Estudantes do CAp ganham bolsa de estudo integral no Japão


     Três estudantes egressos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp UERJ) embarcaram para o Japão, no último dia 1° de abril, para uma jornada de quatro anos ininterruptos de estudos na graduação em Relações Internacionais da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS).

 

 

     Paula Coelho Santos, Pedro Araújo de Mendonça e Valentina Magno da Silva Pereira participaram, no ano passado, de um processo seletivo da TUFS composto por análise curricular, entrevistas, proficiência em inglês e redação. Graças à ampliação do acordo de cooperação e intercâmbio entre a UERJ e a TUFS, desde 2015 alunos do Ensino Médio passaram a ter a possibilidade de cursar a graduação com bolsa integral na instituição japonesa. Dos interessados, quatro foram aprovados, porém uma estudante acabou desistindo por motivos pessoais.

 

 

     Atualmente com 18 anos, os três ingressaram no CAp no sexto ano do Ensino Fundamental e vieram de escolas particulares. Todos tiveram o apoio irrestrito da família e de amigos em todas as etapas da seleção. Os professores do CAp, na opinião deles, desempenharam papel de grande relevância na formação estudantil de cada um. “No início desse ano, já começamos a ter aulas particulares de japonês com professores da TUFS pela internet”, conta Paula, que tem uma irmã estudando na França. Valentina conta que chegou a ficar em dúvida e optou por procurar orientação vocacional. “Até mesmo se ficasse no Brasil, não sabia por qual carreira optar. Com apoio dos meus pais, acabei trabalhando essa ideia do intercâmbio”, relembrou. Já Pedro chegará ao solo nipônico com os planos futuros traçados. “Quero tentar carreira no Itamaraty ou na ONU e não descarto o mestrado no exterior”, adiantou. 

 

 

     Para a pedagoga do CAp, Cátia Caldas, a experiência será muito importante para a formação e para a carreira profissional dos três jovens: “Na TUFS, eles terão a oportunidade de conviver com estudantes de outros países e de aprender outros idiomas. Já estamos nos preparando para participar novamente do processo seletivo que possibilitará que novos estudantes do Ensino Médio possam ingressar na TUFS em 2017”.

 

      A professora Elisa Figueira de Souza Corrêa, do Setor de Japonês do Departamento de Letras Clássicas e Orientais, do Instituto de Letras da UERJ, avalia que a inauguração do Global Japan Office, no último dia 18 de março, representa um estímulo a mais para outros tipos de intercâmbio na universidade. “A ideia é que esse escritório seja uma verdadeira ponte entre o Brasil e o Japão. Vai ser um bom suporte para os interessados de todas as áreas do conhecimento, seja da graduação ou mesmo da pós. O intercâmbio é uma experiência fantástica”, explicou. 

 

Histórico

     O relacionamento institucional da UERJ com os japoneses remonta ao ano de 1999, quando foi lançado, na Faculdade de Direito, o Programa de Intercâmbio Acadêmico Cultural Contemporâneo Brasil-Japão, ou simplesmente Programa Brasil – Japão da UERJ. Com característica interdisciplinar, o programa contava também com parceiros governamentais e da iniciativa privada dos dois países. Na época, os objetivos eram a criação de um curso de extensão de língua e cultura japonesa; o estabelecimento de convênios de intercâmbio entre a UERJ e algumas universidades japonesas; a promoção de eventos culturais e acadêmicos com foco em estudos nipônicos ou nas relações Brasil – Japão, além da formação de uma biblioteca em assuntos japoneses.

 

    Em 2000, a UERJ assinou acordo de cooperação com a TUFS, vigente até os dias atuais. As aulas de japonês no LICOM (programa do Instituto de Letras que oferece cursos e oficinas de idiomas para a comunidade) começaram em 2001. Em setembro de 2003, no reitorado da professora Nilcéa Freire, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CSEPE) autorizou a criação da habilitação Português/Japonês e respectivas literaturas sob a responsabilidade do Instituto de Letras, cuja diretora na época era a professora Maria Aparecida Salgueiro. O ingresso da primeira turma ocorreu em 2004, na gestão do ex-reitor Nival Nunes de Almeida.  Atualmente, 85 estudantes estão matriculados no curso. 

 



Notícia publicada em: 04/04/2016