Ciclo de palestras debate os inúmeros projetos de nação articulados ao longo de dois séculos


       

 

       Seguindo a proposta de diversificação da programação e de aproximação cada vez maior com a comunidade externa, a Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel, vinculada à UERJ, e o Instituto Casa Grande deram início, em 22 de março, ao ciclo de palestras “Literatura entre discursos”, que está ocupando o Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, com reflexões coletivas sobre o país e os inúmeros projetos de nação articulados ao longo de dois séculos.

 

 

   Cenário de diversas manifestações favoráveis ao regime democrático e à liberdade de expressão no país a partir dos anos 60, o Teatro comemora seu cinquentenário em 2016 com encontros mensais, até outubro, através da interseção entre literatura e outros discursos. Com o tema “Pensando o Brasil”, o primeiro debate contou com a participação de cerca de 150 pessoas, dentre elas o ex-senador e presidente de honra do Instituto Casa Grande, Saturnino Braga; o escritor Alberto Mussa; o economista e ex-reitor da UFRJ, Carlos Lessa; o crítico literário e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Casa Dirce, João Cezar de Castro Rocha, o ex-reitor da UERJ e fundador da Casa Dirce, professor Ivo Barbieri; o diretor do Centro de Educação e Humanidades (CEH) da UERJ, Lincoln Tavares; o diretor executivo do Instituto Casa Grande, Marcelo Barbosa; o fundador do Teatro, Moyses Ajhaenblat; além de estudantes, pesquisadores e outros intelectuais.

 

 

    Para a presidente da Casa Dirce e professora do Instituto de Letras da UERJ, Maria Aparecida de Andrade Salgueiro, a parceria entre as duas instituições é de grande relevância para o campo da leitura crítica informada e qualificada, que é um dos focos do trabalho da Casa. “A literatura desempenhou um papel de destaque na tarefa de imaginar a nação. Nos século XIX e XX, foram produzidos ensaios clássicos de interpretação do país, ao mesmo tempo em que escritores e poetas ofereceram análises certeiras dos impasses da civilização brasileira, sugerindo caminhos alternativos”, explicou.

    A próxima edição do evento “Literatura entre discursos” será no dia 25 de abril, às 20h, com o tema "1500: encontros e desencontros". Mais informações podem ser obtidas na Casa Dirce, através do telefone (21) 2334-8227 ou pelo e-mail casadirce.inscricoes@gmail.com. 

 

 

 

 



Notícia publicada em: 04/04/2016