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Boletim Semanal 19 a 25 de julho de 2010 Ano XIII • No 542
Quando brincar é o melhor remédio
As unidades de saúde brasileiras que oferecem atendimento pediátrico em regime de internação devem desde 2005 dispor de uma brinquedoteca. É a determinação da Lei 11.104/2005, de autoria da deputada federal Luiza Erundina, que foi uma das debatedoras da I Jornada da Brinquedoteca do Ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe). O evento, realizado no dia 5 de julho, reuniu profissionais de saúde em torno de temas relacionados ao ato de brincar como forma de amenizar e facilitar o tratamento de pacientes na infância e na adolescência. "Uma brinquedoteca não é só um amontoado de brinquedos, é uma ação voltada para humanizar e para ser um instrumento terapêutico", disse a deputada.
Apresentar o que é uma brinquedoteca para os próprios profissionais de saúde foi a meta do evento. No Hospital Universitário, o projeto nasceu há 11 anos a partir das atividades recreativas desenvolvidas na enfermaria de pediatria e de adolescentes. Em 2003, dois anos antes da promulgação da lei, foi criada a brinquedoteca e foram desenvolvidas várias ações nas áreas de pesquisa e ensino, em parceria com os Institutos de Nutrição e de Educação Física e Desportos e com as Faculdades de Pedagogia e de Enfermagem da UERJ, por meio de disciplinas obrigatórias da graduação e estágios.
"A brinquedoteca promove atividades informativas e educativas que estimulam a criança, o adolescente e seus familiares no cuidado com a própria saúde e no exercício de sua cidadania. É um espaço para o desenvolvimento pedagógico e o incremento do processo de humanização. Os benefícios refletem-se na melhoria do atendimento médico e da qualidade de vida, tanto do paciente quando do acompanhante. Temos depoimentos de mães que são cobradas por seus filhos ansiosamente a irem ao hospital já pensando neste espaço", explicou Cândida Mirian Vasconcelos Santos, Coordenadora do projeto BrinQsaúde e assistente social do Hupe.
A brinquedoteca conta com profissionais de Assistência Social, Pedagogia e Psicologia. Há também voluntários. O BrinQsaúde atende diariamente de 30 a 35 pacientes de zero a 12 anos de idade. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, no Ambulatório de Pediatria do Hupe, situado no térreo do hospital.
Recesso acadêmico começa na quarta-feira
O recesso acadêmico será iniciado na quarta-feira 21 de julho. O reinício das aulas está marcado para 10 de agosto, mas é importante que os alunos fiquem atentos aos procedimentos que antecedem essa data. A inscrição em disciplinas, por exemplo, começa ainda neste mês de julho. Os estudantes têm de 29 de julho a 4 de agosto para se inscreverem ou para efetuar a renovação de série (no caso de regime seriado). Já os alunos vindos de processos de transferência (interna ou externa) ou aproveitamento de estudos poderão efetivar a inscrição nos dias 3 e 4 de agosto. O procedimento deve ser feito nas secretarias das unidades acadêmicas.
O prazo para quem deseja dar entrada no pedido de trancamento de matrícula terminará em dia 20 agosto e deverá ser feito na Secretaria do Departamento de Administração Acadêmica (DAA), situada na sala 1.073, Bloco F, primeiro andar do Pavilhão João Lyra Filho, no campus Maracanã. O calendário acadêmico está disponível em www.sr1.uerj.br/daa.
CAp-UERJ destaca-se no Estado
O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) é a terceira melhor escola pública do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental no Estado do Rio de Janeiro. Este é o resultado revelado pelo ranking das 100 melhores instituições do setor divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no início de deste mês. O Instituto também conquistou a quarta posição entre as melhores escolas do sexto ao nono ano. Os dados foram registrados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No levantamento, o Instituto teve média 7,5 na avaliação do ensino do primeiro ao quinto ano, e média 6,6 do 6° ao 9° ano. Os índices foram superiores às médias estadual e nacional e à média considerada ideal pelo MEC (seis).
