Publicações
Boletim Semanal 2 a 8 de agosto de 2010 Ano XIII • No 543
CAp-UERJ comprova ensino de alta qualidade
Uma semana após liderar o ranking das melhores escolas públicas do Ensino Fundamental do estado, o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) mostrou que também é superior no Ensino Médio. A Unidade ficou em primeiro lugar entre as escolas públicas estaduais de todo o País e obteve a segunda posição entre as instituições públicas nacionais, na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação também colocou o CAp-UERJ entre as 20 melhores instituições de Ensino Médio de todo o país. O resultado foi divulgado no dia 18 de julho.
De acordo com a professora Lícia Maria Vieira Vasconcelos, Vice-Diretora da Unidade, o ótimo desempenho deixou alunos e professores do Instituto de Aplicação entusiasmados, especialmente por comprovar o sucesso do trabalho da equipe. "Para nós, o resultado trouxe imensa satisfação e serve como resposta positiva à ansiedade dos jovens e dos pais, principalmente quanto à formação no Ensino Médio e à eficácia do projeto didático-pedagógico do CAp-UERJ", disse.
Na avaliação feita pelo Enem, o Instituto de Aplicação da UERJ registrou média de 722,58 pontos. A classificação da instituição é resultante do somatório das notas obtidas pelos alunos na redação e na prova objetiva, composta por 180 questões, que inclui conhecimentos nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática. Neste ano, 255 estudantes da Unidade estavam aptos a prestar o Exame, que é aberto tanto aos concluintes quanto aos demais alunos do Ensino Médio. "Muitos dos nossos alunos aproveitaram essa oportunidade", relatou a professora Lícia Maria Vieira Vasconcelos.
Segundo a Vice-Diretora, para o CAp-UERJ, que mantém uma média de 60 formandos por ano, estimular a participação de todo o Ensino Médio em exames de avaliação como o Enem faz parte do processo de ensino. "Nossos alunos são muito críticos, e a participação no Exame Nacional, ou mesmo nos concursos de Vestibular, é sempre importante até como uma resposta à avaliação feita por eles e pelos pais. No CAp-UERJ a participação ativa das famílias é fundamental até mesmo para estímulos como esse", afirmou.
A professora Lícia Maria indicou que um diferencial capaz de colocar o Instituto de Aplicação da UERJ nas primeiras posições do ranking dos melhores colégios públicos do País é o projeto didático-pedagógico adotado. "Nós só utilizamos livros como fontes de pesquisa. Todo nosso material didático é uma construção dos professores e de alunos dos cursos de graduação da Universidade que atuam na Aplicação", destacou. A Vice-Diretora comentou que o saldo é positivo também para apontar onde é necessário ajustes. Para ela, iniciativas como o Enem servem principalmente como uma auto-avaliação. "Qualquer avaliação é sempre uma via de mão dupla porque permite que a equipe avalie tanto os seus pontos positivos quanto os resultados onde obteve desempenhos diferenciados. Isso nos ajuda a estar sempre atentos para um bom trabalho."
SR1 premiará alunos da graduação
Um reconhecimento aos melhores trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação da UERJ. Assim pode ser definido o Prêmio Fernando Sgarbi Lima, instituído no início de julho pela Sub-reitoria de Graduação da UERJ (SR1). Em sua primeira edição, o prêmio esteve com inscrições abertas até o dia 1º deste mês de agosto para alunos de todos os cursos da UERJ envolvidos em projetos de graduação.
Os candidatos terão que produzir uma redação descrevendo o projeto do qual participam, contendo objetivos, metodologia e resultados. Além disso, o texto deverá ser orientado pelo supervisor do projeto e enfatizar a participação do aluno e o impacto das atividades no processo da formação acadêmica do discente.
