Publicações
Boletim Semanal 14 a 20 de junho de 2010 Ano XIII • No 537
Exposição comemora 15 anos do Proalfa
O Programa de Alfabetização, Documentação e Informação (Proalfa) surgiu como um resultado da revolução conceitual em aprendizado, explicou a Cooordenadora Anna Helena Moussatché. A iniciativa celebra seu 15° ano com uma exposição no Centro Cultural: "Proalfa em seus quinze anos: (Des)atando nós em alfabetização".
Anna Helena, idealizadora do projeto, disse que nos anos 80 o fracasso escolar dos alunos exigia um espaço de discussão sobre esse assunto. "As crianças com dificuldade de aprendizagem eram examinadas por educadores e fonoaudiólogos como tendo dislexia, disritmia ou problemas familiares, sem análise específica para cada caso", explicou a Coordenadora. Muitos desses exames eram insatisfatórios para desenvolver e empregar uma nova metodologia de ensino a fim de reverter a situação.
Na própria década de 80, Anna Helena iniciou uma busca por respostas sobre por quê as crianças que não se alfabetizavam eram consideradas problemáticas. Na mesma época, esse movimento se fortalecia no Brasil e na América Latina. "Foi quando conheci a pesquisadora Emília Ferreiro, argentina que vivia no México. Percebi que ela podia me tirar muitas dúvidas", recordou. A aproximação com Emília possibilitou um espaço propício para descobertas: "Havia uma rede latino-americana que buscava pessoas para pesquisas visando solucionar os problemas que já geravam descrença na educação". A atual Coordenadora do Proalfa, então, começou a fazer parte da rede de alfabetização do Rio, em palestras, seminários e estudos.
A esperança na capacidade infantil voltou com as pesquisas de Emília Ferreiro. "Ela reconheceu que as crianças, para se alfabetizarem, dependiam do meio social em que estavam. Percebemos, assim, que o fracasso era comum em crianças das classes baixas", esclareceu. "As crianças deviam interagir com o bem cultural da escrita pelo jornal, livro, poesia, e a escola deveria oferecer isso, já que era insuficiente em casa. Havia, porém, uma carência também nas instituições: o método era artificial, pois ensinava o código e não a língua."
A criação do Proalfa ocorreu depois de duas tentativas de estabelecimento de centros de referência em alfabetização na UERJ. Em 1995, "no clima de resgate da auto-estima da criança e com inspiração em Ferreiro, surgiu o Proalfa. O principal projeto era o acervo especializado em alfabetização, que existe até hoje", relatou Anna Helena. "Quanto às turmas, a demanda ditava. A primeira foi em 1997, e atualmente temos cinco grupos."
A exposição "Proalfa em seus quinze anos: (Des)atando nós em alfabetização" exibe a história do projeto e os trabalhos temáticos dos alunos. A mostra estará na Galeria Gustavo Schnoor, no salão 1 do Centro Cultural, no Campus Maracanã da Universidade, até o dia 25 de junho, das 9 às 20 horas.
I Prêmio de Extensão faz homenagem a professora
A Sub-reitoria de Extensão e Cultura criou e o Departamento de Extensão (Depext) está organizando o "I Prêmio de Extensão Profa. Maria Theresinha do Prado Valladares". O nome do prêmio homenageia a educadora Maria Theresinha por seu empenho na área de extensão e a reconhece como 'mentora intelectual' do UERJ sem Muros. No site do Depext ( www.sr3.uerj.br/depext/depex_noticias.htm ) há informações sobre o processo seletivo e as instruções sobre a inscrição para o concurso, que pode ser feita até o dia 21 de junho pelos bolsistas de extensão interessados.
Terceira edição do Inovauerj
O Catálogo Inovuerj 2010 será lançado no dia 16 de junho em comemoração aos dez anos do Núcleo de Inovação Tecnológica da UERJ. A publicação divulga resultados de projetos científicos de professores da Universidade. Esta terceira edição do periódico será distribuída a empresas e instituições do estado. "A proposta é possibilitar a transferência de tecnologia e intercâmbio com a sociedade", explicou Marinilza Bruno de Carvalho, Coordenadora de Inovação da UERJ. O lançamento será no Auditório da Reitoria (Pavilhão João Lyra Filho, Campus Maracanã). Na ocasião, haverá também o lançamento do livro Avaliação em Ambientes Complexos, organizado pela professora Marinilza a partir de textos dos alunos do Programa de Doutorado em Meio Ambiente da Universidade.
