SECTI e universidades estaduais discutem alternativas para crise financeira

O Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, recebeu, nesta quarta-feira (03/05), gestores das três universidades estaduais para uma reunião de trabalho, cujo objetivo foi construir estratégias conjuntas de enfrentamento da crise financeira que aflige o Estado do Rio de Janeiro.

No encontro, realizado na sede da Secretaria, o Reitor Ruy Garcia Marques, a Vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington, o Reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Luís César Passoni, e o Reitor em exercício da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), João Bosco de Salles, expuseram as dificuldades atuais e apresentaram algumas reivindicações no que se refere às necessidades mínimas para o funcionamento das três instituições.

O Reitor da UERJ, por sua vez, relatou preocupação quanto a carência de verba para a quitação de parcelas atrasadas relativas aos fornecedores e de contratos com firmas prestadoras de serviços nos campi; quanto ao fechamento do Restaurante universitário do campus Maracanã provocado por rescisão unilateral de contrato; e quanto ao bloqueio dos recursos oriundos da arrecadação própria da Universidade (fonte 10).

Para garantir o planejamento de ações nas universidades, o Secretário Gustavo Tutuca solicitou aos reitores um estudo de custeio mínimo para operacionalização das atividades a serem executadas até o final de 2016. A proposta será apresentada ao Governador em exercício, Francisco Dornelles, durante reunião a ser realizada ainda em maio, com a participação da SECTI e dos gestores das instituições públicas de ensino superior vinculadas à pasta. “Precisamos estar agindo cada vez mais unidos, trocando as experiências, unificando as ações, economizando energia para que a gente possa ter um resultado positivo e sair com boas propostas nessa dificuldade. As universidades vêm fazendo seus esforços”, destacou o Secretário.

Também participaram da reunião o presidente da Fundação Centro de Ciências e de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), Carlos Eduardo Bielschowsky; os subsecretários Tande Vieira e Miguel Badenes; o chefe de Gabinete da Reitoria da UENF, Raul Ernesto Lopez Palácio; e o diretor de Administração e Finanças da SECTI, Gabriell Neves.

"É muito importante manter um canal estreito de comunicação entre as três universidades estaduais e a SECTI, sem qualquer dúvida, ainda mais neste grave momento que atravessamos. Desde o início de 2016, já vimos trabalhando pela possibilidade de otimização de recursos e de parcerias internas, como, por exemplo, a possibilidade de nossos alunos cursarem algumas disciplinas numa universidade diferente para a qual se matriculou, isso já vem sendo discutido. Especificamente em relação à reunião de ontem, o ponto mais positivo foi a disposição do Secretário em propiciar uma reunião das três universidades com o Governador Dornelles, de modo a que vejamos uma possibilidade de retomar as nossas atividades, o quanto antes possível. Reafirmei para o Secretário a minha convicção de que, neste momento, mesmo cessando a paralisação dos três segmentos, a UERJ não tem como retomar suas atividades habituais", declarou o Reitor Ruy Garcia Marques.

Notícia publicada em: 04/05/2016