Uma comissão de professores da Universidade fará a avaliação e selecionará os que estiverem aptos para apresentação em pôsteres. O processo final considerará os dez melhores trabalhos divididos pelas áreas de: Estágio interno complementar (quatro), Iniciação à docência (três), Monitoria (um), Educação tutorial (um) e Projeto final (um). A lista dos selecionados para apresentação em pôsteres será divulgada no dia 14 de setembro e a exposição acontecerá durante a 21ª UERJ Sem Muros (de 27 de setembro a 1º de outubro). Além de menções honrosas e da publicação dos trabalhos, os vencedores receberão um prêmio da SR1, que deverá ser divulgado neste mês de agosto. O regulamento está disponível no site www.graduacao.uerj.br.
Depoimento sobre Fernando Sgarbi Lima
"Fernando Sgarbi Lima foi professor de História Moderna e Contemporânea e Relações Internacionais, considerado mestre exemplar por seus alunos e um dos maiores eruditos na história da Universidade, qualquer conversa informal com ele travada era sempre uma lição de história e de vida.
Autor de tese de livre-docência referencial sobre revolução urbana nos séculos XIII e XIV, de artigos teóricos publicados nos Anais da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica (SBPH) e de vários verbetes da Enciclopédia Barsa, era respeitado por professores, técnicos e alunos das mais diferentes correntes de opinião.
Dentre os cargos que ocupou na Universidade, foi diretor do Colégio de Aplicação, Diretor do Departamento Cultural e Sub-Reitor Acadêmico, quando esta Sub-Reitoria foi criada no ano de 1976, com funções orientadas para o ensino e a pesquisa. Nesta última função, foi responsável pela estruturação do regime de créditos e do que, posteriormente, se constituiria na SR-1 e SR-2.
No ano de 1977, no clímax de sua carreira e do reconhecimento de sua contribuição para a Universidade, encabeçou lista, votada no Conselho Universitário, para Reitor da Instituição, não chegando, porém a assumir o cargo."
Lená Medeiros de Menezes é professora titular de história contemporânea da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e desde 2008 ocupa a função de Sub-reitora de Graduação
REGISTRO
Concurso Público
A Superintendência de Recursos Humanos comunica a abertura de concurso público para o cargo "Técnico Universitário - Nível Superior". São sete vagas para médicos: três reservadas para especialistas em Neurologia, cujas inscrições se encerram dia 10/8, e quatro em Pneumologia, com inscrições até o dia 18/8. Há também duas vagas para dentistas com especialidade em Bucomaxilofacial com término das inscrições no dia 10/8. Para outras informações, consultar o site: http://concursos.srh.uerj.br/.
CURSOS
Psicologia Jurídica
O Instituto de Psicologia iniciará no primeiro semestre de 2011 o Curso de Especialização em Psicologia Jurídica. Serão quarenta vagas destinadas a psicólogos formados. O edital está disponível em http://www.cepuerj.uerj.br/editais/Psicologia/Pós/edital_2011[1].pdf. As inscrições poderão ser realizadas na sala 10.005 B do Campus Maracanã da UERJ durante o período de 25 de agosto a 30 de setembro. Para outras informações, o telefone da coordenação do curso é 2334-0384.
Meio Ambiente
O processo seletivo 2011 para o Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente oferecido pelo Instituto de Química da UERJ estará com inscrições abertas de 20 a 30 de setembro. Os candidatos passarão às etapas seletivas após a conferência da documentação apresentada. O endereço eletrônico do edital é http://www.ppgmeioambiente.uerj.br/selecao.htm. Para efetuar as inscrições e esclarecer dúvidas, é necessário recorrer à secretaria do Programa, localizada na sala 12.005 F do Campus Maracanã da UERJ. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 2334-0824 e 2334-0825 ou pelo e-mail ppgmeioambiente@uerj.br.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-Reitora: Christina Maioli
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
Coordenação de Publicações: Carlos Moreno Reportagem: Janaína Soares, Lúcia Dantas, Mariana Pelegrini e Zélia Prado Estagiários: Aline Ferreira e Carlos Maestre Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.