Publicações
Boletim Semanal 5 a 11 de julho de 2010 Ano XIII • No 540
Seminário em Resende discute cursos e serviços
A implantação do curso de Engenharia Nuclear e a possibilidade de criação de um Instituto de Ciências da Saúde no campus da UERJ em Resende foram anunciadas durante o V Seminário Regional de Integração da UERJ e Municípios do Rio de Janeiro, realizado nos dias 17 e 18 de junho, em Resende. Além do Subsecretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, João Regazzi, e o Reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves, o evento reuniu autoridades municipais e estaduais, bem como docentes da UERJ e do ensino médio das cidades da Microregião das Agulhas Negras (Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real). "Nosso objetivo é valorizar o diálogo com a região e alavancar o campus de Resende, que é um exemplo de interiorização muito bem sucedido", disse a Coordenadora de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento da UERJ (Ceed), Tatiane Alves Baptista.
O projeto do curso de Engenharia Nuclear, elaborado por professores da Faculdade de Tecnologia (FAT), está prestes a ser apresentado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A expectativa é de que o curso seja implantado até o final de 2012.
Ao longo dos dois dias de debates, o Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) e a Faculdade de Odontologia (ODO) apresentaram propostas de serviços clínicos e cursos de graduação e pós-graduação a serem implantados a curto e médio prazo no campus de Resende. Essas unidades e os Serviços de Fisioterapia e Fonoaudiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) discutiram a possibilidade de unirem esforços para implantar um Instituto de Ciências da Saúde na região.
Censo traça perfil dos graduandos da UERJ
Promovido bienalmente pelo Departamento de Ações Pedagógicas (DEP), da Sub-reitoria de Graduação (SR1), em parceria com a Coordenadoria de Pesquisas de Demandas Sociais (Prodeman), o Núcleo de Informações e Estudos de Conjuntura (Niesc) e a Diretoria de Comunicação Social (Comuns), o Censo dos Alunos de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro será realizado de 29 de julho a 4 de agosto deste ano por meio do endereço eletrônico do Aluno On Line (http://www.alunoonline.uerj.br/).
De acordo com Ana Maria Delduque Vieira Machado, coordenadora do projeto do Censo dos Alunos de Graduação, a pesquisa possibilita obter dados pessoais e fazer uma avaliação dos cursos, das bibliotecas e dos professores da Instituição. "A grande participação dos alunos é importante para a UERJ, pois traz alguns dados que desmistificam outros e permite a apresentação de resultados que influenciam decisões da alta administração, principalmente da SR1", disse Ulisses Cavalcanti, Diretor do DEP.
Cavalcanti explicou que a avaliação do resultado do censo traça o perfil dos graduandos da UERJ com grande precisão, já que se baseia no que é declarado pelos próprios alunos. "Além disso, permite que acompanhemos o que modifica e o que permanece nesse alunado ao longo dos anos", afirmou o Diretor. Um exemplo dessa transformação da realidade na Universidade é representado pelos dados do uso dos laboratórios de informática. Os censos iniciais comprovam que anteriormente os laboratórios eram mais frequentados em comparação aos números recentes. Para Ana Maria, isso ocorre devido à atual facilidade de aquisição e de acesso a essa tecnologia.
Neste ano, os resultados do censo devem ser divulgados para o alunado. Nas pesquisas anteriores, os dados eram entregues às respectivas unidades e aos professores, mas poucos graduandos tinham acesso à análise. "Alguns alunos sugeriram que os dados fossem enviados aos centros acadêmicos. Assim, estaremos democratizando mais o processo", disse Ana Maria sobre a mudança. A previsão é de que dados do censo sejam apresentados no evento "UERJ Sem Muros 2010", em setembro deste ano. (2041)
Evento debate destinos do lixo nas cidades
O seminário "Os destinos do lixo nas cidades", realizado na UERJ no dia 24 de junho, prendeu a atenção da platéia como um filme de ficção. O assunto foi o meio ambiente. Os palestrantes são mestres no tema. O problema é sério e de todos. O perigo é real. E as soluções se tornam a cada dia mais urgentes.
Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom/UERJ), o evento teve como palestrantes Adacto Ottoni (Doutor - Ensp/Fiocruz), Eduardo Murad (Doutorando - ECA/USP) e Camille Ribeiro (Mestranda - PPCIS/UERJ). O mediador foi Ricardo Ferreira Freitas, professor adjunto do Departamento de Relações Públicas da FCS/UERJ. O debate tratou principalmente do lixo como etapa final do consumo e dos caminhos que ele percorre nas grandes cidades atualmente.
O professor Ottoni apresentou uma análise sobre gestão ambiental e aterros sanitários, o professor Murad discorreu sobre a nova cadeia produtiva do lixo e a mestranda Camille Ribeiro tratou da presença da mulher como catadora no Aterro de Gramacho. Para os componentes da mesa, o lixo é um dos maiores problemas do Rio de Janeiro. Eles julgam que encontrar soluções é prioritário e que isso começa com o cidadão na vida diária por meio de uma mudança do padrão de comportamento. Além de adotar outros hábitos em termos de consumo, de seleção e destinação do lixo, caberia ao cidadão cobrar providências dos órgãos públicos.
Segundo Ricardo Ferreira Freitas, a ação já começou. Um projeto do professor, que consiste em pesquisa de opinião junto à população para compreender a relação das pessoas com o lixo e elaboração de campanhas de informação, acaba de ser contemplado pela Faperj (Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). A ideia é fazer da comunicação um instrumento de conscientização e de mudança no cotidiano dos cidadãos.
EVENTOS
Concinnitas
O décimo sexto número de Concinnitas, revista do PPGArtes do Instituto de Artes da UERJ será lançado na Livraria da EdUERJ. A capa dessa edição de Concinnitas reproduz um detalhe de A boca do rei, de Romuald Hazoumé, artista que nasceu e vive no Benim. A instalação, uma recriação de um navio negreiro, revela a forma com que Hazoumé traduz a relação entre África e Ocidente. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail concinni@uerj.br.
Sobre ilhas e pontes
A Galeria Cândido Portinari abre a exposição "Sobre ilhas e pontes", com curadoria de Marcelo Campos, no dia 6 de julho, às 19h. A mostra de arte contemporânea conta com 20 expositores, entre professores da UERJ e artistas de fora da Universidade. A exposição estará aberta ao público até o dia 27 de agosto, das 9h às 20h.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-Reitora: Christina Maioli
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
Coordenação de Publicações: Carlos Moreno Reportagem: Janaína Soares, Lúcia Dantas, Mariana Pelegrini e Zélia Prado Estagiários: Aline Ferreira e Carlos Maestre Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.