MEC recredencia a UERJ para a oferta de cursos a distância


Nos dias 11, 12 e 13 de abril, a UERJ recebeu a visita de Avaliadores do INEP/MEC para concluir a última etapa do processo de recredenciamento da Universidade, iniciado em 2014, tendo em vista a oferta de cursos a distância. No dia 19 de Abril, o parecer final, com o recredenciamento aprovado – com o conceito 4 (quatro) –, que é equivalente a Muito Bom, em um total de cinco pontos, foi encaminhado ao Reitor Ruy Garcia Marques.


O recredenciamento significa a autorização do MEC para UERJ manter a oferta e a diplomação dos cursos de graduação, o que também a torna apta a oferecer especialização em EAD e, ainda, a submeter à CAPES Programas de mestrado e doutorado na referida modalidade.


Durante a visita, que teve início com uma reunião de apresentação dos avaliadores do INEP/MEC ao Reitor e à Vice-Reitora, os três avaliadores, todos professores de IES públicas do estado de São Paulo, analisaram documentos de regulamentação dos cursos de graduação EAD da UERJ – as licenciaturas em Ciências Biológicas, Pedagogia e Geografia; realizaram visitas às Unidades Acadêmicas, à sala de Tutoria dos cursos a distância, localizada no 6º andar do PJLF e, ainda, aos espaços dos cursos UNA-SUS UERJ. Fizeram, também, uma visita à Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. A agenda dos avaliadores na Universidade incluiu reuniões específicas, tendo sido, a primeira, a de apresentação da EAD UERJ, com a participação da Sub-Reitora de Graduação, profa. Tania Carvalho Netto, acompanhada pela Coordenadora COPEI/SR-1- Profa. Celly Cristina Saba, pela Coordenadora UAB/UERJ – Profa. Fatima Kzam e pelos Coordenadores de Cursos de Graduação EAD – Profa. Rosana de Oliveira (Pedagogia) e Prof. Glaucio Marafon (Geografia). Ao longo da visita, seguiram-se reuniões com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o Ouvidor – Prof. Eliel Larrubia –, com os coordenadores de cursos e tutores a distância, com técnico-administrativos vinculados ao EaD e, ainda, o encontro com discentes e tutores presencias de vários Polos de Apoio, a saber: das regiões serrana, do médio Paraíba e da metropolitana, totalizando cerca de 30 representantes das três graduações envolvidas.


De acordo com a Profa. Celly Cristina Saba, que acompanhou os avaliadores durante toda a visita, o processo de recredenciamento ocorre a cada três anos, o que consiste no preenchimento de formulário eletrônico e no envio de documentação, por meio da Plataforma eMEC, e da visita técnica presencial, para a verificação da infraestrutura e análise de toda a documentação. “O recredenciamento significa a autorização para a continuidade do que está sendo feito e uma liberação para início de outros cursos, caso esse seja o desejo e a previsão da Universidade”, explicou a professora, que também coordena o curso de Ciências Biológicas EaD da UERJ.


Durante o encontro, a estudante Teresa Cristina Barbosa da Gama Oliveira, aluna do 8° período da licenciatura em Pedagogia, do polo de EaD de Resende, no Médio Paraíba, se disse bastante estimulada a cursar uma graduação nesse regime, a partir do exemplo positivo de duas amigas. “Estou satisfeita com o curso. Quero continuar estudando nessa área. A Educação a Distância, para mim, tem sido mais desafiadora do que a presencial”, relatou.


A UERJ integra o Consórcio CEDERJ (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), juntamente com outras instituições públicas de ensino – UFRJ, UENF, UFRRJ, UNIRIO, IFF e CEFET-RJ –, vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Esse recredenciamento é de grande importância para a UERJ, especialmente porque temos polos e cursos com um histórico de muito boa avaliação. Para o nosso orgulho, fomos, neste momento, e mais essa vez, contemplados com uma boa avaliação!”, lembrou a Sub-reitora de Graduação, Profa. Tania Carvalho Netto.


Embora a UERJ, neste momento, esteja vivendo grandes dificuldades, decorrentes da crise em que se insere o Estado do Rio de Janeiro, todos os esforços foram feitos para receber o MEC, bem como para atender satisfatoriamente às exigências para o recredenciamento de nossos cursos de EaD, afirma o Reitor Ruy Marques.



Notícia publicada em: 22/04/2016