Publicações
Boletim Semanal 30 de agosto a 5 de setembro de 2010 Ano XIII • No 547
Curso de Turismo em Teresópolis tem aula inaugural
"O Turismo em Teresópolis inaugura duas ações da UERJ. A primeira é nossa instalação definitiva neste município. A segunda é a abertura pela UERJ do primeiro curso de Turismo para a população do estado, em especial para a região serrana". Dessa forma o Reitor Ricardo Vieiralves iniciou a aula inaugural para alunos do Curso de Turismo em Teresópolis, realizada no dia 16 de agosto no Teatro Municipal da cidade.
Participaram da solenidade Lená Medeiros, Sub-reitora de Graduação; Regina Henriques, Sub-Reitora de Extensão e Cultura; Maria Georgina Muniz, Diretora do Centro de Tecnologia e Ciências; Gláucio Marafon, Diretor do Instituto de Geografia; Jorge Mário, Prefeito de Teresópolis e Magali Tayt-Sohn, Secretária de Educação do município.
No decorrer da aula magna, o Reitor, que tratou da importância estratégica do turismo para o estado, fez uma abordagem histórica do tema e provocou reflexões. "O que nos motiva a nos deslocarmos de nossos lares, onde vivemos em situação confortável, para outro lugar e por determinado tempo?", questionou. "Queremos encontrar o diferente, driblar o tédio e mesmo nos reconhecer de outra maneira e viver novas experiências", completou.
Vieiralves incentivou os alunos a ler o filósofo Schopenhauer, segundo o qual a humanidade se move para romper o tédio. "Por mais paradoxal que pareça, o turismo tem seu primeiro efeito na volta ao lar", lembrou o Reitor ao justificar que são comuns as comparações com o ambiente familiar ao retornar de uma viagem. O Reitor alertou que, na busca pelo diferente, o programa precisa ser adequado a cada perfil de turista e pediu aos alunos que façam da diferença um valor. "Produzam benefícios diretos para a realidade local e o desenvolvimento teórico e metodológico do turismo. Vamos fazer com que o curso e os estudantes sejam referência."
Para o Prefeito Jorge Mário, o curso traz vários benefícios à região. "O turismo é a mola propulsora do desenvolvimento da região e cria uma perspectiva de crescimento e ascensão social dos nossos jovens", disse. Segundo Magali Tayt-Sohn, a vinda da UERJ é a realização de um sonho. "Dizem que nossa cidade tem vocação turística, e costumo brincar que chega de vocação. Agora temos de partir para a ação, e a chegada da UERJ representa o início dessas ações", afirmou.
Entre os motivos que levaram os estudantes à escolha do curso está o prazer de viajar. Felipe Brauer, 21 anos, tem afinidade com a área. "Minhas expectativas são as melhores. Gosto muito de tudo o que envolve turismo", disse. Thais Alves, 19 anos, estuda Hotelaria e decidiu cursar Turismo para completar a sua formação. "Quero abrir uma pousada e esses cursos vão me ajudar. Nossa região tem um potencial turístico que não é explorado", avaliou. Para Luciano Couto, 22 anos, o que pesou foi o prestígio da Universidade. "Optei pela UERJ pelo renome e a certeza da qualidade do curso", declarou.
Representação francesa visita UERJ
Jean-Pierre Briot, Diretor do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês) no Brasil, Jean-Claude Reith e François Czyba, representantes do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, reuniram-se na UERJ no dia 12 de agosto com as professoras Monica Heilbron, Sub-Reitora de Pós-graduação e Pesquisa (SR2), Cristina Russi, Diretora do Departamento de Cooperação Internacional (DCI), e Cátia Callado, Coordenadora Científica do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (Ceads). Na pauta, o planejamento de atividades relacionadas à passagem da Tara Oceans pelo Rio de Janeiro.
A Tara Oceans é a nova expedição da Tara Expeditions, programa sem fins lucrativos dedicado à investigação científica sobre o impacto do aquecimento global. A expedição virá ao Rio de Janeiro em outubro e estabelecerá um convênio de cooperação científica entre pesquisadores brasileiros e franceses. O Ceads será um de seus parceiros e, para isso, promoverá em outubro um workshop sobre biodiversidade e mudanças climáticas. A intenção é que o encontro seja interdisciplinar e conte com a participação de palestrantes brasileiros e franceses.
FEBF inscreve para mestrado
A Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), no campus de Duque de Caxias, está com inscrições abertas até 10 de setembro para a seleção da turma 2011 do Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação. São 39 vagas destinadas a profissionais graduados em qualquer área de conhecimento. A professora Maria Isabel Ramalho Ortigão, Coordenadora do Mestrado, destacou que o curso está próximo da realidade social da região. "Este foi o primeiro curso de mestrado criado e construído por uma universidade pública na Baixada Fluminense e voltado para as questões referentes às periferias das cidades." A taxa de inscrição é de noventa reais. O edital pode ser consultado em http://www.febf.uerj.br. As inscrições são na Coordenação de Pós-Graduação da FEBF (Rua General Manoel Rabelo s/n, Vila São Luís). Outras informações: 3651-8445.
CURSO
Gestão Industrial
A Faculdade de Tecnologia (FAT) da UERJ, no campus de Resende, está com inscrições abertas até 30 de setembro para o curso de Especialização em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão Industrial. A pós-graduação é dirigida a profissionais de Engenharia, Administração, Economia e setores afins. Com duração de 14 meses e carga horária de 375 horas/ano, o curso tem em seu programa desde Logística Avançada até Gerenciamento de Pessoas e Processos. As aulas serão às sextas-feiras e aos sábados, no horário das 18h às 22h. O valor da taxa de inscrição é de setenta e um reais. O resultado processo de seleção será divulgado em 6 de outubro, e o início das aulas está programado para o dia 22 do mesmo mês. A inscrição deve ser feita no Departamento de Engenharia de Produção da FAT, no campus de Resende, localizado na Rodovia Pres. Dutra, km 298, Pólo Industrial. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 3355-7114 e (24) 3381-3876 ou pelo site: www.dein.uerj.br.
EVENTO
Vozes da Educação
Ouvir o que especialistas brasileiros e de universidades da América Latina e de Portugal dizem sobre a formação de novos docentes e provocar um debate entre as diferentes falas desse público são as propostas do "IV Seminário Vozes da Educação: Formação de Professores/as - Narrativas, Políticas e Memórias". O evento, que está com inscrições abertas, será iniciado no dia 30 de agosto, às 18h no campus de São Gonçalo. A iniciativa é da Faculdade de Formação de Professores (FFP). As instruções para a inscrição estão disponíveis no site http://vozesdaeducacao.net. Outras informações: 3705-4691, ramal 224.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-Reitora: Christina Maioli
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
Coordenação de Publicações: Carlos Moreno Reportagem: Janaína Soares, Lúcia Dantas, Mariana Pelegrini e Zélia Prado Estagiários: Aline Ferreira, Carlos Maestre e Layssace Prazeres Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.