Para o professor Miguel Mathias Tavares, Diretor do CAp-UERJ, o resultado "permite uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido". Ele afirmou que a qualidade do ensino pode ser verificada tanto nas avaliações institucionais como também no sucesso de outras iniciativas. "Todos os anos temos um número significativo de aprovados em diferentes universidades. Entre os dados mais recentes está o desempenho na Olimpíada de Física, em que, dos três medalhistas do Rio de Janeiro, dois são estudantes do ensino médio do CAp-UERJ", disse o Diretor. Para Tavares, o conceito de Instituto de Aplicação é outro fator fundamental para excelência do colégio, pois o CAp-UERJ foi concebido como espaço de formação de professores, área de experimentação curricular e metodológica e campo para elaboração de recursos didáticos originais. "O diálogo constante com os estudantes de graduação nos desafia ainda mais, já que o desenvolvimento do processo de ensino é permanente", disse.
O Diretor também fez menção à diversidade curricular, aos recursos oferecidos aos alunos e ao compromisso do corpo docente. "Boa educação é isto. É necessário definir um referencial político-profissional que envolva os profissionais de ensino. A partir daí surgem mediações que permitirão e ampliarão as possibilidades de um bom desempenho", explicou.
UERJ obtém recursos para projetos
Quatro projetos da UERJ receberão, ao todo, mais de R$ 7 milhões. A informação, oriunda da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), está disponível em www.finep.gov.br/imprensa/noticia.asp?cod_noticia=2240. A obtenção dos recursos é resultado de participação em edital do Programa de Apoio a Projetos Institucionais de Implantação de Infra-estrutura de Pesquisa (Proinfra).
A estruturação dos laboratórios dos cursos de pós-graduação do Centro de Ciência e Tecnologia (CTC) deverá contar com R$ 3.662.827,00, destinados à unidade de São Cristóvão. Segundo Maria Eugênia Gouveia, Diretora da Faculdade de Engenharia, esses recursos vão suprir uma carência por espaços de estudos científicos adequados.
O projeto da Faculdade de Geologia, para estruturar o Laboratório Multi-usuário, deverá obter R$ 2.951.228,00. Para o Instituto Politécnico do campus de Nova Friburgo, há previsão de R$ 471.449,00 a serem utilizados na ampliação do Núcleo de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais Poliméricos e Compósitos. O Horto Botânico da Universidade, em Vila Isabel, deverá contar com R$ 182.670,00.
EVENTO
Fisioterapia Cardíaca
O setor de fisioterapia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) realizará a I Jornada de Fisioterapia Cardíaca no dia 23 deste mês, das 8h às 17h, no Anfiteatro Ney Palmeiro (Boulevard 28 de Setembro, 77). O evento é voltado para profissionais e estudantes da área de saúde (fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, médicos) ou que tenham ligação com o tema. O valor da inscrição vai de R$ 30,00 a R$ 40,00; e o curso prático custa R$ 50,00. Inscrições e outras informações pelo telefone 2587-6251, de 9h às 16h, ou pelo e-mail fisiohupe@gmail.com.
CURSOS
Psicologia Evolucionista
Promovido pelo Centro de Produção da UERJ (CEPUERJ), o curso de extensão "Introdução à Psicologia Evolucionista" será realizado em dez sábados, de 24/7 a 25/9/2010, das 9h às 13h. As inscrições vão até o dia 19 deste mês. Outras informações pelo endereço eletrônico http://www.cepuerj.uerj.br/res_curso_e.aspx?cod_curso=138.
Gestão de Saúde
As inscrições para o Curso de Especialização em Gestão de Saúde, que será realizado pelo Instituto de Medicina Social (IMS), terminam no dia 26 deste mês. O objetivo do curso é a capacitação para gerência de serviços e sistemas de saúde. O aluno terá acesso aos principais métodos e técnicas nos processos de administração na área da saúde. Os interessados devem se inscrever na secretaria do IMS, na sala 7003, bloco D, do campus Maracanã, ou pelo site http://www.cepuerj.uerj.br/. Para outras informações, recorrer a www.ims.uerj.br.
Expediente
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