Publicações
Boletim Semanal 13 a 19 de setembro de 2010 Ano XIII • No 549
Congresso do HUPE trata da saúde do homem
O Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, realizou no período de 23 a 27 de agosto o seu 48º Congresso Científico, cujo tema foi "Saúde do Homem". Houve cursos, oficinas, mesas redondas, conferências, discussões de casos clínicos e outras atividades que abordaram diversos tópicos importantes.
O evento foi destinado principalmente a profissionais da área médica, residentes e estudantes. O público externo pôde frequentar o Espaço Cidadão, igualmente com palestras e cursos. A comunidade externa também usufruiu da Feira de Saúde, recebendo instruções de higiene oral com aplicação de flúor, orientações nutricionais, de atividades físicas e sobre doenças cardiovasculares, bem como explicações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS.
Ronaldo Damião, Coordenador do Serviço de Urologia do HUPE e professor da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, presidiu o Congresso. O evento contou com a presença de profissionais como Ricardo Zungri (Chefe do Serviço de Urologia da Policlínica de Vigo, na Espanha), Antonio Alcaraz (Chefe do Setor de Urologia do Hospital Clínico de Barcelona) e Mayana Zatz (Pesquisadora em Genética Humana da Universidade de São Paulo).
Segundo Damião, desde 2005 os temas escolhidos estão relacionados às políticas públicas de saúde definidas pelo governo federal. "Já houve temas como Saúde da família, do Adolescente, da Mulher e do Idoso. Desta vez foi a Saúde do Homem e, no próximo, será a Saúde da Criança. Estamos tentando colaborar com o Ministério da Saúde", explicou.
Para o professor, o evento representa uma contribuição importante para a formação de recursos humanos nas áreas da saúde que estejam envolvidas, principalmente, com promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que mais acometem os homens - da infância à terceira idade. "Falta fazer o trabalho preventivo nos homens, ao qual as mulheres estão acostumadas há muito tempo. Alertar que a fragilidade é do ser humano: do homem também e não só da mulher, da criança e do idoso. É preciso que eles estejam atentos à conscientização da necessidade de prevenir as doenças e procurar o médico sem preconceitos", afirmou.
Vestibular Estadual 2011 entra na segunda fase
O Vestibular Estadual 2011 entra em sua fase final no dia 16 de setembro. Nessa data terá início o período de inscrição para o exame discursivo. A maioria dos candidatos aguarda a divulgação dos resultados do 2º Exame de Qualificação, que deverá ocorrer em 21 de setembro, para se inscrever. Todos os que obtiverem aprovação em um dos exames de qualificação estarão aptos a participarem da prova com data definida para 5 de dezembro.
Nessa etapa os estudantes optarão pela carreira e pela instituição. A prova será realizada em um único dia e inclui Língua Portuguesa Instrumental, Redação e duas provas de disciplinas específicas. A nota alcançada no exame discursivo será somada ao grau obtido no exame de qualificação. As inscrições para o exame discursivo poderão ser feitas até o dia 4 de outubro. O edital completo do concurso está no site www.vestibular.uerj.br. Para outras informações: 2334-0669 e 2334-0543.
Evento une tecnologia e ambiente
A Faculdade de Tecnologia (FAT), situada no campus de Resende, promoverá no período de 13 a 17 deste mês a Semana da Produção da FAT 2010 (PRODUFAT), que inclui a I Semana da Mecânica, a V Semana da Química e a III Semana da Produção e da Física. O tema central do evento é "Energias Renováveis e Biocombustíveis". O encontro tem por finalidade a integração da Química e da Engenharia de Produção com o meio ambiente, a partir de palestras, cursos, visitas técnicas e apresentação de trabalhos, sobre a importância de uma atuação ecologicamente responsável e também de produção mais limpa.
