas e promovido pela parceria entre o Centro de Produção da UERJ (Cepuerj) e o projeto BrinQsaude, o curso de extensão Brinquedista Hospitalar será realizado nos dias 6, 7 e 8 de outubro das 8h às 18h no auditório 71, 7° andar do campus Maracanã. O curso tem o objetivo de capacitar profissionais para que possam implantar, gerir e trabalhar em Brinquedotecas Hospitalares. As inscrições vão até o dia 1° de outubro e estão sendo realizadas de forma presencial no Cepuerj. Outras informações pelo telefone 2334-0639 ou site http://www.cepuerj.uerj.br/.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-Reitora: Christina Maioli
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
Coordenação de Publicações: Carlos Moreno Reportagem: Janaína Soares, Lúcia Dantas, Mariana Pelegrini e Zélia Prado Estagiários: Aline Ferreira, Carlos Maestre e Luana Gomes Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.