Reitoria, direção do HUPE e comando de greve discutem soluções para o Hospital Universitário Pedro Ernesto

O Reitor Ruy Garcia Marques, a Vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington e o Diretor geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), Edmar José Alves dos Santos, receberam, nesta segunda-feira (25/04), representantes do comando de greve da UERJ para mais uma reunião. Seguindo a política de diálogo constante perante à comunidade uerjiana, o encontro teve como objetivo promover uma nova rodada de debates acerca de possíveis soluções para a manutenção do funcionamento do HUPE, durante a greve, diante da atual crise financeira do Estado do Rio.

No encontro, realizado na sala de reuniões da Reitoria, os movimentos docente, discente e dos servidores técnico-administrativos tiveram a oportunidade de expor suas reinvindicações e preocupações. O Diretor Edmar também apresentou um panorama atualizado da situação da unidade hospitalar e, ainda, as necessidades futuras para o funcionamento durante o período de greve e no decorrer deste ano. Ele informou que, desde janeiro, o Governo do Estado fez uma liberação de R$ 7 milhões e que a Secretaria Municipal de Saúde quitou uma parcela de R$ 7 milhões relativos a procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Por essa razão, segundo ele, foi possível fazer a aquisição de insumos para o reabastecimento do HUPE, além do pagamento parcial de terceirizados e fornecedores. Acrescentou também que está prevista nova liberação de recursos até o final deste mês.

Com relação à gestão do HUPE, o professor Edmar reafirmou que continuam descartadas quaisquer formas de intervenção ou privatização. “O Hospital Universitário Pedro Ernesto é referência em atendimento de alta complexidade no território fluminense. Estamos num momento de equilibrar o hospital e manter essa posição estratégica para a saúde do Estado. Acreditamos na superação dos obstáculos”, afirmou.

Na oportunidade, o Reitor apresentou o relato de uma recente audiência com o Governador em exercício, Francisco Dornelles, realizada em 15 de abril, onde foram expostas as necessidades mínimas mensais para o funcionamento da UERJ e, também, os custos emergenciais para a quitação de parcelas atrasadas relativas aos contratos com empresas prestadoras de serviços.

Outros assuntos discutidos foram o pagamento das bolsas, as possibilidades de melhorias no serviço de coleta do lixo do Pavilhão Américo Piquet Carneiro, a necessidade de ampliação imediata de atendimento no centro cirúrgico, a criação do portal de transparência do HUPE, a recente doação recebida do Estado de um tomógrafo portátil para a enfermaria da neurocirurgia, a reabertura progressiva de leitos da unidade e a recuperação de equipamentos de última geração – tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Notícia publicada em: 27/04/2016