De acordo com a professora Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues, organizadora do evento e Chefe do Departamento de Química e Ambiental da Faculdade, o alvo são os alunos de instituições de ensino superior, professores e profissionais em geral. "Pretendemos atingir a comunidade interna e externa à UERJ por meio da realização de palestras e cursos de capacitação com temas atuais e de interesse acadêmico e industrial", explicou.
O encontro, apoiado pela FAPERJ, está cadastrado na Sub-reitoria de Extensão e Cultura e reúne todos os departamentos da FAT na sua organização, de acordo com suas áreas específicas. Segundo Denise, os assuntos sempre estão relacionados à engenharia de produção e ao meio ambiente. O tema deste ano "foi escolhido principalmente pela inauguração do Centro de Fontes Renováveis de Energia", disse a organizadora. Além da implantação desse projeto, também será inaugurado o Espaço Ciência e Tecnologia. Ambos são apoiados pela FAPERJ e planejados para serem instaurados nessa edição da PRODUFAT.
Informações sobre a PRODUFAT 2010 estão disponíveis no site do evento em http://www.rftm.com.br/produfat/.
O campus de Resende está localizado na Rodovia Presidente Dutra, km 298 (sentido RJ-SP), Pólo Industrial. Os contatos na FAT são (24) 3381-3839 e produfat@rftm.com.br.
REGISTROS
Intercâmbio
O Departamento de Cooperação Internacional (DCI) informa que o prazo para envio da solicitação de intercâmbio termina este mês. Para instituições na Europa e nos EUA, o pedido deverá ser feito até o dia 15. Já para universidades na Austrália e no Japão o limite é dia 30. O requisito mínimo para os interessados é dominar o idioma do país de destino. Há oportunidade para estudantes de graduação e de pós-graduação. Durante o período de estudo, o aluno cursará disciplinas relacionadas à sua área de formação. O tempo máximo de permanência no intercâmbio é de 12 meses. Gastos com hospedagem, alimentação e passagem ficam a cargo do estudante. Para outras informações, o contato do DCI é 2334-0797.
Transferência
A UERJ oferecerá, no período de 20 a 24 deste mês, vagas para Transferência Interna, Transferência Externa e Aproveitamento de Estudos para o primeiro semestre de 2011 nos cursos de graduação. As inscrições deverão ser realizadas nas unidades acadêmicas da Universidade. O edital está disponível no site http://www.uerj.br/arq/edital_vagas_082010.pdf.
CURSOS
Mestrado em Design
O Mestrado em Design da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) abrirá inscrições para sua seleção no dia 27 de setembro. São três as linhas de pesquisa do curso: "Design e tecnologia", "História do design brasileiro" e "Design, teoria e crítica". Para a inscrição, serão necessárias duas fotos 3x4; cópias do diploma de graduação plena e do histórico escolar; currículo lattes; projeto de pesquisa e exemplar de um trabalho de autoria do candidato. Inscrições na Esdi (Rua Evaristo da Veiga, 95, Lapa). Para outras informações: 2332-6910. Edital disponível em www.cepuerj.uerj.br.
Ensino Fundamental no CAp
As inscrições para o Processo Seletivo 2011 do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) terminarão no dia 17 deste mês. As vagas são para o primeiro e o sexto ano do ensino fundamental, cujas taxas de inscrição são, respectivamente, R$42,00 e R$78,00. O pré-requisito para candidatos ao primeiro ano é ter nascido entre 1° de março de 2004 e 31 de março de 2005, incluídas ambas as datas. Para o sexto ano, a exigência é ter nascido a partir de 1° de março de 1998 (inclusive) e já ter concluído o quinto ano do ensino fundamental ou estar em fase de conclusão em 2010. Para realizar a inscrição e obter outras informações, o endereço do site do CAp-UERJ é www.cap2011.uerj.br.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-Reitora: Christina Maioli
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
Coordenação de Publicações: Carlos Moreno Reportagem: Janaína Soares, Lúcia Dantas, Mariana Pelegrini e Zélia Prado Estagiários: Aline Ferreira, Carlos Maestre e Layssace Prazeres Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.