Enfermagem comemora 62 anos
De 16 a 18 de junho a Faculdade de Enfermagem da UERJ (FEN) comemorará 62 anos de criação. Durante os três dias, palestras e exposição de projetos irão movimentar a programação que inclui o 17º Encontro de Diplomados e a 2ª Mostra Científica e Cultural. A expectativa, de acordo com a Vice-diretora da FEN, professora Luiza Mara Correa, é de que sejam expostos 60 trabalhos de alunos, docentes e enfermeiros.
Para Luiza Mara, neste ano a comemoração merecerá destaque principalmente pela formação da primeira turma do doutorado em Enfermagem, instituído em 2009. "Além disso, pela primeira vez iremos premiar com publicação os melhores trabalhos em quatro áreas específicas: Graduação, Especialização, Mestrado e Extensão", afirmou a Vice-diretora. A comemoração será aberta com a conferência "Os Espaços do Enfermeiro: Ensino, Serviço, Pesquisa e Extensão", apresentada pela Diretora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz, Isabel Brasil Pereira. O evento ocorrerá no dia 16, às 9h, no sétimo andar do Edifício Paulo de Carvalho (Av. 28 de setembro, 157). A programação está disponível em http://www.facenf.uerj.br .
REGISTROS
Serviço Social
A revista Em Pauta, da Faculdade de Serviço Social da UERJ, está promovendo uma chamada de artigos de professores, pesquisadores e estudantes. Os trabalhos enviados serão selecionados para os números 26 e 27 da revista. Para o número 26, cujo tema é "Desigualdade Social em Questão", a data-limite para o envio de artigos é 16 de agosto de 2010. Para o número 27, que tem como tema "Serviço Social: fundamentos, formação e trabalho profissional", os trabalhos serão recebidos até o dia 30 de novembro deste ano. Informações:
www.fss.uerj.br
.
Eleições para Conselhos
O resultado das eleições para o Conselho Universitário (Consun) e para o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe) já foi divulgado. A relação dos representantes eleitos pode ser conferida em www.uerj.br ou na Secretaria dos Conselhos, sétimo andar do Pavilhão João Lyra Filho, Campus Maracanã.
EVENTOS
Educação Popular em Saúde
O Encontro de Educação Popular em Saúde da Região Sudeste acontecerá nos dias 28 e 29 de junho, no auditório 11, primeiro andar, Bloco F, do Campus Maracanã da UERJ. O evento está sendo organizado pela Faculdade de Enfermagem da Universidade e pelos representantes no Rio de Janeiro do Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde. Informações: Helena Maria Scherlowski Leal David, da Faculdade de Enfermagem da UERJ, pelos telefones 8894-0355 e 2587-6335 (ramal 201), ou por e-mail (
helena.david@uol.com.br
e
helena.david@oi.com.br
).
UERJ sem Muros
As inscrições para a 21ª edição da UERJ sem Muros começam no dia 18 de junho. A programação incluirá os seguintes eventos: 10ª Semana de Graduação (SR-1); 19ª Semana de Iniciação Científica (SR-2); 14ª Mostra de Extensão (SR-3); 21ª Feira de Prestação de Serviços (SR-3) e 7º Espaço Ciência (SR-3). A UERJ sem Muros deste ano será realizada de 27 de setembro a 1º de outubro. O calendário completo pode ser consultado no site http://www.sr3.uerj.br/usm.
CURSO
Planejamento da Educação
A Faculdade de Educação da UERJ está com inscrições abertas para o curso de especialização em Administração e Planejamento da Educação. Os interessados têm até o dia 18 para acessar o site
www.cepuerj.uerj.br
e efetuar a inscrição. A carga horária do curso é de 465 horas. As aulas estão programadas para segundas e quartas-feiras, das 18h às 22h. Informações pelo telefone 2334-0324.
Expediente
Reitor: Ricardo Vieiralves Vice-Reitora: Christina Maioli
Diretoria de Comunicação Social • Direção: Sonia Virgínia Moreira
Coordenação de Publicações: Carlos Moreno Reportagem: Janaína Soares, Lúcia Dantas, Mariana Pelegrini e Zélia Prado Estagiários: Aline Ferreira e Carlos Maestre Fotos:Thiago Facina Projeto Gráfico e editoração: Rafael Bezerra • Versão Online: Renato Gomes Contatos para divulgação de cursos e eventos: 21 2334-0638 e comuns@uerj.br
Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.